animais fantásticos e onde habitam castelobruxo

Então tá, vamos falar sobre a Hogwarts brasileira (AKA Castelobruxo)

31.1.16João Pedro Gomes

Ilvermorny Is the North American School of Wizardry, Says JK Rowling

J.K. Rowling decidiu explodir o mundo essa semana e dar informações sobre as outras escolas de magia existentes ao redor do mundo além de Hogwarts. O que é óbvio que existe, né? Quem ia pensar que só a Europa pode ter bruxos e uma escola legal e um mundo mágico?

Aí que tá: muita gente.


Não que ninguém tenha parado pra pensar racionalmente sobre o assunto, mas mesmo que Harry Potter tenha se tornado uma história global, ninguém tinha informações concretas sobre escolas de magia ao redor do mundo. A impressão que dá é que todo mundo que é bruxo vive na Inglaterra e arredores e acabou. Ou a gente sonha em estudar lá, ou se contenta com a morte do sonho, da esperança, da vida.

É por isso que, apesar de várias tentativas de fazer nossa escola de magia ser real, como as fan fics e os próprios livros da Renata Ventura (<3), a J.K. Rowling em pessoa não apenas citar (algo que já tinha feito antes), mas também dar detalhes sobre a escola de magia do Brasil, é algo tão importante.

no gif: alunos da grifinória saltitam de alegria na arquibancada, bandeirinhas e cachecóis vermelhos e amarelos sendo agitados no ar

Mas não vim aqui pela importância disso: vim porque essas novas informações despertaram meu fã adormecido e eu precisava explodir essa energia em algum lugar HAHAHAH.

Vamos especular juntinhos aqui:

O QUE SABEMOS SOBRE CASTELOBRUXO:

"A escola brasileira bruxa, que recebe alunos de toda a América do Sul, pode ser encontrada escondida nas profundezas da floresta tropical. O fabuloso castelo parece em ruínas para os poucos Trouxas que já a viram (um truque compartilhado com Hogwarts; a opinião é dividida sobre quem roubou a ideia de quem). O Castelobruxo é um edifício imponente de rocha dourada, muitas vezes comparado a um templo. O edifício e os jardins são protegidos pelos Caiporas, pequenos e peludos seres espirituosos que são extraordinariamente travessos e perniciosos, e que emergem escondidos na noite para vigiar os alunos e as criaturas que vivem na floresta. [...] 

Os estudantes do Castelobruxo usam vestes de um verde brilhante e são especialmente avançados em Herbologia e Magizoologia; a escola oferece programas de intercâmbio muito populares para estudantes europeus* que desejam estudar a flora e fauna mágicas da América do Sul. O Castelobruxo produziu uma série de famosos ex-alunos, incluindo um dos fazedores de poções mais famosos do mundo, Libatius Borage [...] e João Coelho, capitão do mundialmente renomado time de Quadribol Rasa-árvores de Tarapoto. [...]"


(Você pode ler o texto completo de Castelobruxo e das outras escolas ao redor do mundo, em português, aqui. Foi de onde eu tirei o trecho acima, ficam os devidos créditos xD E aqui tem a imagem do mapa mundi com a localização das escolar, que é lindo e já virou wallpaper)


VAMOS ÀS OPINIÕES E TEORIAS SOBRE CASTELOBRUXO

Primeiro, achei esse nome é horroroso. Sinceramente... Não culpo a Rowling, acho que deve ser uma merda você tentar achar um nome pra algo em outra língua que você não conhece bem. E aparentemente ela usou o processo mais fácil de juntar palavras (como foi com Beauxbatons = “varinhas bonitas” e Mahoutokoro = “lugar mágico”) e juntou o que ela achou melhor de significado e sonoridade. Se ao menos tivesse feito uma palavra nova da fusão de outras pra não ficar tão literal, buscado algo do latim (como fez com o nome dos feitiços) pra representar melhor não só o português, mas o espanhol também...  

Sei lá, talvez seja o caso de a gente não curtir tanto e os gringos acharem uma maravilha. O fato é que não há muito que se possa fazer, e, pra falar a verdade, eu já usei nomes piores enquanto escrevia histórias sobre outras culturas. Tem que lembrar sempre que Joannezinha é uma escritora como qualquer um de nós.

