A Chegada Carol Cardozo

INTENSIVÃO DO OSCAR: Melhor Filme (Parte 1)

24.2.17ConversaCult







Como é a categoria principal da noite, fizemos um esforcinho pra assistir todos os  indicados a Melhor Filme. Sentimentos afloraram, como: 
amor...


...ódio...


...ou simplesmente...


Desde salva de palmas a querer bater na Academia, vem ver as opiniões da equipe nessa primeira parte (ia ficar um post gigantesco se nós colocássemos todos os 9 indicados juntos). 

A Chegada


>>> BELLS

O que eu gostei: Tudo? HUFSHFUSDHFUSDHFUDSHFUS ai gente, esse é um puta filme maravilhoso da porra!!! Amei a narrativa, os personagens, a fotografia, a trilha sonora E OS PLOT TWISTS. PELO AMOR DE DEUS!!!!

O que eu não gostei: NADA PORQUE É A COISA MAIS LINDA DO MUNDO, TCHAU

Mereceu a indicação? Vai levar alguma coisa?: ÓBVIO QUE MERECEU, inclusive estou realmente indignada por Amy Adams não ter recebido indicação pra Melhor Atriz. ESSA MULHER CARREGOU O FILME NAS COSTAAAAAS E DEU UM SHOW DE ATUAÇÃO, MORRA ACADEMIA!!! Enfim, acho que Melhor Filme não vai dar porque só vários porradeiros no páreo, mas pelo menos Melhor Diretor ou Roteiro Adaptado consegue. Muito provavelmente nas categorias técnicas também. OREMOS.

>>> CAROL

O que eu gostei: EU VOU TENTAR ESCREVER SEM COLOCAR CAPS MAS É DIFÍCIL. Apesar de ser muito fã de ficção científica, sempre que tem filmes com contato entre alienígenas e humanos o filme é meio clichezão e cê já espera coisas, MAS CARA, ESSE, MEU DEUS DO CÉU. A profissão da Amy Adams no filme é incrível também, é algo que a gente não vê nos filmes por aí. E O PLOT TWIST. EU TAVA ALMOÇANDO, ENGASGUEI, QUASE MORRI E DEPOIS EU FIQUEI ASSIM:


O que eu não gostei: Tava já batendo palma "UHUL, FILME COM PROTAGONISTA FEMININA QUE NÃO TEVE ROMANCE", aí no finalzinho dão uma forçação de barra e eu fiquei "...tá bom então". Ok, meio que precisava ter, mas achei forçado a fala, sei lá. É SÓ UMA COISINHA MESMO PORQUE ESSE FILME É MARAVILHOSO

Mereceu a indicação? Vai levar alguma coisa? MERECEU DEMAIS. Inclusive tô marcando meu voo pra LA, dar na cara desses safados que não indicaram a Amy Adams. Acho difícil levar, com La La Land concorrendo e tendo cara de vai passar o rodo (ou não, lembram de "Avatar"? 9 indicações e 3 Oscars, só prêmios técnicos). Mas diria que é um grande concorrente a Melhor Direção.

Eu pra Academia, depois de ver o filme e saber que a Amy Adams não foi indicada.



>>> EDUARDO

O que eu gostei: É um filme que sai daquele lugar comum de filmes sobre invasão alienígena e isso torna o filme muito mais interessante. Sem falar que é diferente de qualquer coisa que você vai ver por aí.

O que eu não gostei: Eu queria saber mais do mundo pós-filme. É um plot twist tão grande e que muda completamente TUDO. Eu só queria saber como a sociedade lidaria com um mundo tendo esse conhecimento e como tudo funcionaria.

Mereceu a indicação? Vai levar alguma coisa?: ÓBVIO!! Porém, não acho que vai levar o prêmio de Melhor Filme. Talvez leve o de Melhor Direção.


>>> JOÃO

O que eu gostei: Amei Arrival com minha vida. Primeira vez que me vi um filme com uma linguista protagonizando, e que não diminuiu de nenhuma forma nossa área de estudos. Pelo contrário, só mostrou da forma mais brilhante e empolgante possível como a linguagem e a comunicação é a nossa melhor ferramenta pra solucionar problemas. Não dá pra assistir e não perceber o quão patético é o ser humano por não perceber o quão óbvio é isso. Um brinde a Arrival, por um mundo com mais filmes assim.

O que eu não gostei: Achei o personagem do Jeremy Renner bem zZzzz considerando o papel que ele teria no final. Teve uma parte de explicação sobre a linguagem que achei um pouquinho forçada (a que dá a entender que aprender uma nova língua muda todo seu modo de ver o mundo, que foi um pouquinho extrapolada), mas depois fui parar pra pensar e acho que encaixou perfeitamente no contexto do filme e na abstratividade da língua. Era só eu tentando achar defeito onde não tem HAHAHA.

