CCFilmes CCSociedade

Whitewashing não é trocar a cor da pessoa

18.4.17Dana Martins


Depois de escrever o post sobre o whitewashing em Vigilante do Amanhã, eu vi que existe uma confusão comum e eu decidi fazer um mini-post explicando. 

Whitewashing não é "trocar etnia da pessoa" que nem você muda cor do bonequinho em The Sims.

Whitewashing [“fazer limpeza étnica em um personagem fictício ou histórico, transformando-o em uma pessoa branca” x] existe por causa da relação de poder que envolve pessoas (e cultura!) brancas em relação às outras. 

A gente discute whitewashing existe por causa disso: Você tem só um grupo que domina todas as histórias (gente branca) e ainda, quando pega histórias de outros grupos, tira esses grupos da história e se coloca como protagonista. 

E isso tem efeitos na realidade, tipo o caso dos atores americanos com descendência asiática que não conseguem papel nos EUA, mostrado no post de Vigilante do Amanhã. Mas também tem toda uma discussão mais profunda sobre como isso distorce a nossa visão sobre a realidade e, o de sempre, é má representatividade. 

Então você pode colocar 293832 pessoas diferentes fazendo o mesmo papel, isso não altera que no nosso mundo existe essa dinâmica de poder entre pessoas brancas vs. outras


Importante lembrar: Ser branco não envolve só a cor da sua pele. Ser branco é toda uma etnia, cultura, modo de ver o mundo, hábitos, etc. 

Por exemplo, colocar um casamento de véu e grinalda branco em vez de um casamento vestindo sari. Isso é fazer uma "limpeza étnica" sem envolver troca de pessoa. Mas quando você adiciona troca de pessoa (uma mulher branca america casando de sari), o que acontece é basicamente um "isso agora é meu e eu uso como quiser" e, como as pessoas brancas dominam o poder, as minorias perdem controle sobre o valor cultural até das próprias tradições. Tá vendo até onde chega o problema do whitewashing?


Não entender isso é que causa confusões tipo:

E quando colocam um ator negro em um personagem que não era?? É blackwashing?



Não, blackwashing não existe porque as pessoas negras não são do grupo dominante. Você não tem uma cultura de pessoa negra tratada como padrão em todas as histórias. 

NO ENTANTO, no caso de pessoa negra (ou qualquer outra minoria) pegando um papel que é de uma outra >minoria< específica (caso de Death Note), ainda é ruim, mas por outros motivos que não são o whitewashing.

E um ator negro no lugar de um personagem que é branco é ótimo e importante. Por que? JUSTAMENTE POR CAUSA DESSA RELAÇÃO DE PODER. Uma pessoa negra fazendo um papel, aumenta a visibilidade, desconstrói esse modelo de branco dominante, altera nossa percepção pra entender que, wow, pessoas negras existem! Elas sempre existiram, só que os autores brancos ignoraram essa parte da realidade e escreveram histórias só com gente branca de uma ponta a outra, inclusive recontando partes da História (real, do mundo, o que aconteceu) fazendo parecer que sempre teve branco e sempre foram brancos todo mundo em todo lugar e não existiam outras pessoas, como é o caso do Machado de Assis

Indico aqui uma conta chamada "medievalpoc" que mostra pessoas negras e de outras etnias na História de Arte Europeia. 

Se você ver whitewashing como uma mudança só de "cor", vai parecer que tanto faz mudar entre qualquer cor, e você vai estar errado. E perder o ponto de toda discussão sobre o problema de whitewashing. 





minha newsletter!!! yeeey

TAGS: , , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

4 comentários

  1. Excelente tema, alias recomendo assistirem Dragão a historia de Bruce Lee que fala sobre isso.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Cara não consigo acreditar que perdi tanto tempo da minha vida lendo isso

    ResponderExcluir
  4. Infelizmente o Blackwahsing existe sim! Estamos vendo isso em perfis no instagram sobre a história dos povos africanos afirmando que toda origem e história do povo egipcio desde sua fundação foi EXCLUSIVAMENTE negra. Sendo que já foi provado históricamente, arqueologicamente e biologicamente que NÃO, mas sim de várias miscigenações ao longo do tempo, inclusive negra! Também esta sendo difundida a ideia de que as civilizações viáveis aparecem primeiro na Africa e depois os primitivos homens brancos aparecem e "roubam" o conhecimento para então dar surgimento a grécia, roma, e outros países da Europa. Como se tudo que existiu na África era uma Wakanda que foi "apagada" da história pelo vil "whitewashing" posterior. O problema do "blackwashing" no oriente médio é que não é contra o Branco, mas sim contra o povo de origem persa, que não é nem branco, nem preto. Mas o blackwahsing trata que tudo que não for preto, é branco... Outro movimento é o negacionismo negro em relação a escravidão imposta pelos reinos africanos uns sobre os outros ANTES da chegada dos colonizadores brancos. História FARTAMENTE registrada (vide a história dos reinos da Etiópia) mas equivocadamente varrida para debaixo do tapete pelo movimento para vilanizar o homem branco ainda mais

    ResponderExcluir

Posts Populares