#ShareTheLoad A Marcha dos Pinguins

Mulheres, filhos e vida doméstica: o dobro de trabalho, nenhuma gratidão

20.6.16Elilyan


Recentemente revi o filme A Marcha dos Pinguins (La Marche de l'empereur) e isso me fez pensar sobre a evolução dos papéis de gêneros na sociedade

O documentário que narra a jornada dos pinguins-imperadores, que a cada inverno na Antártica saem da segurança do oceano e caminham milhares de quilômetros rumo ao seu local de acasalamento. As fêmeas permanecem no local apenas o tempo necessário para a procriação e logo partem de volta para o mar. Os imperadores machos permanecem para guardar e chocar os ovos. Durante 4 meses, no inverno glacial sem comer nada, os machos aguardam os ovos eclodirem. Sim, os machos são os responsáveis por cuidar dos ovos e dos filhotes recém-nascidos. Entretanto os frágeis filhotes só conseguem sobreviver por 48 horas sem comida, ou seja, o retorno dos imperadores fêmeas ao local, que trazem comida do oceano, é essencial para a perpetuação da espécie.

A divisão igualitária dos cuidados da “vida doméstica” e dos filhotes é essencial para a perpetuação dos pinguins-imperadores. Se algum macho ou fêmea decidisse, em qualquer momento, ignorar sua responsabilidade a sobrevivência da espécie estaria em risco. Infelizmente nos seres humanos não somos como os pinguins-imperadores. Também recentemente encontrei o vídeo Why is Laundry only a mother’s job? Dads #ShareTheLoad, uma propaganda do sabão Ariel, na Índia, que questiona os papéis de gênero. 


Chegar em casa depois de um dia exaustivo de trabalho e seguir começar o segundo emprego em casa cuidando dos afazeres domésticos e filhos é a realidade de muitas pessoas, principalmente das mulheres. Em pleno século XXI, os cuidados dos pequenos e da vida doméstica é ainda visto como responsabilidade essencialmente feminina, e ao meu ver isso precisa mudar.

Em recente pesquisa do realizada pelo IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), mostrou que mesmo com o aumento da participação feminina no mercado de trabalho, as tarefas domésticas ainda são praticamente de responsabilidades exclusivas das mulheres. O tempo gasto com serviços de casa chega a quase o dobro mesmo quando a comparação é entre mulheres ativas (25,3 horas semanais) e homens sem atividade remunerada (13,7 horas). A pesquisa traz outros dados que demonstram que independentemente do cenário as mulheres estão mais sobrecarregadas com sua dupla jornada de trabalho, o que dificulta sua asserção no mercado de trabalho. 
Em 1975, as mulheres islandesas entraram em greve – recusaram-se a trabalhar, cozinhar e cuidar das crianças por um dia. O momento mudou a forma como as mulheres eram vistas no país e ajudou a colocar a Islândia na vanguarda da luta pela igualdade.

Você pode pensar que essa divisão dos papéis de gênero onde a mulher é responsável pela prole e o homem pelo sustento da casa (caça) vem desde o tempo das cavernas, bem, não é não! Dá uma olhadinha nesse post da Dana aqui para mais informações, pois não quero falar do passado aqui, quero tratar do HOJE! Mesmo a pesquisa do IPEA mostrando que durante o período de 2004 a 2014, o percentual de homens que assumem tarefas não remuneradas da casa cresceu de 46% para 51% em uma década, isso ainda não é uma vitória, pois o das mulheres segue inalterado (90%).

A desigualdade entre os papéis de gênero só será solucionada quando mudar a mentalidade do senso comum que zelar pelo cuidado do lar é de responsabilidade inerente das mulheres. Vá agora no Google e digite “brinquedo para meninas”, depois pesquise “brinquedo para meninos” e você verá que existe toda uma construção que desde cedo induz a mentalidade machista que os homens não são também responsáveis pela vida doméstica. Enquanto a indústria induz as meninas a brincar de casinha, os meninos brincam com algo que remete a algumas profissões


Em 1975, no livro Sexo, Sociedade e o Dilema Feminino, Simone de Beavoir disse que Enquanto a família, o mito da família, o mito da maternidade e o instinto maternal não forem destruídos, as mulheres continuarão a viver sob opressão. Infelizmente, em pleno século XXI o mito da família e da maternidade ainda não foram aniquilados, o que torna a missão de acabar com a desigualdade de gênero uma tarefa que necessita do envolvimento de todos. Chega de piadinhas que continuam a perpetuar que a obrigação dos homens para com a vida doméstica é levantar as pernas; chegou a hora de todos levantarem do sofá e juntos lavarem as louças, cuidar dos filhos e construir um mundo melhor. Nos seres humanos precisamos ser como os pinguins-imperadores.

TAGS: , , , , , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

8 comentários

  1. Ótimo texto! Mais do que na hora!

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Many thanks for sharing this amazing article keep share more useful information thanks. Reckless Driving Sussex VA

    ResponderExcluir
  3. I really like your blog post. These are some pretty amazing writing ideas.

    ResponderExcluir
  4. Your blog post is excellent. These are some fantastic writing ideas.criminal lawyers in prince william county va

    ResponderExcluir
  5. I really like your blog post. These are some pretty amazing writing ideas. Hire contractors in India

    ResponderExcluir
  6. Great job breaking down complex information into digestible chunks. Your writing style is both informative and engaging. Thanks for sharing. greensville traffic lawyer

    ResponderExcluir

Posts Populares