Mereceu a indicação? Vai levar alguma coisa?: Indicações merecidíssimas, inclusive deveria ter levado mais (AMY ADAMS INJUSTIÇADAAAAAA). Fico bem triste porque acho que a chance de levar mais do que prêmios técnicos é quase nula. E até nesses é difícil, já que está concorrendo com La La Land em tudo. MAS GANHOU O OSCAR DO NOSSO CORAÇÃO :')



>>> TAIANY

O que eu gostei: ABSOLUTAMENTE TUDO. E olha, para eu falar isso de um filme sobre alienígenas, é que o negocio foi bom mesmo. Eu não sou fã desse tipo de história porque sempre me parece a mesma coisa, mesmo as que supostamente são diferentes acabam caindo naquele lugar comum que não me agrada, parece que já vi umas 500 vezes. Então eis que chega ESSA COISA ESPETACULAR E COM 5 MINUTOS DE FILME EU JÁ TAVA AMANDO. Uma coisa que gostei muito foi o fato deles terem saído desse clichê onde os Et's vem para Terra afim de conquistar tudo, nos pegar para estudos, e apesar de serem supostamente mais inteligentes, roubar nossa tecnologia. Em Arrival é o contrário, eles não estão pesando em ganhadores e perdedores, é uma troca, e é lindo. Outra coisa que gostei muito é o fato de ter uma pessoa de humanas ali na equipe, normalmente é só pessoal de exatas, cientistas, matemáticos, engenheiros, etc, pode até ter um biólogo, mas é só isso. Muito difícil a gente pensar em ficção cientifica e não associar ao povo de exatas tudo, ter uma linguista ali foi algo que amei muito, e que abriu muito minha mente. Por fim, eu amei o fato da história ser EXTREMAMENTE HUMANA, É SOBRE ISSO TODO O ENREDO, podiam ter trocado as 12 naves por 200 e colocado tantos outros seres extraterrestres para interagir com a gente, a história ainda seria mais sobre emoções que qualquer outra coisa.

O que eu não gostei: NADINHA DE NADA, e to bem surpresa com isso.

Mereceu a indicação? Vai levar alguma coisa?: Mas é claro que sim, e desafio alguém a dizer ao contrário. Ainda não aceitei o fato da Amy Adams não ter sido indicada. A ACADEMIA TAVA COMENDO MERDA COMO ESQUECERAM O NOME DELA? Não sei se leva melhor filme, mas sou esperançosa e só vou desistir quando o ganhador foi anunciado. De qualquer forma, concordo com o João: GANHOU O OSCAR DO NOSSO CORAÇÃO :')


A Qualquer Custo


>>> EDUARDO

O que eu gostei: NADA.

O que eu não gostei: Roteiro clichê e medíocre, atuações medianas e personagens com apelo zero. A fotografia não é lá essas coisas (até eu com uma câmera boa e um cenário como esse conseguiria fazer melhor), o roteiro não tem nada de novo e nem os diálogos são bons. A trilha sonora é Ok. Nada de extraordinário.

Mereceu a indicação? Vai levar alguma coisa? Não! E eu espero mesmo que não ganhe porque eu vou ficar muito puto se esse filme levar o prêmio concorrendo com filmes infinitamente melhores.



>>> JOÃO

O que eu gostei: A fotografia desse filme é bonitona. E apesar de serem uns tons meio "empoeirados", tudo é sempre cheio de cor no céu, nas paisagens, no sol. Não é o tipo de cenário que eu geralmente gostaria de ver, mas gostei. E também foi legal o modo como os mocinhos e bandidos do filme parecem tão literais mas se relativizam no decorrer da trama.

O que eu não gostei: Gente, falar a verdade... eu não gostei desse filme porque ele é meio que feito pra homem velho estadunidense. Não me identifiquei com nada dos dramas sobre família, petróleo, terra, "faroeste moderno"... e apesar de não ter visto tantos defeitos igual o Edu, me vi checando quantos minutos faltavam pra acabar um monte de vezes.

Mereceu a indicação? Vai levar alguma coisa? O filme é bem feito, talvez até valha a indicação, mas só dá consigo definir usando:



Até O Último Homem


>>> EDUARDO

O que eu gostei: Achei que não ia gostar e esperava mais um filme sobre guerra. Me enganei porque logo no começo me senti completamente envolvido com a história. Com um personagem bem construído, com convicções fortes e um passado o filme me ganhou rapidinho e aproveitei todos os segundos vendo ele.

O que eu não gostei: Os soldados eram todos homens brancos que se pareciam (ainda mais com capacete e o rosto sujo). No meio da guerra eu não sabia quem era quem e quem é que tinha morrido ali. Mas, talvez essa tenha sido a intensão pra mostrar que numa guerra todo mundo é igual independente da história que carregam.

Mereceu a indicação? Vai levar alguma coisa? Mereceu muito e eu realmente queria que ganhasse o prêmio, mas não acho que vá levar por causa dos outros concorrentes. Talvez, quem sabe, Andrew Garfield leve como melhor ator, porque sua atuação tá impecável.


Estrelas Além do Tempo


>>> BELLS

O que eu gostei: ABSOLUTAMENTE TUDO. Até então eu só tinha amado A Chegada, mas eis que chega esse filme com o pé na porta do meu coração e agora estou arrebatada HAHAHAHAHA. É simplesmente maravilhoso ver um filme todo centrado em três mulheres negras inteligentes, corajosas, mostrando cada faceta da vida delas mas com enfoque na luta delas.

