1ª temporada 2 temporada

Resumo do que aconteceu na S1 e S2 de The 100

21.1.16Dana Martins


Nessa quinta dia 21 ESTREIA A TERCEIRA TEMPORADA DE THE 100 FINALMENTE. E eu decidi fazer um resumo do que aconteceu até aqui pra relembrar e preparar a gente para a nova temporada. Faço um resumo + lista de fatos na sequência + fotos + comentários. E tem uma timeline (em inglês) no final.

Ok, saiu um vídeo que conta tudo rapidinho em 9 minutos. É em inglês. 


Pré-Season 1

O mundo antes da primeira temporada. 

A Terra como conhecemos foi destruída por uma guerra nuclear, deixando o planeta inabitável para vida por causa da radiação. 

Ou pelo menos assim os sobreviventes da Arca pensam. Eles vivem no espaço e são a união de estações espaciais de diversos países (inclusive o Brasil!) que sobreviveram à guerra. Por isso eles acreditam que têm como missão manter a espécie humana viva custe o que custar (inclusive o sacrifício de pessoas). Porém, as coisas começam a dar errado quando o engenheiro Jake Griffin percebe que a nave não vai poder durar tanto quanto o esperado e tenta avisar para a população da Arca, o que resulta nele sendo executado e sua filha, Clarke Griffin, sofrer o mesmo destino aos 18 anos. 



Enquanto isso, na Terra, nós sabemos muito pouco sobre o que aconteceu, só que através de uma ~seleção natural~ algumas pessoas conseguiram sobreviver a radiação e, pelo menos nos Estados Unidos, formaram esses clãs separados. São povos criados a partir da sobrevivência e necessidade, que se reconstruíram a partir das ruínas do mundo antigo. O que se sabe é que eles têm leis tão cruéis quanto as da Arca, são guerreiros treinados para combates sangrentos, têm mitos e crenças particulares. Eles também têm uma cultura de expulsar as pessoas que nasceram com mutação por causa da radiação. 

Por muito tempo, esses clãs viveram em guerra, ainda mais por causa da ameaça dos "moutain men", as pessoas que vinham de Mount Weather. Um inimigo perigoso que eles nunca conseguiram enfrentar. Até que surge uma nova Commander, a Lexa, que mesmo muito nova consegue acabar com a guerra unindo todos os clãs e remanejar os esforços para proteger seu povo de Mount Weather. 



Mount Weather: pessoas que sobreviveram em um bunker do governo americano isolados da radiação e, por isso, não têm resistência ao nível de radiação de fora e morrem. (o pessoal da Arca tem uma resistência maior porque eles passaram por engenharia genética no espaço, eu acho??? e de certo modo dentro da própria nave ocorreu uma seleção natural porque eu acho que a radiação no espaço é maior??? qualquer coisa assim)

City of Lights e A.L.I.E.: No final da S2 também descobrimos uma inteligência artificial que possa ter a ver com a destruição do mundo, e que não terminou seu trabalho. 

Ou seja, nós sabemos muito pouco do que aconteceu na Terra durante todo esse tempo e ainda tem muito espaço pra explorar. Mas o principal pra S3 tá aqui.

A PARTIR DA PRIMEIRA TEMPORADA

A primeira temporada acontece no período de 1 mês. 

Abby (?) cria um projeto chamado The 100, onde eles decidem mandar os 100 prisioneiros da Arca para verificar se a Terra é habitável. Isso é tanto uma forma de economizar os recursos com os jovens prisioneiros que seriam mortos de qualquer forma, quanto um salto arriscado para poder saber se eles já podem voltar para o planeta. Lembrando que o objetivo máximo aqui é salvar a humanidade, e eles precisam dar um jeito de aumentar o tempo deles na nave, que está com problemas, como o pai da Clarke percebeu. 

