Ariel Carvalho CCLivros

Qual a importância de Deuses Americanos no contexto atual?

12.4.17Ariel Carvalho



Deuses Americanos foi lançado originalmente, nos Estados Unidos, em 2001. Na época, nenhum cidadão estadunidense poderia imaginar que o presidente poderia vir a ser o Trump, e que ele tomaria medidas tão drásticas quanto vem tomando.

Mesmo assim, Deuses Americanos é MUITO atual.

Antes de ser um livro sobre deuses e fluidamente inspirado na mitologia, Deuses Americanos é um livro sobre imigrantes. É sobre as crenças que os imigrantes trouxeram, e sobre seus deuses que chegaram aos Estados Unidos com eles. Num país que agora sofre medidas absurdas com relação a imigrantes, não preciso dizer a importância que tem uma história como essa.

"Ninguém é americano. Não originalmente"
Mas vou além. O mais importante é que agora estão adaptando para uma série, extrapolando o livro, oferecendo a história de forma mais acessível e dando maior visibilidade àquilo que é retratado no livro. A série vai incomodar, principalmente aqueles que acreditam que imigrantes não devem estar no país ou que são puristas e acham que a única religião que existe é a cristã.

E o elenco!!! Neil sempre teve uma grande preocupação em diversificar suas personagens. De trans* a negros, de asiáticos a diferentes mulheres. Em Deuses Americanos, não foi diferente. A diversidade de personagens, a multitude de gente diferente, é incrível! Ainda mais por serem declaradamente imigrantes, pessoas de outras terras... As possibilidades são várias!

Então temos uma história complexa com personagens complexas e muito diversas. De uma mulher negra interpretando uma deusa do amor a um sueco interpretando um deus eslavo, a primeira temporada de Deuses Americanos deve ter ainda personagens gays e mulheres fortes e tridimensionais. É promissor.

Acho que, acima de tudo, Deuses Americanos é sobre pertencimento em uma terra estranha. E acho que nunca nos sentimos tão des-pertencentes.

TAGS: , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

1 comentários

  1. deuses americanos é talvez meu livro preferido do neil gaiman, não preciso dizer que estou muito feliz por ter ganhado uma adaptação como série, e mais feliz ainda pela adaptação ser tão boa, diferente de outras series como lucifer, preacher ou constantine,que foram merdas inacreditaveis e com pouco a ver com as obras originais. pra mim essa serie do deuses americanos é a melhor que vai sair esse ano, duvido que saia outra coisa tão boa ou melhor.

    ResponderExcluir

Posts Populares