amor CCdiscussão

Precisamos falar sobre Severus Snape

21.7.17Isabelle Fernandes


Se você mora no país chamado internet com certeza já viu essa problematização por aí, e agora é a minha vez HHAHAHAHAH. Todo mundo sempre fala sobre a importância que Harry Potter teve nas suas vidas (teve na minha também), sobre como foi a porta de entrada pro mundo da leitura (no meu caso, foi pra literatura mais "adulta". Antes eu só lia infantis) e todas as coisas boas do mundo. Mas isso não quer dizer que a saga não tenha lá seus problemas ou gente problemática, e uma delas é....SIM, O SNAPE.

Acho que como todo mundo, odeio este homi desde o início. Um cara soturno, que parecia sentir prazer em apavorar alguns alunos e obviamente super valorizava outros e além do mais tinha toda aquela suspeita sobre ele ser o cara quer queria roubar a Pedra Filosofal. Também tinha o detalhe de que o protagonista odiava ele, né HAHAHAHAHAHA mas enfim. A não ser as pessoas do contra, ninguém gostou dele durante todos os livros.....até Relíquias da Morte. Descobrimos que OHHHH, ELE AMAVA A LILY!!! AINDA PENSAVA NELA!!! ALWAYS!!!! E pronto: magicamente ele passou de Morcegão Detestável a Amante Sofredor. Toda a merda que ele fez na vida aparentemente foi redimida entre os fãs pelo simples fato de ele "amar" a Lily.

PELO AMOR DE DEUS
É até engraçado porque eu amo personagens sofredores, principalmente os que sofrem por amor. Principalmente quando são HOMENS, já que o comum na literatura é colocar a mulher na posição daquela que corre atrás, etc. Mas isso não aconteceu com o Snape, muito pelo contrário. Só me fez sentir ainda mais raiva dele, mesmo antes de começar o meu processo de desconstrução.

Mas vamos por partes. 

Antes de mais nada, preciso lembrar o quanto ele foi babaca como professor. BABACA. E irresponsável. Quem aí lembra do bicho papão do Neville? De como ele humilhava a Hermione, perseguia o Harry só por ele parecer com pai, PELO AMOR DE DEUS??? Eu me lembro perfeitamente do ódio que eu sentia quando ele sacaneava os grifanos em favor da sonserina HAHAHAHAHA era muito absurdo. E por mais que o Harry reclamasse (tá certo que várias vezes ele tava viajando, mas era totalmente compreensível ele achar que tudo de ruim que acontecia era culpa do Snape), lá vinha o Dumbledore defender a criatura. Snape podia não estar exatamente do lado do mal, mas como professor ele foi tudo o que a educação rechaça.

Daí chega Ordem da Fênix, temos vislumbres das memórias DELE e enfim entendemos algumas coisas. Descobrimos que os Marotos perseguiam ele, teve toda a aquela treta dele ser levado até o Lupin transformado, enfim. Ali eu entendi ele não gostar do Harry, mas ainda assim....o adulto ali era ele. Snape tinha consciência de que aquela criança/adolescente ali não tinha culpa pelo o que o pai fez a ele, né. Mas sabe, o que me convenceu de que ele tava bem longe de ser uma pessoa louvável foi o modo como ele tratou a Lily quando ela foi defender ele. Chamar sua única amiga de sangue ruim, a pior ofensa possível a um nascido trouxa, diz o quê da pessoa, né?

Pois bem. Pra chegar em Relíquias da Morte e revelar que ele era apaixonado por ela.


Imagino que a JK tenha bolado esse plot pra humanizar o Snape e justificar as ações dele, o que não quer dizer que seja romântico ou fofo. Primeiro porque a forma como foi contada deu a entender de que não era algo saudável, sabe? Me pareceu doentio. Tudo o que ele fez foi só por ela, nunca por uma causa, pelo fazer o que era certo, ou até mesmo por ele. Snape só virou espião porque ela tava na mira. Deu a entender de que todas as ações dele foram motivadas em alguma escala pela Lily.

Eu hein.

Aí este homem tem o DISPARATE de acusar o Dumbledore de ter criado o Harry como "porco para o abate", com anos de perseguição em cima do garoto nas costas. 

 

Ok, tô me desvirtuando do assunto HAHAHAHAHAHAHAH mas essa parte me deixou realmente bolada. 

Mas aí voltando. Eu entendo que histórias ricas possuem personagens cheios de nuances, e o Snape é um desses. Suas motivações são questionáveis, passamos sete livros sem saber exatamente de que lado ele tava e teve toda essa questão dele como professor e seu passado. Eu gosto e admiro a construção do Snape como escritora, mas como leitora eu tenho plena consciência de que ele era um lixão. O grande problema é que parece que parte do fandom não entendeu isso e passou a IDOLATRAR a criatura, colocando ele no pedestal do Personagem Sofredor Adorável e repetindo "Always" por aí como se fosse a coisa mais romântica do mundo.

Não, né gente?? Não vamo forçar a barra.

Temos vários casais fofos e amores saudáveis pra surtar loucamente, não precisa disso não. Inclusive, a maior mensagem que Harry Potter passa é sobre a importância e a força de todos os tipos de amor. O que o Snape sentia, se é que era amor mesmo, representava o outro lado da balança e não algo a ser exaltado ou desejado. Amor não destrói, ele complementa. Amor não é pra fazer sofrer, é pra trazer paz. E tudo deu a entender que o Snape nunca teve paz, mesmo no fim.

TAGS: , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

4 comentários

  1. Sempre achei que o Snape pudesse ser um agente duplo porque nenhum bruxo ficaria tanto sob a tutela de Dumbledore se não tivesse um motivo muito forte. A devoção dos bruxos pelo babaca do Voldemort era absurda, então como que só ele ficava de fora do rolê? Não fazia sentido.

    Acho OK o fato de ele amar alguém, porque ele era um ser humano dotado de vária emoções e sentimentos, mas como dito acima, isso redime alguém? Serviu só pra ele se redimir diante de Dumbledore. Ele era um professor que dava preferência pra aluno, praticava bullying, isso não o exonera de nada. E não nos esqueçamos que ele era um assassino também.

    Se ele escolheu seguir um caminho mais ou menos correto depois de tantos crimes, bom pra ele, mas dizer que ele virou um herói, não, isso não é verdade. O personagem deveria servir justamente pra avaliarmos a questão da regeneração de personagens. Se fosse uma Severa Snape, como seria a reação do público?

    Ótimo texto!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. verdade.tudo q vc falou é verdade. mas talvez a gente n possa evitar gostar dele, sabe? exatamente por causa dos defeitos. Eu pelo menos, me vejo muito nesse personagem, tipo uns 80%. Desde de criança. É legal quando a gente encontra pessoas reais na ficção. maravilhoso. O Voldemort é ruim porq a frase mais profunda que ele disse foi q n existe bem ou mal. existe o poder e pronto. o resto foi so um bando de bla bla bla preto e branco e chato.😕 Na parte das ações do snape, n sei se fica claro realmente que tudo é pela Lílian.Quer dizer, quanto ao Potter é. Mas em criança amaldiçoada (q eu odeio ) da a entender que ele se arrependeu e ponto.talvez a Lilian (seu amor obsessivo) foi uma ignição. Mas n tudo.

    ResponderExcluir
  4. Que bosta de texto. É assustador que gente com uma visão tão limitada da alma humana um dia vá clinicar. Chega a me dar náuseas.

    ResponderExcluir

Posts Populares