Mas aproveitando o tópico linguístico (eu faço Letras, gentes, compreendam), vi um pessoal tretando no facebook sobre a língua na qual as aulas seriam ministradas. Porque se o nome é em português, as aulas seriam ministradas em português também? E o pessoal que fala espanhol, como fica?

O resultado foi uma briga de “Brasil é o maior país da América do Sul”, “tem mais países que falam espanhol”, “brasil tem mais habitantes”, etc etc, e minha reação era apenas:

No gif: professora Minerva McGonagall dando um sermão nos alunos, falando energeticamente
Claramente babuínos bobocas balbuciando em bando 

Sério que tem gente querendo descobrir qual das duas línguas é melhor pra escola? Primeiro que eu acho meio impossível não existir algum feitiço pra tradução simultânea das aulas e pra própria comunicação entre os alunos. É um “problema” que, por exemplo, a Beauxbatons deve enfrentar, já que ela aceita alunos de vários países (França, Portugal, Espanha, Holanda, Bélgica…). Imagina na África então, que tem centenas e mais centenas de línguas.

Além de que as pessoas tão vendo isso…

Na imagem: mapa da américa do sul. A Brasil colorido de laranja (falante de português) e a maioria dos outros países, de verde (falantes de espanhol)

Quando o panorama linguístico também inclui tuuuudo isso:

na imagem: outro mapa da américa do sul, agora em várias cores rajadas que ultrapassam os limites entre países. Representam os troncos linguísticos indígenas tupi, macro-jê, caribe, chibcha, pano-tacana, arawak e chon.
Detalhe que esse é um mapa de famílias linguísticas. Cada uma abriga dezenas de outras línguas dentro de si. [fonte]

E pra quem não acha que ia não ter gente falando línguas indígenas na Castelobruxo, é bom lembrar que Herbologia e Magizoologia são os fortes da escola, algo que provavelmente as populações nativas que já vivem na floresta há tempos conheceram a fundo antes de desenvolver e passar pras novas gerações. Então, sim, acho que no mínimo alguns professores devem ser indígenas e não necessariamente falarem português ou espanhol, isso se não tivermos feitiços com base em suas línguas. É bem provável que a escola (ou o que viria a ser uma) já existisse antes da colonização e consequente vinda de outras línguas pra cá. Cada um verbaliza magia como pode, né?

Aliás, com base na ilustração divulgada (que parece com templos de civilizações antigas das Américas), e da descrição ser de um edifício imponente de rocha dourada… lembra muito:

Na imagem: ilustração da Disney da cidade mítica de El Dorado, com pirâmides douradas ao fundo, iluminadas pelo sol, e plantas tropicais verdes se erguendo entre elas.

*pausa pra constatação de que a escola de magia da América do Sul pode ser a resposta pro mistério de El Dorado*

SÉRIO. Talvez minha cabeça tenha explodido nessa. Eu fiz uma pesquisa rápida e parece que colonizadores espanhóis e de várias outras nacionalidades tentaram inúmeras expedições, lá por volta da década de 1530, por Colômbia, Venezuela e partes da Guiana e >>>>NORTE DO BRASIL<<< em busca da cidade dourada (foi até por esse motivo que boa parte do terreno foi mapeada, incluindo o Rio Amazonas). Não me surpreenderia se esse mistério todo, que envolve desaparecimentos e objetos de ouro encontrados, envolvesse magia também, e que após o contato entre as civilizações, a escola tenha começado a tomar forma (a princípio, com o desejo dos colonizadores aprenderem a magia daqui).

(Isso daria uma história ÓTIMA).

Além de tudo isso, acho incrível o fato de caiporas serem as guardiãs da escola e seus jardins, de termos uma natureza super rica e devidamente estudada a nosso favor e… enfim, da J.K. ter se preocupado em dar a nós uma escola de magia única. Certo, ainda tem pouco pra amar comparado a todo o universo que a gente pode imaginar sendo construído ao redor dela. Mas só de pensar que tem muito a ser descoberto ainda… Que Newt Scamander, Magizoologista, por acabar passando por aqui durante um de seus três filmes... E que todas essas escolas podem ter suas histórias contadas no futuro...

No gif: professora Minerva EMPOLGADÍSSIMA, rindo e apertando seu cachecol verde e marrom
SÃO TANTAS POSSIBILIDADES

Talvez a gente não precise mais ficar esperando uma carta distante vinda de uma corujinhas europeia pra sonhar em ser um bruxo de verdade.


