animais fantásticos e onde habitam CCSecreto

Animais fantásticos, crianças amaldiçoadas e novas escolas de magia: o grande retorno de Harry Potter

14.7.16Taiany Araujo

Bom dia, boa tarde, boa noite, jovens Potterheads, e sejam bem-vindos de volta a Hogwarts!


Eu sei que vocês nunca saíram desse mundo de verdade, mas esse não é um retorno em termos de nostalgia, lembranças... é um retorno da história, é uma continuação, são novidades que eu desejei com um misto de esperança e resignação (a J. K. Rowling vivia falando que não ia escrever mais sobre). Então, imaginem minha emoção (acho que foi bem parecida com a de vocês) quando fui surpreendida com uma avalanche de novidades sobre o mundo bruxo.



Esse é mais um CCSECRETO, e eu, Taiany, fui agraciada com esse tema maravilhoso que mantive como título pelo tanto que gostei (aproveito aqui para agradecer a pessoa que me tirou: obrigada), no entanto, mesmo tendo ficado mega feliz com o assunto que devia falar, bateu um medinho, porque além dessa ser a primeira vez que participo da brincadeira, eu não sou uma pessoa muito ativa na internet, as informações e novidades chegam a mim através dos meus amigos, e agora, eu tenho que falar sobre coisas que nem sei se estou atualizada, É AQUELE DITADO NÉ...Vamos começar.


Eu tô tentando.
Teve anúncio da estreia de Animais Fantásticos e Onde Habitam, com direito a trailer e imagens lindas, teve as notícias sobre Harry Potter e a Criança Amaldiçoada e o bum das novas escolas de magia. É tanta coisa que fica difícil não sair por aí apenas gritando e rindo desesperadamente. Entretanto, com o mês de novembro batendo na porta, nada mais justo que falar sobre o filme que vai tirar cosplays dos armários, levará adultos enlouquecidos aos cinemas e encherá nossos olhos de lágrimas, não só uma vez, mas três. O longa que contará a história de Newt Scamander (Eddie Redmayne) será uma trilogia, sem data previa para as sequências, e ao que parece nos apresentará Ilvermorny, a escola americana de magia que já possui uma história no site Pottermore, incluindo o teste para saber qual sua casa.



Assim como em Hogwarts, a escola da comunidade mágica americana é composta por quatro casas com características próprias. Thunderbird (Pássaro-trovão), Horned Serpent (Serpente Chifruda), Wampus (Pumaruna) e Pukwudgie. As divisões de Ilvermony são representadas respectivamente por um pássaro lendário capaz de gerar tempestades e trovões conforme voa; uma serpente com qualidades de dragão, chifres e longos dentes; um animal com qualidades felinas, uma versão modificada de um puma; e um ser como um troll com semelhança humana, porém menor e com peles cinzentas e lisas, que brilham no escuro. Se o filme já não tivesse me deixado empolgada, saber sobre a possibilidade de ver essa nova escola me deixou ainda mais.



Além disso, é possível que vejamos coisas, seres ou pessoas que anos depois seriam integrantes de uma das escolas de magia mais famosa do mundo. E a sinopse tem algo de instigante e aventureira, despertando a vontade de voltar 70 anos antes de conhecermos Harry Potter, para então sermos apresentados a esse bruxo que parece ser uma mistura de Hermione Granger com Hagrid, estranho e encantador.


"O excêntrico magizoologista Newt Scamander (Eddie Redmayne) chega à cidade de Nova York com sua maleta, um objeto mágico onde ele carrega uma coleção de fantásticos animais do mundo da magia que coletou durante as suas viagens. Em meio a comunidade bruxa norte-america que teme muito mais a exposição aos trouxas do que os ingleses, Newt precisará usar suas habilidades e conhecimentos para capturar uma variedade de criaturas que acabam saindo da sua maleta."



Apesar de já ter lido o livro, não sei o que esperar do filme, uma vez que a história escrita pela Rowling tem uma pegada semelhante a um livro didático, coisa que se compararmos com os trailers, passa longe. De qualquer forma, como o roteiro é da própria autora, acredito que as mudanças feitas só irão abrilhantar a experiência de conhecer mais um pouco sobre esse mundo fantástico.

E conhecer mais é o que não falta, principalmente com a divulgação de que existem outras escolas de magia espalhadas pelo mundo além Hogwarts, e das outras duas escolas que aparecem no quarto filme da saga: Durmstrang, da Bulgária e Beauxbatons, da França. Foi em um post no site oficial do Pottermore que J K Rowling falou sobre a existência de escolas de magia para além da Europa, e qual não foi à felicidade dos fãs brasileiros ao descobrir que uma delas fica aqui? O nosso grupo no whatsapp ficou em polvorosa, houve várias discussões a cerca isso, até sobre a economia e política do mundo bruxo falamos, e tudo era tão intenso que o João não se aguentou e escreveu esse post incrível sobre o Castelobruxo (a escola da América do Sul).

Apesar de ter explicado um pouquinho sobre algumas escolas, o fato de aparecer no filme tornou a americana a mais famosa no momento, seja nas notícias e histórias que saem sobre ela, seja nas especulações e teorias feitas pelos fãs. Se você quer saber mais sobre as novas escolas, dê uma olhada aqui enquanto aguardamos a Rowling divulgar informações sobre as que ela nem citou ainda. Eu nem posso imaginar o que essa mulher está aprontando, mas já aguardo ansiosa, ainda mais depois de saber como os alunos são divididos nas casas de Ilvermorny.

Diferente da forma que os estudantes são selecionados para as casas em Hogwarts, com o Chapéu Seletor, lá os estudantes são selecionados sendo colocados em frente a uma parede mágica, onde há representações em madeira de cada uma das criaturas. Assim que um dos animais reage, o estudante é selecionado. Existe a possibilidade de mais de um animal reagir e, nesse caso, o estudante pode escolher, fato que descobrimos também ser possível com o Chapéu Seletor, tendo acontecido com Harry no primeiro livro, e depois o mesmo relata isso ao filho no último livro.

E se com Animais fantásticos a gente volta no tempo no que se refere ao mundo bruxo, com Harry Potter e a Criança Amaldiçoada somos transportados para o tempo presente em uma continuidade direta aos acontecimentos do livro Harry Potter e as Relíquias da Morte, trazendo Alvo Severo Potter, filho de Harry, como o protagonista. 

A peça só terá uma estreia no circuito comercial no fim de julho, no Palace Theatre, em Londres, mesma época em que o roteiro será lançado no formato de livro, mas já teve uma exibição prévia e muitos spoilers na internet, mesmo a autora tendo pedido para aqueles que assistiram guardarem segredo. Eu acredito que deva até ter rolado um termo de sigilo, no entanto ele definitivamente não foi cumprido por todos, já que o que mais rolou foram informações não autorizadas da história. Se você não tem nenhum problema de saber as coisas antes, for tão curioso como eu e não tiver nenhuma questão moral em relação a vazamentos, pode ler aqui e aqui tudo o que tem rolado sobre a tão aguardada peça para podermos pirar juntos.


Espero que vocês não tenham se perdido nesse tanto de informações, e que assim como eu estejam ansiosos para poder, enfim, regressar ao mundo bruxo depois desses anos de releituras sem fim.

TAGS: , , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

1 comentários

  1. Apenas amando todos os temas do #CCSecreto desse ano. E sentindo a pressão em relação ao tema que ganhei rss

    ResponderExcluir

Posts Populares