argentina CCLivros

Desafio Literário Volta ao Mundo em 12 Livros 2016

5.1.16Dana Martins

Na capa: Imagem de um mapa do mundo com aparência antiga de fundo, no centro sobre ela um círculo grande laranja com o texto "Volta ao Mundo em 12 Livros 2016" e no canto o texto em preto "Desafio Literário por Jéssica e Felipe"

QUEM AÍ QUER FUGIR DA ZONA DE CONFORTO E EXPLORAR O MUNDO??? Chegou a sua hora, porque graças à Jéssica e ao Felipe, seu 2016 literário vai poder ser ainda mais legal. Vem comigo conhecer esse desafio. 

Em 2013 aqui no CC nós fizemos o Charlie's Booklist, um projeto literário tão legal que no ano seguinte nós trouxemos a Volta ao Mundo em 12 Livros. A ideia é simples: sair da esfera de influência dos EUA e buscar conhecer a literatura mundial. Assim surgiu a lista de viagem por 12 países misturando autores contemporâneos e clássicos. Ainda estou atrasada no Haruki Murakami, mas conhecer Isaac Asimov já fez valer. ENFIM. 

Mas enquanto eu fazia o projeto, eu senti 2 coisas, a primeira é que mesmo não escolhendo autores americanos, a maioria ainda estava dentro da esfera americana. A segunda é que o mundo é MUITO grande e 12 países não dá nem pra começar. Ou seja, ainda precisaríamos desbravar mais ainda o caminho para chegar a literatura mundial.

Aí eis que esse ano a Jéssica vem me dizer que gostou do projeto e junto com o Felipe fez o próprio roteiro de leitura - criando uma experiência de viagem ao mundo inteiramente nova! Essa é a Volta ao Mundo 2016. 

Na imagem: Um campa do mundo com aparência antiga e um linha formando um trajeto que passa pelos diversos países do roteiro, em cada um deles um círculo com um livrinho na cor do país
Além disso, dessa vez você é quem escolhe os autores!

Como é que participa?

Retirado dos textos de apresentação da Jéssica aqui e do Felipe no Proibido Ler.

CRITÉRIOS

1. a ordem deve fazer sentido como um caminho
2. todos os continentes devem ser incluídos
3. Brasil e EUA, como são mais presentes no que consumimos diariamente, não fazem parte do desafio
4. alguns países que ficaram de fora da rota principal podem ser incluídos como bônus, a ser lidos depois dos países principais
5. HQs e contos estão valendo, devido à acessibilidade, mas é ideal que não se leia apenas um conto
6. autores não são especificados

ROTEIRO

Janeiro: Argentina
Fevereiro: México
[Bônus: Colômbia]
Março: Canadá
[Bônus: Islândia]
Abril: Irlanda
Maio: Finlândia
[Bônus: Alemanha]
Junho: França
Julho: Nigéria
[Bônus: África do Sul]
Agosto: Irã
Setembro: Índia
Outubro: Japão
[Bônus: China]
Novembro: Indonésia
Dezembro: Austrália

Ou seja, você vê o mês, escolhe o autor e lê. Se der tempo você ainda faz um turismo pelo país bônus. E sempre estamos aqui pra conversar sobre. :)

A Jéssica disse que vai postar no blog dela todo mês guias sobre autores de cada país, tipo esse da Argentina que ela já fez


Eu (Dana) fico muito feliz de ver como eles aproveitarem o projeto e levaram em frente a ideia. Não, sério. É ALGO INCRÍVEL! Nós fazemos esses projetos pra vocês mesmo, e ver as pessoas assumirem e usarem como preferem é muito bom. Qualquer coisa que fazemos no CC, se você ver como melhorar, quiser assumir ou ter apoio, pode falar com a gente. 

Agora sobre as leituras, estou especialmente curiosa para Nigéria, Irã, Índia e Indonésia. Tô torcendo pra quando chegar nesses meses eu lembrar e conseguir embarcar numa leitura. NOSSA, JÁ SEI O QUE VOU LER NO MÊS NO CANADÁ! VOU APROVEITAR PRA TERMINAR A TRILOGIA DE THE WAY WE FALL DA MEGAN CREWE. E MARÇO É O MEU ANIVERSÁRIO!!!!

E eu não tenho nada planejado no momento, mas farei o que eu puder pra trazer notícias, textos, promoções e o que mais conseguir pra Volta ao Mundo 2016. Se você for participar e quiser escrever pra o CC sobre a sua experiência, é só mandar email no conversacult@gmail.com! 

Na imagem: Mapa do mundo em preto e branco de fundo com um círculo azul grande no centro onde está escrito "Volta ao Mundo em 12 Livros"
meu bebêzinho cresceu!!!

Ou acompanhe a ordem de leitura da primeira Volta ao Mundo em 12 Livros.

TAGS: , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

4 comentários

  1. Isso começou com um "poxa, aquele Volta ao Mundo do CC foi tão legal e eu não consegui participar... acho que vou fazer em 2016" e OLHA AS PROPORÇÕES QUE TÁ TOMANDO *-*
    Lindão o post (como sempre, porque vocês são uns lindos) e fico feliz que a ~nova versão~ tenha ficado digna do espaço hahahahaha obrigada, Dana ♥ espero que vocês por aqui consigam participar também!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. isso é muito bom, porque às vezes (sempre HUAHUAH) eu fico duvidando das coisas que a gente faz e se o trabalho é válido, aí ver o que você fez e WOW QUE LINDO. AS PESSOAS SE IMPORTAM. E ficou muito digna sim <3 Obrigada por fazer!

      Excluir
  2. Gente QUE VERGONHA! Porque fiquei super animada quando vi os posts sobre a lista de leitura do Charlie e o da Volta ao Mundo em 12 Livros, no ano passado (mesmo que atrasado), mas pergunta se li algum livro? NADA!!! Daí vejo esse novo desafio, meus dedos coçam pra me inscrever, mas já me coloco pra baixo achando que não vou conseguir... :(

    MAS É UMA IDEIA MARAVILHOSA, PESSOAS <3

    ResponderExcluir
  3. Óia, legal a ideia. Curti. Fiquei tentada a participar (ainda dá tempo né?), mas estou receosa porque já estou participando de um Desafio Literário, o I Dare You 2.0 (o mesmo que eu fiz ano passado). E ano passado eu até tentei fazer dois desafios ao mesmo tempo e não deu muito certo, pois acabei me focando em apenas um. Vou estudar melhor o caso, mas a ideia é muito bacana.

    ResponderExcluir

Posts Populares