Chegar na Terra foi a melhor coisa que aconteceu pra o cabelo do Bellamy.
ele atira no Jaha (pensa que o matou) e se infiltra na nave por causa da irmã


Então Clarke e cia chegam na Terra, o objetivo deles é só sobreviver. Só que eles caem no lugar errado, perdem comunicação com a Arca e, Bellamy, que se infiltrou por causa da irmã, Octavia, decide manipular os jovens contra o governo. Afinal, pra que eles vão ajudar as pessoas que os prenderam e os mandaram pra morrer na Terra?

Aí começa a bagunça.



Clarke quer chegar até Mount Weather, que é onde Jaha avisou que tinha recurso pra eles sobreviverem.

Bellamy começa a manipular o povo e tentar cortar os recursos com a Arca. 

Eles descobrem que surgiram novos animais (perigosos) no planeta.

Também descobrem que não são os únicos sobreviventes. Que tem gente na Terra. 

Então em vez de chegar a Mount Weather, Clarke acaba focando em proteger os 100 e resolver os conflitos internos. Nós vemos eles criarem um acampamento protegido, procurarem comida, encontrarem armas em um outro antigo esconderijo, etc. Bellamy recebe uma segunda chance ao descobrir que não matou Jaha e é atacado pela culpa ao se dar conta de que pode ter matado um monte de gente na Arca por cortar a comunicação, e se junta a Clarke para ser um líder decente. Octavia encontra Lincoln, a própria independência e uma espada. Finn quer paz com os Grounders. Murphy se fode por causa da má liderança de BellamyxClarke (e porque é um babaca). Uma garotinha se suicida pela mesma razão. Jasper é esfaqueado e fica traumatizado. Monty é um bom amigo. Raven chega na Terra para salvar Finn e descobrir o que aconteceu, se dá conta de que perdeu o namorado e é boa com explosões.

Quando a sua namorada tá presa no espaço, conta como traição? (sim, finn)
FATOS PRINCIPAIS DA S1 NA ORDEM 
(os números não são os episódios)

1- Jasper é esfaqueado
2- Murphy é quase enforcado
3- Charlotte (a garotinha) se mata e Murphy é expulso
4- Octavia é capturada por Lincoln
5- Finn é esfaqueado tentando salvar Octavia
6- Torturam Lincoln e tentam salvar Finn (e recuperam comunicação com a Arca)
7- Tentam paz com os Grounders
8- Murphy retorna trazendo uma doença que faz todo mundo chorar sangue
9- Explodem uma ponte pra atrasar os Grounders
10- Clarke e Finn são capturados pra Clarke salvar uma menininha que se machucou na explosão da ponte (e Murphy desaparece)
11- Murphy mostra que é do mal e tenta matar Bellamy
12- Lincoln ajuda Clarke e Finn a escaparem pelo túnel dos ceifadores (reapers)
13- Raven leva um tiro dado por Murphy enquanto tá tentando abrir a porta do dropship (a navezinha) e Murphy foge
14- Bellamy e Clarke fazem batalha de discurso motivacional e Clarke ganha fazendo todo mundo fugir, mas é tarde
15- Voltam pra nave e, mesmo com a Raven muito doente por causa da bala, ela ajuda Clarke e Jasper a montarem o negócio pra explodir os grounders
16- Grounders atacam, Jasper consegue fazer todo mundo explodir e pegar fogo
17- Termina com Anya (líder grounder) conseguindo entrar na nave onde Clarke e os 100 estão escondidos, Bellamy e Finn ficam do lado de fora, Octavia está ferida e vai embora com Lincoln. 
18- Quando Clarke sai da nave depois da batalha são atacados por fumaça rosa e todo mundo desamaia

Tentei colocar só o principal, deixei de foras coisas tipo a morte do Wells. :( 

Abby manda Raven na nave para a Terra, e é presa (pela segunda vez)


Lincoln sendo torturado pelo Bellamy, Clarke e Raven
Raven armando a bomba na ponte mesmo com a doença de chorar sangue