Outras coisas que eu queria dizer e não lembrei:
- As vestes “verde brilhante” devem ser bem diferentes do uniforme bruxo tradicional pra se adequar ao clima e ambiente. Imagino algo como a roupa dos dobradores de terra de Avatar, talvez um pouco mais luxuosas. Exemplos aqui, aqui, aqui e aqui.
- Teve um pessoal zoando no twitter que o equivalente ao Expresso de Hogwarts seriam barcos usados no transporte fluvial da região (veja mais embaixo no post), e tirando a parte da piada, acho que faz muito sentido???? Não dá pra chegar nas profundezas da floresta de busão, né
- Por falar em equivalente, fico imaginando o beco diagonal brasileiro. Provavelmente algo como o Mercado Ver-o-Peso? Ou será que Hogsmeade que seria assim???? DÚVIDAS. Vamos finalizar logo o post. 


UM BÔNUS: COMO O TWITTER REAGIU A CASTELOBRUXO 
(um-ou-outro-tweet-talvez-não-tão-legal-assim-porque-as-pessoas-estigmatizam-muito-só-porque-é-de-uma-região-do-brasil-não-convencional-mas-vamos-botar-mesmo-assim-pra-glorificar-o-fato-de-Castelobruxo-ser-lá-no-norte-em-vez-de-numa-cidade-grandona-qualquer)







TAGS: , , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

38 comentários

  1. Será que tem algum uniforme em que eu não ficaria ridícula? HAHAHAH de toda forma achei suas suposições bem simpáticas.
    Mas uma dúvida, como assim todo mundo veste verde? mas e as casas? eu acho que perdi algo...

    Você refez o teste do Pottermore, João? E qual tua casa Híbrida? (estou sendo engolida por esses assuntos essa semana, sorry not sorry)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em Hogwarts o uniforme é todo preto. Só depois que as crianças são selecionadas pras casas é que detalhes dele ganham as cores da casa em questão: gravata, detalhes do suéter, cachecol e tals. Então o uniforme de castelobruxo pode ser todo verde, com detalhes da casa em que o aluno tá.

      Isso me fez pensar......COMO SERIAM AS CASAS DE CASTELOBRUXO?????????? AIN JESUS

      Excluir
    2. Ainda não refiz o teste!!! Preciso de um novo email e uma nova conta, ao que parede D: Mas farei assim que possível. E minha casa híbrida........ eu já fiz dois testes e os dois deram coisas compleeeeetamente diferentes. Eu me considero um misto de Lufa-Lufa e Sonserina. Talvez Corvinal no lugar da Sonserina? Lufa é minha casa do coração, mas eu também tenho um lado muito egoísta/individualista. Ao mesmo tempo, busco informações até o fim do mundo sobre coisas que eu gosto muito, o que é um tipo de conhecimento. Não sei qual dessas duas partes de mim fala mais alto, enfim. Não sei de mais nada xD

      A Bells falou sobre o uniforme, mas eu não sei se tem casas iguais as de Hogwarts? Eu acho algo bem específico e o sistema educacional pode variar bastante. Mas se tiver, acho que deve ser algo bem antigo, talvez com base nas divindades das quais os fundadores acreditavam ter vindo a magia? Provavelmente seriam representações das forças da natureza, e essas forças seriam metaforizadas pra indicar os traços de personalidade de cada casa.

      Bom, eu acho, pode ser qualquer coisa UHAHUAUHHAU

      Excluir
    3. E claramente ficaríamos lindos no uniforme, cadê autoestima, Helena???? UAHUAHUA

      Excluir
    4. SERÁ QUE SEQUER TERIAM CASAS?

      Nossa se eu pensar parece que te um pouquinho de cada casa, sim, porque Sonserina é uma casa que seria a ultima que o chapéu seletor me colocaria, mas sim individualista eu sou desde pequena, sério. Eu fiz o teste das casas hibridas e deu Grifinória com Corvinal.

      É que tem umas coisas que apenas não valorizam HAHAHAHAHAH

      E joão, você claramente poderia escrever histórias sobre CasteloBruxo, porque OLHA ESSAS TEORIAS. junto com a Dana então, ninguém PArava vocês!!1

      Excluir
    5. e ah, eu fiz o teste com meu e-mail antigo mesmo. Tipo você pode "reivindicar"(?) sua casa antiga ou optar por fazer o teste outra vez e ver no que dá.

