CCConversa CCSociedade

Cadê o respeito que tava aqui?

17.8.17Jota Albuquerque



Esses dias eu me meti numa confusão em um grupo de fãs de um artista 'recente' - o cara começou a saga que o deixou 'famoso' tem dois anos -, e basicamente uma pessoa fez um texto de crítica construtiva de artista para artista e o que teve de gente caindo do céu para criticar a pessoa ou rir dela, ou sequer se dar o trabalho de entender, não foi pouca,  mermão.
Às vezes eu paro e penso: o quão perigoso a idolatria pode ser? Percebi que às vezes a idolatria é só a busca pra receber biscoito de quem você está defendendo. E outra, as pessoas esquecem que as palavras escritas podem ter mil e uma interpretações de tom de voz.

O que quero dizer com esse início é: alguns fãs tem que aprender as diferenças de críticas e reconhecer que defender seu artista em algo questionável - ou que ele poderia aprender -, não é nada legal.


Veja bem, a pessoa que escreveu falou que entendia as pressões de fãs para ter mais desenhos, entendia a pressão de atender fanservice, entendia que falta tempo e tudo. Porém, falta de tempo e as outras coisas não pode ser desculpa, porque se você não tem, você pode dar um tempo naquilo e se ajeitar. A pessoa apontou em especial a situação entre dois personagens, como aquilo parece o começo de uma relação abusiva e como essas coisas impactam os outros. Em todos os momentos a pessoa falou o quanto admirava a evolução do autor.

Geral achou ela (a pessoa) grossa. Eu não, outra meia dúzia também não, ficamos nós lá tentando defender, mas não deu jeito: os comentários iam de estúpidos para completamente infantis. Tinha gente tirando sarro, tinha gente questionando a veracidade daquilo e tinha gente sendo extremamente babaca. Mais de 200 comentários babacas, sendo que somente uns 15 foram a favor da pessoa que escreveu.

Eu tentando me convencer que estava calmo após ler os comentários...

Cadê o respeito que tava aqui?

O respeito sumiu, porque sinceramente, a pessoa que escreveu saber que tinha que sair do grupo, porque ia ser atacada, onde fomos parar?!

Você tentar mostrar para o autor o que pode melhorar e falar sobre o relacionamento abusivo de dois personagens revelou o quanto o pessoal defende alguém em atitudes questionáveis ou nem sequer dá o trabalho de tentar entender, só ataca. E quando você vai lá e tenta explicar pela tua visão, o que acontece? Exatamente, ficam de 'faz melhor então', 'onde tá isso?'. QUE VONTADE DE MANDAR IR PROCURAR! ~por sinal mandei um ou outro pesquisar já que não tava entendendo o que é relação abusiva. (isso porque eu já havia explicado a correlação com os personagens)


O ponto é: parem de desrespeitar os outros. Uma crítica construtiva é diferente de uma destruidora. E sempre tenha em mente que um único texto pode ser lido de umas mil maneiras já que as entonações de voz são múltiplas. E outra, não é porque é seu ídolo que ele pode ser protegido de tudo que faz. E tudo que é criado, quando se tem fãs, não fique justificando que tal comportamento não é abusivo até que você entenda, e tudo que é criado tem impacto na vida das pessoas.

Até a próxima, galera!

TAGS: , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

3 comentários

  1. João Paulo,

    Concordo demais com seu post! O mundo precisa de mais respeito, as pessoas perderam essa qualidade faz tempo. Posso até não concordar com você, mas daí a sair te agredindo gratuitamente, isso não pode! Assino em baixo!
    Abração,
    Drica.

    ResponderExcluir
  2. gente falando em idolatrar um ídolo, hoje uma amiga do meu trabalho chorou após saber que o Henrique da dupla Henrique e Juliano estava namorando, cara eu fiquei pasma, sei que não tem nada a ver com o assunto do post mas eu senti vontade de falar. rs

    Bom voltando ao assunto, eu acho que tem gente muito babaca que se esconde atrás de um perfil, que não aceita opiniões diferentes das suas e eu só lamento por esse tipo de ser humano, pena que talvez esse seja o futuro da nossa sociedade, gente intolerante e babaca :(

    (desculpa o spam mas tem um sorteio de livro rolando no meu blog, se quiser da uma conferida :D)

    Blog Entre Ver e Viver

    ResponderExcluir
  3. As fãs do Justin Bieber estão aí pra provar seu argumento.
    Na verdade, hoje em dia, nem precisa ter um ídolo. Só uma opinião, um gosto, e as pessoas querem defender com unhas e dentes. Tenho medo.

    ResponderExcluir

Posts Populares