Octavia e Miller antes do ataque dos groundes na batalha final da s1
Eles sendo capturados por Mount Weather, repare em Jasper segundo a Anya no canto a esquerda
Kane salvando Abby depois que a mulher loira foge com a nave Exodus e deixa a Arca toda destruída

E tem toda a parte da Arca, que você tem os conflitos KanexAbby, o The Culling (quando todo mundo se sacrifica pra dar mais tempo pra Arca, e nem é necessário. Se o Bellamy não tivesse roubado o comunicador...). Também tem aquela mulher loira que rouba a nave Exodus, que explode ao cair. Enfim, é só eles tentando buscar medidas pra sobreviver enquanto não sabem se a Terra é habitável, e a Abby quebrando regras pra provar que sim. Depois o Kane percebe que tava errado e começa a se culpar. 

No fim: eles decidem ir pra Terra usando as estações da Arca. Algumas vão explodir na queda, outras vão chegar. A estação que a Abby e o Kane estão é uma das que chega. Jaha precisa se sacrificar ficando sozinho no espaço pra todo mundo ir.

A PARTIR DA SEGUNDA TEMPORADA

Ela dura uns 20 dias. 

Clarke, Anya e alguns do 100 foram capturados por Mount Weather. Finn e Bellamy foram capturados por um líder grounder que sobreviveu. Lincoln está tentando levar Octavia para ser tratada a tempo. Kane e Abby estão procurando as crianças. Raven foi abandonada pra trás e encontra Murphy.

aquele cara ali atrás é o Wick, que fica com a Raven, mas saiu da série na 3ª temporada
porque o ator é racista e tava falando umas coisas bizarras na internet

Enfim, a trama dessa temporada é Clarke tentando escapar de Mount Weather (sair de lá e, depois, salvar seus amigos). Isso é uma parte legal, porque ela passa a S1 tentando chegar em Mount Weather, e consegue chegar no final! Só pra descobrir que existe gente ainda ali e eles são um perigo. Depois que ela consegue escapar, precisa lidar com a Commander grounder para formar uma aliança, que custa Finn, e depois unir os esforços conjuntos para montar um plano para salvar seus amigos em Mount Weather. 

Aí tem os conflitos, porque Kane e Abby chegaram como "os adultos" e precisam se adaptar à realidade da Terra e ao fato de que as "crianças" no pouco período que ficaram lá assumiram papeis de liderança e, talvez, saibam lidar com a situação melhor do que eles mesmos. Tem bastante da relação tensa entre o "Sky People" e os "Grounders" - que não são amigos e, depois do que Finn faz, têm mais dificuldade de confiar um no outro ainda. Tem Octavia se tornando uma guerreira, e Lincoln sendo transformado em um Reaper em Mount Weather. E a própria narrativa dentro de Mount Weather, com os 100 sendo mantidos no escuro até começarem a ser capturados para experimentos. 



Explicação aleatória: As pessoas de Mount Weather depois de entrarem contato com a radiação precisaram de um tratamento com transfusão de sangue para sobreviver, e eles fazem isso sequestrando grounders. Só que durante a S2 descobrem que usando os 100 eles podem encontrar uma solução definitiva para ser capaz de viver fora do bunker. Eles são super preconceituosos com os grounders, e essa mentalidade de que eles são ~seres inferiores selvagens~ é o que faz eles acharem que têm razão para sequestra-los. 

