clube de escrita Dana Martins

5 vídeos que me ensinam a escrever melhor

2.1.17Dana Martins


Não é um Clube de Escrita típico, mas uma lista que já tá aqui há bastante tempo nos rascunhos com alguns vídeos sobre escrita que ajudam pra caramba. ESTÃO PRONTOS?


1-Cura de bloqueio de escrita


Esse vídeo já faz parte do Clube de Escrita. Basicamente, o resumo é "se permita escrever lixo". No mesmo canal você vai encontrar outros vídeos que mostram a escrita como um processo de várias etapas - inclusive, vem daí escrever lixo. Não é se contentar com merda. Mas é entender que escrever coisa que você não gosta no início é ok, porque é só uma etapa e no futuro você pode melhorar. *vídeo só em inglês

2- O que faz um herói ser herói?


Esse vídeo é uma animaçãozinha legal que explica a jornada do herói, que é um primeiro passo legal pra entender sobre sobre isso. E por que isso é importante? Bem, como você vai ver no vídeo, Joseph Campbell estudou diversas histórias ao redor do mundo e daí tirou o conceito de monomito, que é uma experiência de estrutura cíclica pela qual o herói da história passa - em todas essas histórias. Entender isso ajuda a entender mais as histórias que nós lemos (você vai encontrar isso na suas preferidas) e as que vamos escrever. *ative a legenda em português!


3- O perigo da única história


Esse vídeo é muito importante, até se você não é escritor. E acho que todo brasileiro que começa a escrever vai enfrentar alguns dos desafios da Chimamanda Ngozi Adichie.

4- Estrutura de história em 7 pontos


Eu acho que nunca assisti esse vídeo, mas é porque eu não gosto de assistir vídeos. MAS, eu li o que ele diz e pesquisei bastante sobre a estrutura de 7 pontos, que eu conheci graças aos João que uma vez estava tentando organizar a própria história e encontrou esse vídeo. Vendo o vídeo ou não, a dica aqui é pesquisar sobre a estrutura de 7 pontos (7 point story structure), porque ajuda muito a entender o que você tá escrevendo!

5- As Pistas para uma Grande História



Pra terminar esse vídeo que eu não faço ideia sobre o que é. HUAHAUHAU Sério, o link tava salvo aqui e eu acho que nunca cheguei a assistir, mas fiquei muito curiosa. E Andrew Stanton é da Pixar e tá por trás de filmes tipo Toy Story, e as regras da Pixar me ajudam muito quando eu escrevo. Então fica aqui essa surpresa.

Espero que você goste e esses vídeos te ajudem!


Fica o lembrete aqui de que agora o Clube de Escrita tem um instagram  próprio (@clubedeescrita), que traz uma dica de escrita de um escritor famoso por dia! Siga a gente lá:

Uma foto publicada por ConversaCult (@conversacult) em



TAGS: , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

0 comentários

Posts Populares