O que eu não gostei: Foi horrível ver como era a segregação racial lá nos states naquela época. Totalmente bizarro cara, eu não consigo CONCEBER  ideia de pessoas não poderem usar o mesmo bebedouro que outras por causa da COR DA PELE. É tão surreal. E isso aconteceu há pouquíssimo tempo, além de ainda ter MUITO RACISMO tanto lá quanto aqui, o que me deixa arrasada. Agora o filme em si? Impecável.

Mereceu a indicação? Vai levar alguma coisa? NÃO APENAS MERECEU COMO PRECISA LEVAR COMO MELHOR FILME E FODA-SE TODO O RESTO


>>> CAROL

O que eu gostei: MULHERES! NA CIÊNCIA! VENCENDO OBSTÁCULOS COLOCADOS PELA SOCIEDADE E CARREGANDO A PORRA TODA NAS COSTAS, PRATICAMENTE. Katherine Jonhson (no filme interpretada por Taraji P. Henson) foi a responsável por ajudar a lançar a nave que levou o primeiro americano ao espaço, Dorothy Vaughn  (interpretada por Octavia Spencer) aprendeu linguagem de programação e liderou um grupo de mulheres negras na programação e manutenção dos computadores que faziam os cálculos (quando eles chegaram, porque antes os cálculos eram feitos por mulheres negras, TUDO À MÃO) e Mary Jackson (Janelle Monáe) foi a primeira engenheira mulher e negra na história da NASA. Eu amo filme que conta história de cientistas ou pessoas que ajudaram na ciência, e ainda são mulheres, negras, indo contra tudo e todos nos anos 60 em plena discussão do movimento dos direitos civis nos EUA... cara, sério. Sério. AAAAAAAAAAA

O que eu não gostei: Tem uma cena em que o cara que está comandando o projeto da nave quebra a placa de "White people only" no banheiro e diz que a Katherine não precisa ir no banheiro pra negros que era longe, se queriam fazer o cara ir pro espaço todo mundo deveria ser igual e trabalhar junto. Sendo que:::: na vida real a Katherine ligava o foda-se e ia no banheiro pra brancos mesmo. Um filme protagonizado por três mulheres negras e o momento maior de revolta contra o sistema segregador é feito por um homem branco. ZZZZZ

Mereceu a indicação? Vai levar alguma coisa? MERECIDÍSSIMAS AS INDICAÇÕES. Depois de toda a treta do Oscar So White do ano passado deu uma melhorada na diversidade das indicações, MAAAS eu não sei se isso foi só baiting pro pessoal ficar quietinho, não sei se a Academia daria um prêmio de Melhor Filme pra esse filme. Octavia Spencer está maravilhosa, será que vem um segundo Oscar por aí? Veremos.


>>> EDUARDO

O que eu gostei: É um filme maravilhoso, com uma enredo bem construído e atuações dignas de todas as indicações. Confesso que fiquei com medo de que a personalidade caricaturesca da Cookie (Empire) na atuação da Taraji P. Henson fosse o que chamasse tanta atenção para a atuação dela e a razão para todos os prêmios e indicações anteriores da atriz. Mas estava completamente errado. ESSA MULHER É UMA ATRIZ INCRÍVEL. Também foi muito bom ver a Octavia Spencer num papel que não fosse completamente caricaturesco.

O que eu não gostei: O homem branco se fazendo de heróizinho das minorias. Não gostei ainda mais depois de saber dessa história que a Carol contou aí que isso nem fazia parte do que aconteceu de verdade.

Mereceu a indicação? Vai levar alguma coisa? SIM, COM TODA CERTEZA! Só faltou a indicação da Taraji P. Henson para eu dizer com toda certeza que ela ganharia esse prêmio.


>>> TAIANY

O que eu gostei: TU-DO. Que filme meu deus, que filme! Terminei de ver esperançosa que ganhasse o Oscar, só merece, mas ai fui falar com o João, é... acho que não será dessa vez. Mas que merecia, há merecia. Além de um história incrível, o filme conta essa história de maneira tão acessível, apesar dos termos técnicos, você consegue acompanhar tudo, entender. Devo dizer que não calei a boca enquanto assistia, é revoltante, não o filme em si, mas a situação da época, esse preconceito impensável que mesmo de uma forma diferente, ainda persiste hoje em dia. Entretanto, mesmo o omento em que a história se passa sendo super pesado e triste, há uma balanceada entre elementos sólidos e cômicos que dá um tom leve ao drama.

O que eu não gostei: Não teve nada que eu não tivesse gostado, amei tudo. A construção do enredo , a fotografia, a trilha sonora.

Mereceu a indicação? Vai levar alguma coisa? COM TODA A CERTEZA. E definitivamente, minha torcida tá com ele, não só como melhor filme, quero que ganhe tudo que está concorrendo.


E você aí, o que achou desses filmes indicados? Concorda com a gente? Acha que houve injustiças? Queremos saber de você!!

TAGS: , , , , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

0 comentários

Posts Populares