Essa segunda temporada foca bastante em encontro de povos diferentes, choque de culturas, e o papel de liderança. Qual é a diferença entre um povo e o outro? Como você divide o espaço entre dois povos? Como povos diferentes podem se ajudar? Nós conhecemos um pouco mais sobre os Grounders. Vemos muita troca de informação. Vemos os líderes disputarem poder. (Abby/Kane e o Camp Jaha, Clarke/Bellamy e os 100, Lexa e os Grounders, Dante/Cage e Mount Weather) 

"Não vou colocar aquelas crianças em gaiolas como animais"
mas coloca os grounders :)))))


FATOS PRINCIPAIS DA S2

1- Clarke tenta escapar de Mount Weather e não tá comprando a amizade (Jaha vai parar na Terra)
2- Raven descobre que perdeu o movimento de uma perna / Lincoln é capturado por Mount Weather
3- Kane se entrega pra os Grounders (e encontra Jaha)
4- Finn surta procurando Clarke / Raven está buscando forma de se comunicar com outras estações caídas
5- Clarke consegue fugir com Anya e Anya morre 
6- Clarke encontra Finn matando todo mundo
7- Kane conhece a Commander e Jaha é usado pra mandar uma mensagem
8- Clarke convence mamãe Griffin a ir pra o mato interceptar as antenas de Mount Weather (que estão atrapalhando o comunicador e, com isso, dificultando ver quais estações sobreviveram) / Bellamy e Octavia encontram Lincoln-reaper em garagem 
9- Testes começam a ser feitos em Mount Weather com os 100
10- Clarke usa a recuperação de Lincoln pra fazer acordo com a Commander
11- Clarke tenta fugir com Finn pra salva-lo
12- Clarke mata Finn
13- Raven é torturada por causa da traíção de Gustus, que é descoberta na última hora e ele é torturado no lugar
14- Bellamy/Lincoln fazem um plano pra se infiltrar em Mount Weather
15- Jasper/Monty começam a reagir dentro de Mount Weather
16- Bellamy é capturado por Mount Weather quando Lincoln não resiste
17- Capturam Emerson, o cara de Mount Weather, e Clarke o usa pra mandar uma mensagem (roubando o poder da mãe)
18- Bellamy conhece Echo (presa na gaiola ao lado dele) e se "sacrifica" no lugar dela
19- Maya ajuda Bellamy a escapar. 
20- Clarke e Lexa lutam com um gorila
21- Cage rouba o poder em Mount Weather e os 100 são presos
22- Clarke e Lexa deixam a bomba cair em TONDC 
23- Clarke vira Dark Clarke e mata o sniper de Mount Weather
24- Lexa tenta matar Octavia, Clarke volta a si e não deixa
25- Plano de Clarke pra derrubar Mount Weather. Bellamy desativa as proteções, pai da Maya ajuda os 100 a se esconderem, exército de Lexa marcha até a montanha
26- Lexa faz acordo com Mount Weather e deixa Clarke sozinha
27- Clarke invade Mount Weather sozinha e acaba matando todo mundo que vivia ali (inclusive Maya)
28- Termina com: Clarke indo embora em crise por causa do que fez, Bellamy, Abby & cia retornam para o Camp Jaha, Lincoln é expulso outra vez dos Grounders, Emerson é o único sobrevivente de Mount Weather

Essa segunda temporada foi muuuito mais densa e muita coisa acontecendo ao mesmo tempo. Dois personagens pra prestar atenção aqui: Echo, companheira de gaiola do Bellamy que acaba deixando ele pra trás quando a Lexa faz o acordo, e Emerson, o único sobrevivente de Mount Weather. Os dois vão aparecer na S3. Assim como a morte da Maya, que vai mexer com a relação JasperxClarke

Finn e Bellamy capturados pelo Grounder, depois da batalha da S1

Kane mandando chicotear mamãe Griffin
Jaha achando que Lexa é uma menininha inocente

Octavia vendo Lincoln-reaper se recuperar, mamãe Griffin, Indra, Lexa no fundo
(na cena também tinha a Clarke e o Bellamy)
Clarke faz acordo com Lexa porque ela pode recuperar os ceifadores

Finn se entregando para os grounders

Emerson recebendo o tratamento (é ele que eles pegam como prisioneiro)


Jasper, Monty, Harper e Miller em Mount Weather
Bellamy libera Echo e os outros grounders

