Carol Cardozo CCAnálise

Mitologia grega ou mitologia nórdica?

22.12.16ConversaCult


Enfim chegamos ao quarto (já?? Passou voando!) dia da Semana Rick Riordan com a pergunta que não quer calar: Mitologia Grega ou Nórdica?

>>> BELLS

Vou ser sincera::: sou mil vezes a mitologia grega, seja a original ou a dos livros. Talvez porque eu a conheça desde criança e já estivesse acostumada com os nomes e os mitos, talvez porque nos livros os deuses gregos são mil vezes mais interessantes e porradeiros, sei lá. Só sei que meus conhecimentos de mitologia nórdica são sofríveis e fui conhecer com a série Magnus Chase, daí eu fiquei tipo "UHHH QUE LEGALLLL...mas esses deuses aí, hein". São um bando de frouxos que não querem saber de nada, os gregos pelo menos fazem merda mas não deixam as coisas saírem (muito) do controle.


>>> TAIANY

Até o momento, mitologia grega hoje, amanhã e sempre XD. O problema com a mitologia nórdica é que sei grandes nada. Se fosse para citar algo era basicamente dizer os nomes Thor, Odin e Loki, e nem sobre eles sei direito, só agora com o Magnus Chase que estou adentrando nesse mundo, e de maneira muito vagarosa, porque os três nomes citados a cima ainda não os únicos que lembro sem consultar q

Taiany sobre mitologia nórdica
Já a mitologia grega, não só é algo que conheço, também de maneira superficial, mas sem dúvida com mais detalhes que a outra já que é algo que convivo, seja através dos mitos seja através das coisas que aderimos sem nem perceber. Dizem que só amamos o que conhecemos, e acho que isso tem muito de verdade. O fato de ter um maior contato com a mitologia grega faz com que eu ache os deuses bem mais próximos a mim que os nórdicos, e entenda melhor a maneira que eles agem.


>>> CAROL

Sorry not sorry, mas mitologia grega all the way, bitches. Por mais interessante que esteja sendo aprender coisas novas com a saga do Magnus Chase - querendo ou não sempre temos mais contato com a mitologia grega ou romana, então não aprendemos muitas coisas dos povos ditos "bárbaros", sempre vemos o ponto de vista do povo vencedor, ou seja, pra quem conquistou essas coisas não eram importantes - , tenho mais familiaridade e já gosto das histórias e dos personagens há mais tempo.


>>> CLARISSA AMORIM, 23 ANOS

Mitologia Grega, com certeza. Porque além de ser uma cultura que a gente tem contato e influencia na nossa sociedade desde que se lembra, eu acho que as lendas sempre me cativaram bastante, desde a primeira que eu tenho memória de ter tido contato. Já o meu contato com a mitologia nórdica nunca foi muito grande.




>>> MARINA CHALOM, 17 ANOS

Mitologia grega pelo simples fato que eu me encantei desde que li nos livros de história, os deuses sempre pareciam ser hiper acolhedores para mim, e logo quando comecei a ler Percy Jackson, não teve outra, me tornei mais fanática ainda pela trama e pela mitologia grega (mesmo sabendo que, na versão do Rick, é totalmente para crianças, porque na realidade a mitologia era bem perversa, até sobre os Sátiros), mas até hoje mora no meu coração.


>>>ARIADNE AQUINO, 20 ANOS

Mitologia grega; é algo que floresceu bem cedo, assim que tive curiosidade sobre o significado do meu nome. Daí aos poucos fui descobrindo os deuses, o Olimpo, os mitos - e pra selar o interesse, a escola mandou ler A Odisseia. Quando mais nova, acreditava que os romanos eram muito recalcados, por invadir o território alheio, tomar a cultura dos outros e ainda mudar os nomes das divindades. Achava uma ofensa gravíssima chamar os deuses com nomes de planetas hahahah Hoje admiro as duas civilizações, mas tô com os gregos sempre.

Sean Bean como Odisseu em Tróia::: um dos poucos filmes onde ele não morre HAHAHAHA


>>FILIPE CUNHA, 25 ANOS

Nórdica  é paixão de infância, sempre fui mto apaixonado por Aesir e Vanir, a ideia de que nem tudo vai dar certo, mas que se pode tentar lutar contra isso me deixa extasiado HAHAHAHAHAH


>>BEATRIZ BRITO, 25 ANOS

Mitologia grega (e romana). Desde criança tenho fascínio por mitologia e as duas sagas do Riordan só aguçaram mais ainda minha curiosidade. Acho interessante como dentro da mitologia grega existe uma explicação, uma entidade, um mito para cada elemento que compõe o mundo.


E pra você, qual a mais interessante? Diga nos comentários que a gente quer saber!

TAGS: , , , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

4 comentários

  1. faltou gente pra defender os nórdicos hein :v
    Sou #TeamApollo mas prefiro a mitologia nórdica, as vezes.
    Precisando de defensores do caminho do herói e do sacreficio é só chamar :3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Erika! A Carol pediu pra mandar a resposta dela aqui, transcrevendo:

      "Então, eu pedi no facebook pros meus amigos escreverem e a maioria falou sobre a mitologia grega mesmo. Porque é aquilo, a mitologia nórdica vem do povo Viking, que era visto como bárbaro, então era tipo "uhhh, feios, pagãos", o catolicismo não gostava, e esse eurocentrismo acabou sendo passado pra gente pela colonização europeia e tudo mais. No início as pessoas eram wannabe franceses, wannabe ingleses, então a gente acabou tendo mais contato com essa mitologia do que com a nórdica, o que deve ter influenciado em si na forma com que a gente ver e acha maneiro. Mitologia grega a gente aprende na escola, mitologia nórdica a gente vê o quê? O Thor e o Loki na Marvel e a máscara do Loki n'O Máscara.

      Então se você quiser escrever sobre mitologia nórdica seria muito bem-vinda, até porque seria muito interessante pra gente aprender um pouco mais sobre outra mitologia vendo outro ponto de vista! É só mandar mensagem pra gente (ou o próprio texto falando por que você prefere a nórdica) pro nosso e-mail: conversacultgmail.com"

      Excluir
  2. Olá,
    Estou fazendo uma pesquisa para um projeto sobre mitologias. Gostaria de saber por que a maior parte dos jovens são fascinados pelas mitologias Grega, Nórdica e Egípcia, no entanto desconhecem a mitologia Iorubá (Africana)? Queria saber também, se tal mitologia seria tão fascinante a ponto de despertar o interesse nesses jovens?

    ResponderExcluir
  3. Eu prefiro a grega, sem dúvida. Tenho mais afinidade e já interpretei Orestes em meu tcc carregando o fardo que phebo / loxias / apollo deu a ele. Mas, assistindo a série Vikings passei a me interessar pelos nórdicos e perceber grandes semelhanças entre ambas as mitologias

    ResponderExcluir

Posts Populares