      Excluir
    6. Vou tentar fazer na conta antiga, então!!!!


      E fiz dois testes, um deu Sonserina+Corvinal, o outro Grifinória+Lufa........... confio mais no primeiro, mas ainda assim, acho que Lufa ESTÁ NESTE SANGUE QUE CORRE EM MINHAS VEIAS.

      Excluir
    7. Que teste é esse? (Casas híbridas)

      Excluir
  2. Faz muito sentido a hipótese sobre El Dorado! Vou ficar esperando a arara-azul que vai trazer minha carta para Castelobruxo hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AHAUHAU MAIS BONITO QUE CORUJA, NÉ NÃO? Capaz de vir amarrado no bico do tucano, já que arara não tá muito abundante :P

      Excluir
    2. Vai ver é por isso que ninguém recebeu a cartinha ainda, entregadores em extinção hahaha

      Excluir
  3. Simplesmente amei essa história do Castelobruxo (que nome mais sem graça. A JK ensinou português em Portugal, podia ter encontrado um nome melhorzinho) ser no norte. É muito mais perto das fronteiras com os outros países e é uma região rica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Joãooooooooo essa história do El Dourado, eu amei amei amei, não tinha parado pra pensar nisso em nenhum momento. E a escola ser no norte, isso é tão maravilhoso, e vamos ser sinceros, faz todo o sentido do mundo, além de toda a questão de representatividade. Parabéns pelo seu texto moço.

      Excluir
  4. Eu pensei MUUITO no El Dourado quando li a descrição e fiquei toda !!!!!!! Porque, como você, eu também explodi com um mundo de possibilidades que dariam historias ótimas! Eu também que a zoeira sobre usarem transporte fluvial uma ideia super válida porque naquela região faz super sentido, só não tinha pensado no Mercado como nossa versão de Hogsmead, mas já estou imaginando varias coisinhas. Aaah, eu tinha pensado também no Saci como Pirraça e em mulas de cabeça como Testralios. Seria incrível!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. UAHUAHUAH EU TAMBÉM FIQUEI PENSANDO EM COMO OS PERSONAGENS MITOLÓGICOS IAM ENCAIXAR!!! Teve até um momento que achei que o boi tatá que carregaria o barco mágico nas costas em vez de deixar ser levado pelo rio. Seria bem mais rápido pra pegar o pessoal de todo canto xD E mulas sem cabeça como testrálios: SIM. Apenas sim :')

      Excluir
    2. pensamos o mesmo sobre as mulas!!!!

      Excluir
  5. PARA TUDO UNIFORME TIPO ROUPA DE DOBRADOR DE TERRA *SAI CORRENDO PRA CASTELOBRUXO*

    ResponderExcluir
  6. OK, ESSE POST É MARAVILHOSO

    Um obs sobre a jk rowling: ela sabe um pouco português, ela morou uma época em portugual!!!

    E eu super acharia legal um nome indígena. é tipo um hadouken nessa mentalidade colonizadora. e totalmente acho que pode ter aulas e aprendizados em línguas indígenas.

    Sobre El Dorado: FAZ MUITO SENTIDO. Hogwarts mesmo é uma resposta a lenda de Avalon. E eu acho interessante que El Dorado parece ser um daqueles lugares que tem Incas/Maias, então pode indicar que existia todo um povo mágico aqui. Dá até pra criar umas histórias, tipo: existia um enorme império onde pessoas magicas e comuns existiam de boa, mas aí ou 1) as pessoas comuns começaram a perseguir e os líderes magos fizeram uma mágica pra isolar a cidade; ou 2) com a chegada dos colonizadores eles foram obrigados a criar essa mágica pra isolar a cidade. Gosto mais do segundo, seria legal se contasse uma história sobre o passado que mostrava que os povos indígenas viviam em certa ~harmonia~ com os magos. Aí chegaram os colonizadores pra explorar e destruiu tudo, e eles foram obrigados a se esconder. surge a lenda do el dorado (e el dorado tgem até nome em língua indígena)

    É claro que chegaram também bruxos e com o tempo houve uma maior conexão com a comunidade mágica. ou pior ainda: bruxos colonizadores colonizaram e oprimiram os bruxos indígenas, daí explica o nome castelobruxo.

