anfiteatro anne jamison

Especial Fanfic: Fic, de Anne Jamison

6.3.17Ariel Carvalho


Eu amo o "Fic" com todas as minhas forças. Ele é um livro super didático e colaborativo. Apesar de ter sido organizado pela Anne Jamison, ele reúne textos de diversos estudiosos de fanfics, autores de fanfics e pessoas que odeiam a prática.

Um livro que começa com uma citação de Joss Whedon não podia ser ruim, não é mesmo?



Ele é dividido em cinco partes, e aborda literalmente tudo o que pode ser falado a respeito de fanfictions. A primeira parte fala sobre a origem da fanfics, antes mesmo delas serem chamadas de fanfiction, e também sobre o fandom de Sherlock Holmes e o que é produzido a partir dos livros do detetive. É realmente uma introdução a tudo que será abordado ao longo do livro.

A segunda parte é mais voltada para o histórico das mudanças que rolaram nas fanfics e na forma como são escritas, falando da internet. É bacana demais ver como Arquivo X e Buffy foram os pais da fanfic na internet, e ir acompanhando as mudanças até Harry Potter e Crepúsculo.


A terceira parte fala justamente dos direitos autorais, e de como é difícil transformar uma fanfic em algo que possa ser comercializado como obra original. Já na parte quatro, Jamison e seus colegas nos trazem de volta aos dias de hoje, falando dos termos que são usados nos universos de fanfics, os sites que existem, os ships, os crossovers...


E a última parte, a quinta, é interessantíssima por apresentar o ponto de vista de pessoas que não escrevem fanfic. É legal ver uma visão diferente daquela que é apresentada no resto do livro.

O livro é lindo, muito bem feito, e realmente algo de fã para fã. Se você já conhece fanfic e gosta, é ótimo para conhecer mais a fundo. Se você não conhece ou não gosta, é bem didático e te ensina bem direitinho o que é e por que é tão importante. É ótimo porque cada capítulo mostra como era a fanfic em cada época - dos anos 1800 até hoje, e dá para perceber como os fãs mudaram e, consequentemente, como a escrita de fanfic mudou.

Como diz Amber Benson, no último capítulo: "A fanfiction abriu uma porta, permitindo que os fãs tivessem uma chance de participar da continuidade narrativa dos personagens que eles amam". As fanfictions deram mais lugar e um "lar" para nós, os fãs. Ver livros como o de Jamison serem publicados aqui me dá esperança para que ganhemos cada vez mais visibilidade.

Nota:


A única nota possível



Ficha Técnica


- Autora: Anne Jamison
- Editora: Anfiteatro/Rocco
-À venda em: Travessa, Rocco, Saraiva










Obrigada de coração pelo livro, Editora Rocco!


TAGS: , , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

1 comentários

  1. Olá Ariel. Tudo bem contigo? Acabei de comprar o livro de Anne Jamison. Já sei que vou me divertir. Mas, preciso de uma indicação. Onde posso encontrar fanfics em espanhol? Obrigada.

    ResponderExcluir

Posts Populares