Abraham Joffe Canon

Tales by Light: uma série para quem ama fotografia

24.11.16Elilyan


Se você se acha um Henri Cartier-Bresson e/ou Annie Leibovitz porque publica no Instagram fotos legais a série “Tales by Light: The Eye of the Storyteller” veio para lhe lembrar que para registrar um momento incrível não basta ter um bom equipamento e saber usar os softwares de edição. Tales by Light, série documental da National Geographic adquirida pela Netflix, mostra imagens captadas por grandes fotógrafos em locais remotos, exibindo natureza e cultura sob novos olhares.

Tales by Light é uma série linda de se ver, com imagens únicas e fascinantes. Em cada episódio os fotógrafos falam da história por trás de suas fotos, oferecendo ao telespectador “uma visão rara em suas jornadas intermináveis ​​como contadores de histórias visuais. Seus desafios, motivações e momentos de alegria em capturar um momento indescritível pela luz”.


É super interessante saber que para produzir uma série tão belíssima o produtor e cinegrafista Abraham Joffe só contou com o auxílio de apenas de um engenheiro de som e um operador de drone! Tales by Light é com certeza um belo exemplo de que menos é mais, pois com sua equipe pequena Joffe pode percorrer 6 continentes e 15 países na cola dos fotógrafos Art Wolfe, Darren Jew, Krystle Wright, Richard I’Anson e Peter Eastway.

Meu episódio preferido foi o que acompanhou o fotógrafo Richard I'Anson. Filmado durante mais de 30 dias no Butão, Nepal e Índia, e apresentou um festival sagrado no Butão, a busca de grandes felinos em Ladakh e Bandhavgarh e o festival mais exuberante e colorido da Índia. Richard I'Anson possui uma personalidade carismática e dá dicas bem legais para quem quer se aventurar no universo da fotografia. 

Apesar das dicas dadas pelo Richard, Tales by Light não é o um tutorial de fotografia. Óbvio que muitas das cenas foram tomadas no início da manhã e final da tarde, a fim de aproveitar a luz natural mais suave. Já outras são tecnicamente imperfeitas, mas por terem a capacidade de contar uma história, fornecendo contexto, são as melhores.


Fotógrafos ou não, acredito que todo mundo vai adorar dar uma olhada nesse esforço de colaboração da Canon da Austrália e a National Geographic. Joffe disse que você não tem que ir para a Etiópia para encontrar histórias interessantes ou obter uma imagem grande, mas basta olhar em seu próprio quintal: "as pessoas podem fotografar seus próprios pais ou avós. Espero que esta série inspire alguém para dizer 'pai, eu quero sair e comprar uma câmera'."




Enquanto não há nenhuma palavra sobre a data de lançamento da segunda temporada na Netflix vou me deslumbrar com as fotos incríveis que ficam passando durante os créditos finais e descobrir como foi a gravação da primeira temporada com o drone. 

TAGS: , , , , , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

2 comentários

Posts Populares