    (não consigo imaginar como um lugar indígena com nome de língua europeia possa ser uma história feliz de yeey estamos juntos aprendendo juntos) (ou pode ser tipo, os primeiros bruxos europeus chegaram e traduziram o nome indígena pra 'castelobruxo', pra poder explicar o que é aquilo) (e o próprio termo "castelo" é europeu, né? aquilo não é exatamente um castelo) (ou talvez os europeus ouviram mitos sobre um "castelo bruxo escondido nas florestas" e aí o nome castelo bruxo ficou difundido antes deles encontrarem o lugar) (imagino o primeiro bruxo a encontrar mandando uma coruja "finalmente encontrei o castelo bruxo! é ainda mais espetacular do que os relatos...") e aí o nome castelo bruxo acabou se fixando...


    eu fico imaginando que, se existem bruxos indígenas, como é que eles permitiram tanto a exterminação dos indios? da cultura indígena? tudo bem que são tribos diferentes, espalhadas pelas três américas, mas eles podiam fazer algo. por outro lado, pela área da amazonia ainda tem mais tribos do que no geral? (ou não???) e pode ser um reflexo disso? pode ser também que o sangue mágico era meio espalhado, cada tribo tinha um ou dois bruxos, quando tinha. quando eles não peregrinavam pra esse lugar específico (Castelobruxo) atrás de conhecimento. e os bruxos indígenas tinham uma cultura pacifista/isolada maior.

    de qualquer modo, eu espero que castelobruxo não seja só mais uma história de europeu vindo pra cá e explorando o que nós temos.

    IMAGINA UM MERCADO VER-O-PESO BRUXO PF

    essa imagem exclusiva da professora de poções pode ser meio racista ;x se a intenção é fazer comédia e tal. e ela parece muito uma professora mesmo. e uma professora legal HAUHAUHAUH

    AH! e pra chegar até lá: número 1- COMO DIABOS A GENTE ATRAVESSA O CONTINENTE? acho que deve ter algo tipo uma rede de flu. mas algo que eu gosto mais ainda: por que não algum animal? é nisso que a gente é forte, né? talvez exista algum animal encantando responsável pelo transporte. talvez a gente chegue até o nosso mercado ver-o-peso bruxo com o transporte que quiser, mas principalmente uma rede flu. e dali todo mundo pega um animal que leva através da floresta até o castelo bruxo. sei lá, tipo uma mula sem cabeça???

    (ok, imagina um monte de alunos andando numa floresta a noite em cima de mulas sem cabeça, com uma capa verde de veludo)

    Jesus, fui ver o mito da mula sem cabeça e wtf
    http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/mula_sem_cabeca.htm


    Eu só sei que se tem toda aquela escadaria, eu com certeza andaria o tempo inteiro com uma vassoura nas costas porque não sou obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não lembrava dessa da J.K. morando em Portugal!!!!! UHAUUAHUA faz uma diferença considerável. Um pessoal no podcast do Supernovo teorizou que o nome estranho seria por eles terem um senso pra dar nomes diferentes dos brasileiros. Só comparar os nomes de livros/filmes traduzidos de lá e aqui. Soma isso com as limitações do conhecimento dela (por não ser primeira língua, por não ser o PT-BR...)

      Mas ainda traz umas questões interessantes. Fiquei pensando porque não dar um nome tipo "templo da magia" em vez de ~castelo. Mas faz TANTO sentido nessa teoria da carta/europeus dando nome. É a mesma coisa de darem o nome de índio pro povo que viu aqui achando que era na Índia.

      Isso de por que eles não impediram a colonização de outros indígenas... Consigo pensar em algumas coisas, algumas não tão legais assim: talvez eles se achassem "superiores" por esse poder (não consigo explicar o motivo, talvez a população bruxa fosse maior ali e nos outros lugares mais escassa, e os poucos que fossem vistos de outra forma - abençoados dos deuses? - ou mortos como se tivessem deficiência, estivessem amaldiçoadas, sei lá). Talvez tenham se negado a ajudar os outros porque eles foram ~seduzidos~ pelos encantos dos estrangeiros e deixado a terra ser tomada. Ou porque eles só ficaram sabendo depois que começou a exploração e extermínio, já que fica bem afastado do litoral. Deve ter tido algum evento impactante X que provocou o contato e, como eu disse no grupo do CC (acho), transformado o local num centro de resistência indígena, com alguns estrangeiros do bem ali dentro. Se fechar completamente nesse primeiro momento, como você disse, talvez tenha sido a forma deles fazerem isso. E, sim, no Amazonas/norte como um todo a população é bem mais resistente que em outros lugares.