Abby, Kane e Raven capturados por Mount Weather
Murphy e Emori no deserto


Além disso, tem a trama paralela do Jaha (e Murphy). Que depois de ficar alucicracy, ir parar na Terra dentro de um míssil, ser capturado pelos grounders, ser renegado no Camp Jaha, e atravessar um deserto achando que é profeta, chega até a mansão no final onde encontra a inteligência artificial. Murphy se separa dele antes disso, cansado da loucura, e fica num farol intacto que ele encontra. Personagem importante aqui: Emori, a garota que eles encontram no deserto e faz uma armadilha pra eles 

obs: eu fiz tudo isso de cabeça, então pode ter algum fato fora de ordem ou algo importante faltando (isso eu duvido).  se você ver algo, diz! 

TIMELINE

Aqui a timeline (em inglês) dos acontecimentos das duas primeiras temporadas:

reblog no tumblr


Eu acho muito importante reparar que TUDO isso acontece em menos de 2 meses. Eu acho que isso ajuda a colocar em perspectiva muita das coisas que acontecem com os personagens, tipo a reação do Murphy na S1 e o Finn na S2. Até mesmo entender Clarke no final da S2. Tipo, a gente tá aqui assistindo tudo sentado em casa e vendo todas as perspectivas, mas eles não. Enquanto nós vemos Clarke em Mount Weather, Finn não faz a menor ideia de onde ela tá. Basta um evento desse (tipo o Murphy sendo quase enforcado) pra deixar a pessoa traumatizada. Repara em como a primeira temporada mostra o Jasper todo sobressaltado depois que se recupera da lança, e com medo dos Grounders. E isso explica também como ele fica tão feliz em Mount Weather e quer acreditar que aquilo é bom. Um lugar seguro!!!

Finn sofre praticamente o mesmo que o Peeta em Jogos Vorazes, mas em vez de ser uma tortura artificial, o que acontece com ele é a exposição constante a esse mundo. De certo modo, a situação em que o pessoal de The 100 enfrenta é um jogos vorazes infinito. Não tem uma casa pra onde eles vão retornar. Não tem um fim para o show. Não tem um vencedor. Eles precisam eles mesmos se entender pra tentar criar uma aliança e paz, o que provavelmente é algo que Lexa percebeu desde cedo e está tentando construir. 

Não basta toda essa situação, eles estão no meio de diversas pessoas com poder e interesses diferentes, que acabam se chocando e causando mais confusão. 



Agora vamos esperar pra ver a terceira temporada de The 100, que vai começar 3 meses depois disso tudo. 

Eu também fiz um post analisando a decisão da Clarke no final da segunda temporada, vale a leitura. Porque a s3 é uma consequência direta do que acontece ali. :)

TAGS: , , , , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

5 comentários

  1. Mesmo sabendo que não vou ver a S3 por agora, vim ler e adorei esse resumo! irei reler quando for começar. Obrigada por se dar ao trabalho de fazer :)

    Wells </3

    "Chegar na Terra foi a melhor coisa que aconteceu pra o cabelo do Bellamy." SIIIM

    "Octavia encontra Lincoln, a própria independência e uma espada." como não achar melhor personagem, assim?

    "Monty é um bom amigo." HAHAHAHA

    ResponderExcluir
  2. DEMAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAIS

    -Amanda Lopes, 15.

    ResponderExcluir
  3. Nossa todos assassinos brutais..todos carnívoros..e você Matou o Fin..o melhor...perdi a vontade de ver a 3 temporada.
    Fosse assim a loira chata deveria morrer tbm..matou 300.
    Foi injusto.
    Mal feito o fim foi Fin.
    Ele não deveria morrer..e ela o matou.
    Erro chato.
    Não gostei.

    ResponderExcluir
  4. Um ótimo ator..ótimo em tudo no filme..
    Você Mataram o Finn.
    Odiei.

    ResponderExcluir
  5. Matar o fim e o Lincoln tirou toda a graça pra mim ;/

    ResponderExcluir

Posts Populares