bissexualidade CCSéries

Orange Is The New Black continua apagando bissexualidade

15.10.16Dana Martins


A série já tem um histórico de apagar bissexualidade/pansexualidade, e nessa temporada é pior ainda. 

Você tem pelo menos 4 personagens bi/pan: Piper, Soso, Morello e Judy King. Nem sei se as palavras "bissexuais" e "pansexual" já chegaram a aparecer em 4 temporadas da série, e eles tão sempre falando de "rótulos" de maneira pejorativa. Mais do que isso, eles continuam perpetuando a ideia de ou é lésbica ou é hétero, qualquer coisa fora disso é experimento, diversão e a pessoa não é confiável. A lésbica nunca sabe quando vai ser deixada por um homem, né? Aliás, essa ideia de que a lésbica vai ser deixada pelo homem é repetida com essas 4 personagens. 4 fucking vezes.

Nessa temporada, eles até mexem com o fato de que a Soso não se sente confortável pra fazer oral na Poussey (ok), e que fora da prisão ela pode sentir falta de homem (nada ok). Pra ser sincera, abordagem da sexualidade da Soso foi toda horrível aqui, só a Poussey que tava maravilhosa como alguém que respeita. Relações Saudáveis A+ 10/10 would recommend, seria uma pena se algo acontecesse...

"and I'm attracted to good bisexual representation"

A da Morello ruim também, porque ela sempre rejeita a Nicky e tem essa visão idealizada de casar com o Marido. 

A da Judy é tratada só como experimentação/diversão, porque na realidade ela é casada E tem um namorado.

Essas coisas existem na realidade? Existem. Ainda mais se você considerar uma população de prisão e pessoas mais velhas. 

Mas como diz a Chimamanda Ngozi Adichie: 

"o problema com estereótipos não é que eles sejam mentira, mas que eles sejam incompletos. Eles fazem um história tornar-se a única história."

Então você pega uma comunidade mal representada pra caralho, que são as pessoas bi/pans, em uma das poucas histórias que tem mais de uma personagem assim, e todas elas repetem os mesmos estereótipos tóxicos.

No mês da Visibilidade Bissexual, depois de pesquisar muito na internet pegando de tweets, imagens, relatos, etc, eu fiz o post "20 ideias erradas sobre bissexuais". Orange Is The New Black ajuda a fortalecer no mínimo 10, e só desconstrói umas 3 e olhe lá (mais por feminismo do que outra coisa).

O que acontece quando continuam apagando a bissexualidade:



A gente não tá mais na primeira temporada, não.

A gente tem:   
1- Pelo menos 4 temporadas
2- Uma série que tá revertendo e questionando ideias o tempo todo
3- Pelo menos 4 personagens confirmados (que tiveram relação em cena com mais de um gênero)

E até agora eles nem chegaram perto de abordar isso propriamente, com inúmeras possibilidades, então é bifobia. É apagamento. É ignorar diretamente a comunidade.


É bifobia porque mostra como os próprios escritores têm esses preconceitos, e estão deixando isso vazar na história. Jesus. 4 personagens. Todos eles repetem a mesma história. 

*Esse post era parte da minha análise da 4ª temporada de Orange Is The New Black.



--------------------

Em outras notícias, o Batdrama agora é enviado por email, só se inscrever nesse link. Falo sobre vida, cultura pop, representatividade e escrita. São coisas mais passageiras que não cabem num post, mas são legais de compartilhar. 

TAGS: , , , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

1 comentários

Posts Populares