      Que lindo seria uma civilização toda, de indígenas bruxos e não bruxos, vivendo ali juntos e protegidos :') Não acho difícil, isso de preconceito com trouxas não precisa ser regra. E acho que podia passar uma mensagem poderosa pros alunos de hoje em dia que fossem estudar lá (e pros leitores, claro).

      QUASE A WAKANDA BRASILEIRA. UM TIPO TOTALMENTE DIFERENTE DE DESENVOLVIMENTO. UM LUGAR ONDE AS PESSOAS NÃO SÓ APRENDEM MAGIA, MAS APRENDEM SOBRE O PAÍS E A HISTÓRIA E A PRESERVAÇÃO E RESPEITO DAS ORIGENS. E A POPULAÇÃO QUE NÃO TÁ MAIS VIVENDO LÁ NÃO FOI EXTERMINADA (ao menos não totalmente), MAS VIVE NO MUNDO TROUXA TENTANDO FAZER A DIFERENÇA.

      *calma*

      Achei a imagem da senhorinha meio delicada também (e tem site grande compartilhando coisas do tipo), por isso o comentário embaixo do título do bônus. Mas eu sinceramente achei genial e adoraria uma professora assim, parece uma pessoa tão querida.

      Isso de transporte é um ponto. Tava pensando, a gente não tem lareira, mas talvez pudesse usar cachoeiras??? Os rios daqui são todos interconectados, seria fácil ter um fluxo mágico correndo pelo país. E sempre fui meio frustrado com explorarem pouco o Lago negro de Hogwarts, que é só..... um lago. Imagina o poder dessas águas daqui. Um universo mágico inteirinho submerso, sendo estudado e explorado com o respeito e atenção que merece. Mas um animal também é uma boa, principalmente se andar rápido. A mula é uma opção.

      E tinha que atualizar essa origem da mula aí, não achei muito digna

      "(ok, imagina um monte de alunos andando numa floresta a noite em cima de mulas sem cabeça, com uma capa verde de veludo)" SIM POR FAVOR JÁ ME IMAGINO GALOPANDO O PRÍNCIPE MÍSTICO DAS MATAS

      Excluir
    2. ÁGUAS. ÁAÁÁGUAS. MEU DEUS JOÃO. ACHO QUE EXISTE ÁGUA CONECTANDO O PAÍS INTEIRO E ATÉ OUTROS PAÍSES???? UM VIA AQUÁTICA BRUXA QUE TRANSPORTASSE AS PESSOAS POR MAGIA SENHOR. POR FAVOR. (tipo, eu acho que cachoeira em si não deve ser uma coisa muito boa, porque e quem mora longe de cachoeira???? eu mesma seria uma dificuldade chegar em uma, mesmo tendo várias aqui perto. e tem que considerar como os que nasceram em famílias trouxas vão chegar lá. mas acho que tem algo por aí)

      PRINCIPE MÍSTICO DAS MATAS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

      WAKANDA BRASILEIRA: SIM, SIM, SIM!!!!! EU ADORO ESSA TEORIA. TIPO, QUE CASTELOBRUXO NÃO É SÓ UMA ESCOLA, MAS TALVEZ PARTE DE UMA CIDADE PERDIDA (SE NÃO UMA CIDADE) E UMA ESPÉCIE DE RETIRO MÁGICO ONDE OS BRUXOS CRIARAM PRA SE PROTEGER DOS TROUXAS COLONIZADORES E PRESERVAR SUA CULTURA E CONHECIMENTO

      (eu não gosto tanto da teoria deles se sentirem superiores. e eu também acho que pode ser que eles não sejam taaaantos assim? talvez uns punhados perdidos pelo mapa e uma concentração especial perto desse templo. e aí mesmo que eles quisessem revidar, eles acabaram sendo sobrepostos??? acho que essa é até uma razão dos bruxos da inglaterra se esconderem também. HEY, CAÇA AS BRUXAS. mesmo sendo magos eles não conseguiram vencer os trouxas e se esconderam)

      Excluir
    3. Às vezes esqueço que cachoeira não é algo acessível pra todo mundo JKHSDGJKHD Mas talvez dê pra mergulhar em um lugar, fazer algo mágico e sair no outro, porque tudo faz parte de uma só corrente? Talvez.

