CCFilmes CCMúsica

De olho na trilha sonora: Cinquenta Tons Mais Escuros

27.2.17Elilyan


Cinquenta Tons Mais Escuros (Fifty Shades Darker), a sequência de Cinquenta Tons de Cinza, chegou estreou faz tempo nos cinemas, mas ainda não tive a oportunidade de assistir (sim, vou assistir essa bagaça apesar que sinto que será muito ruim). Uma das coisas boas do filme anterior é sua trilha sonora, por isso estava ansiosíssima pela seleção musical da sequência. 

Diferentemente do que aconteceu com a diretora Sam Taylor-Wood e a roteirista Kelly Marcel, o cantor e compositor Danny Elfman, responsável pela trilha do filme anterior continuou com seu emprego (ainda vou escrever sobre a minha indignação com a saída de Sam). Como mexer em time que está ganhando é quase um sacrilégio, Danny Elfman continuou na mesma linha de seu trabalho anterior e levou ao próximo nível. Em vez de dar destaque a um nome desconhecido (antes de ‘Earned It’ e “Beauty Behind the MadnessThe Weeknd era praticamente desconhecido do grande público) desta vez os ultra famosos Taylor Swift e Zayn Malik que são responsáveis pela música carro-chefe do álbum. 

Confesso que a primeira vez que ouvi “I Don’t Wanna Live Forever” já comecei a pensar que a trilha sonora de Fifty Shades Darker iria ser uma bosta. “I Don’t Wanna Live Forever” não possui a likebilidade instantânea de “Earned It”. A música conseguiu estragar o tom sexy de Malik (se você já ouviu "Pillowtalk" sabe que o ex-One Direction tem um timbre de voz que vende sexo) e colocar na Taylor um tom sussurrante que parece unhas arranhando uma lousa me irritou bastante, mas depois da milésima vez meio que passei a gostar da canção.



Se fosse apenas por “I Don’t Wanna Live Forever” provavelmente a trilha de Cinquenta Tons Mais Escuros seria um downgrade na história da série com a música, mas graças a deusa da Ana que outras canções elevaram a moral da trilha. “Bom Bidi Bom”, de Nick Jonas feat. Nicki Minaj é uma canção divertidíssima e que diferentemente da música da Taylor e Zayn é fácil de amar. A colaboração entre Nick Jonas e Nicki Minaj é uma faixa fabulosamente cativante que parece estar canalizando tudo de bom que a primeira trilha sonora tinha a oferecer. Confesso que não dou muita atenção ao trabalho do caçula dos irmãos Jonas, mas “Bom Bidi Bom” me obrigou a rever meus conceitos, já que a música é a minha favorita do álbum. Como de costume, Nicki Minaj apenas arrasa! Outro destaque da trilha é “Lies In The Dark” que me fez prestar atenção na cantora To Love.


Assim como na trilha anterior a soundtrack Fifty Shades Darker possui a inclusão de faixas de inspiração retrô. "No Running From Me" de Toulouse, cantor baseado em Nova York, é uma faixa obsessiva que soa como algo que se ouve em um clube burlesco. A balada "One Woman Man", de John Legend é algo que você ouviria em um piano bar entre um gole e outro de whisky. 

Apesar de ter gostado bastante da soundtrack de Cinquenta Tons Mais Escuros não posso deixar de perceber seus pontos fracos: para a trilha sonora da maior franquia de ficção erótica da década, ela se sente quase sem sexo. Tire “Bom Bidi Bom” e tudo que sobra são canções de amor puras e simples. Nada contra canções de amor, mas Fifty Shades não é uma história de amor simples. A trilha reforça a ideia que a história de Ana e Christian é o romance mais incrível do mundo, o que é extremamente perigoso, pois a série escrita por E.L James na verdade retrata um relacionamento tóxico (recomendo que leia o material da iniciativa britânica Fifty Shades Is Abuse). É sinistro observar como um álbum pode ajudar na transformação da narrativa de uma fantasia sexual sórdida em um romance legítimo, idealizando no processo uma relação tóxica e abusiva.

A lista de músicas:


1. “Don’t Wanna Live Forever” – Zayn Malik and Taylor Swift
2. “Not Afraid Anymore” – Halsey
3. “Pray” – JRY (feat. Rooty)
4. “Lies in the Dark” – Tove Lo
5. “No Running From Me” – Toulouse
6. “One Woman Man” – John Legend
7. “Code Blue” – The Dream
8. “Bom Bidi Bom” – Nick Jonas e Nicki Minaj
9. “Helium” – Sia
10. “Cruise” – Kygo (feat. Andrew Jackson)
11. “The Scientist” – Corrine Bailey Rae
12. “They Can’t Take That Away From Me” – Jose James
13. “Birthday” – JP Cooper
14. “I Need a Good One” – The Avener (feat. Mark Asari)
15. “Empty Pack Of Cigarettes” – Joseph Angel
16. “What Would It Take” – Anderson East
17. “What Is Love?” – Frances
18. “On His Knees” – Danny Elfman
19. “Making It Real” – Danny Elfman

TAGS: , , , , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

0 comentários

Posts Populares