      É, se pensar enquanto uma cidade mesmo, provavelmente tinham poucos. Eu não sei, isso deles serem superiores e não quererem ajudar vem de uma vontade minha de achar algum defeito (ou talvez seja só replicando a coisa das amazonas e o mundo dos homens, porque aparentemente aplico a mesma fórmula pra tudo), ou até inserir alguma dinâmica entre tribos (que eu nem sei bem como funciona, pra falar a verdade ._.), mas é provável que a coisa de só se fechar magicamente seja mais apropriada mesmo. Até porque Portugal já diminui indígenas, não é bom fazer isso de novo de uma perspectiva interna.

      Eu só quero >muito< entender como tudo aconteceu historicamente

      Excluir
  7. ok, nova teoria: ÁRVORES MÁGICAS?????? E SE TEM ÁRVORES QUE VOCÊ "ENTRA" NUM LUGAR E SAI NO OUTRO? E AÍ OS ALUNOS CHEGANDO NA BEIRA DA FLORESTA ENTRAM NUMA ÁRVORE E CHEGAM LÁ. OU AQUI DO RIO EU ENTRO NUMA E SAIO LÁ.

    e é muito legal, porque eles não iam poder ter isso na europa por causa do clima. ;x

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tô gritando com essas teorias de vocês *O* SOCORR

      Excluir
    2. SIMMMMMMM. Sugeri as cachoeiras ali em cima, mas árvores! Definitivamente mais legal. Se não for pra transporte, tem que ser pra outra coisa, porque pfvr árvores são ótimas

      Excluir
  8. CARA COMO ASSIM
    Se algum dia sair qualquer coisa sobre Castelobruxo pode ter certeza que eu vou atrás, seja livro, filme, jogo ahsuahsuasa SÉRIO TÔ MUITO FELIZ AQUI Já pensou o Ver-o-Peso sendo Hogsmeade??? MEUDEUS Eu ia amar Beth Cheirosinha como minha professora tu é doido ausuahsuasas Super orgulho da escola ser praticamente aqui do lado - Povo daqui de Belém ia sair adoidado pra lá (PS: UNIFORME V-E-R-D-E <3)

    ResponderExcluir
  9. Eu nem sou mais tão fã assim de HP, mas voltou tudo com esse post. <3
    Essas teorias, meu Deus... ESCREVA JÁ ESSA SÉRIE ROWLING!!!

    ResponderExcluir
  10. Adorei o texto, mas gostaria deixar registrado que JK entende muito bem de português. Principalmente por ter morado por um bom tempo em Portugal (ela inclusive tinha respondido uma fã, há muito tempo, que tinha reclamado da tradução dos livros de HP, a autora afirmou que aprovava a adaptação dos neologismos e que era fluente em Português).
    De qualquer forma eu adorei "Castelobruxo" ^^

    ResponderExcluir
  11. "Hogwarts pode ter o lago negro mas Castelobruxo tem o rio Negro e ainda vem o Solimões de brinde" #morta Eu adorei sua teoria sobre El Dorado! #quero Eu amei o nome Castelobruxo, me lembra do Castelo Rá-Tim-Bum, dá uma nostalgia danada e aquece o coração ♥

    ResponderExcluir
  12. Cara, eu adorei esse post! Achei completamente poético o fato de caiporas cuidarem da segurança, e se tiver Iara, boitatás, barcos e professores indígenas, ficará mais lindo ainda!Imagina vir com uns orixás junto?

    ResponderExcluir
  13. Essa pessoa provavelmente não leu sequer o terceiro livro, onde a escola do Brasil já havia sido citada. No quarto, outras escolas são citadas (e a do Brasil é citada mais uma vez). Ah, e com certeza não conhece a tradução "separada" de Hogwarts.

    ResponderExcluir
  14. Achei MT MT bacana a idéia dessa escola brasileira... E o mais legal é que a JK enfatizou bem "...Quem usou primeiro..." só acho que há uma rivalidade monstra entre Hogwarts e Catelobruxo hahaha

    ResponderExcluir
  15. Pessoal reclamando do nome Castelobruxo, mas se esquecem que Hogwarts significa "Verruga de bruxa"

    ResponderExcluir
  16. Eu estava lendo e adorei as teorias de vocês...Estava pensando nos costumes, arquitetura do castelo\templo ...etc E pensei:

    - A arquitetura poderia ser um misto de templo com elementos de construções coloniais.

    - Teria um templo principal gigantesco no meio com um castelo de ouro em cima dele (é o que parece na imagem do pottermore) e atras uma ponte que leva pra uma entrada numa montanha, entre duas cachoeiras, la é onde ficam os dormitórios dos meninos e meninas.

    - Um dos costumes de castelobruxo, ao contrario das outras escolas, é promover a união, trabalho em equipe, comunhão, então não haveriam casas, ou eles seriam divididos em conceitos de tribo ao invés de casas.

    - As áreas para banho seriam como termais separadas uma para os meninos e outra para as meninas, onde eles iriam juntos (Mais uma vez promovendo a comunhão, seriam atrás das cachoeiras, com um lago de áqua quente no centro.

    - O templo maior no centro, ao invés dos castelos europeus que te levam para cima em torres, teria seus corredores e salas por dentro dele e para baixo do solo.

    - Haveriam outras construções de pedra com detalhes em ouro que seriam outras salas de estudo, estufas naturais, a área de alimentação seia mais um templo grande ao ar livre com colunas e uma mesa de pedra comprida no centro.

    - Os uniformes (Não os mantos) seriam camisas de botão, na cor beje claro com manga curta ou sem manga (por causa do calor), calça marrom, botas e luvas de couro. Os mantos verdes não teriam manga comprida e seriam mais parecidos com mantos tribais porem modernizados.

    - O meio de ir até os locais mágicos na america do sul seriam chaves-de-portal em formas de totens... Ao chegar na feira-magica, a partir dela, próximo ao rio teria um pequeno templo aonde se esconde a entrada para um barco magico de madeira e ouro com a proa sendo a cabeça de um boitatá, o barco funcionaria como o barco de durmstrang, afundando no rio ou entraria numa cachoeira magica que sai perto do castelo.

    - Castelobruxo teria uma área separada no meio da floresta para preservação das criaturas magicas.

    Obrigado por me fazerem viajar com vocês assim HAHA

    ResponderExcluir
  17. Eu já até gosto do nome Castelobruxo, principalmente levando em conta o nome das outras escolas kkkkkkk (Hogwarts = verrugas de porco)

    ResponderExcluir
  18. Vey essa escola é verdadeira msm? Se sim! Como faz para fazer parte?

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. Sobre Eldorado ser a castelo bruxo super amei. E ao considerar que em inglês hog=porco e warts=verruga, estudar em uma escola de magia chamada castelo bruxo é bem melhor do que algo similar a verruga de porco, varinha bonita, ou lugar mágico ksksks
    Só espero que realmente considerem o Clima Equatorial da região norte ao criarem os uniformes. Sem condições de usar roupas sobrepostas, manga cumprida,calça dependendo do tecido etc (se bem que pode até existir algum feitiço pra mudar a temperatura, mas acho que perderia um pouco da nossa Cultura,identidade).
    Sobre o idioma acho que as aulas devem ser ministradas em português afinal toda dependência educacional ensina no idioma oficial mas nada impede de ter disciplina optativa de língua portuguesa para não nativos (acho que n vai ser tão difícil para falantes de língua espanhola que são maioria na América do Sul) ou realizar feitiço para tradução e interpretação simultâneas.
    Se eu vou estudar na França a obrigação de aprender francês é minha !
    Achei super legal a questão do transporte fluvial, tbm acontece pra chegar em hogwarts de barquinhos. AAAA tão Brasil imagina andando de Balsa dando tchauzinho pras Iaras ksksks deixo aí uma pergunta ... Será que aquela lenda do Boto Cor de rosa o homem em questão é um Animago ou um animal fantástico ?

    ResponderExcluir
  21. Arvores como rede de transporte entre todos os países da América do Sul seria mais acessível a todos, chaves de portais, criaturas mágicas para nos levar pra Castelobruxo que maraaaaa

    ResponderExcluir

Posts Populares