Ant-Man CCResenhas

[Resenha] Homem-Formiga / O que vale mais, uma formiga ou uma mulher?

30.7.15Dana Martins


Sinopse de Homem-Formiga: Em um mundo onde as mulheres são a propriedade mais preciosa dos homens, um novo homem branco hétero aparece para dar a vida por suas mulheres.

Porque, é claro, mulheres não têm o direito de morrer.

Mulheres heroínas mesmo quando morrem não são um exemplo de heroísmo.

Mulheres... aqui um segredo: elas não são realmente pessoas. Elas são a posse preciosa dos homens vivendo de acordo com a aprovação e o coração deles. Esperando que eles desbravem o mundo e mostrem o que elas podem fazer. Esperando que eles salvem o dia, só para se jogar nos braços dele.

(e se você não é branco, você serve pra comédia! yay! e pode ser um grande ajudante. isso se você for homem, é claro) (se você for mulher talvez você apareça em uma cena pra gritar em desespero. YAY, REPRESENTATIVIDADE)

(mas é legal homens se ajudando, né? não, pera. #nohomo quer dizer ATENÇÃO #NOHOMO NEM BRINCANDO NÃO PODE É UM PERIGO É UM RISCO EU HEIN)

E atenção: nem formigas são mulheres. Né, garoto?




Enfim, é isso. 

Mulheres não têm o direito de decidir o que fazer com a própria vida porque elas são preciosas demais para os homens protetores. 


Nota:


(0 conversinhas)



Pós-créditos: OH YEAH! AGORA QUE JÁ TE TIRAMOS DA JOGADA, OLHA AQUI UMA ROUPA. APROVEITA ESSES 10 SEGUNDOS. PARABÉNS POR SER A ÚNICA PESSOA DOS VINGADORES A NÃO GANHAR FILME. NÃO FIQUE TRISTE, VOCÊ PELO MENOS PODE MONTAR UM CLUBE COM A VIÚVA NEGRA AGORA.




TAGS: , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

13 comentários

  1. Dana, que medo de ver o filme agora (!!!). Eu queria ir no cinema assistir, mas ao mesmo tempo eu não queria ir, porque depois da maratona que fiz dos filmes do mcu e quando passou a excitação, percebi 5984650 coisas que não me agradavam. Como a minha personagem favorita ser diminuída a peitos e romance. É bem triste isso, porque até eu, que sou a pessoa mais desatenta do mundo quando se trata de filmes, percebi o potencial da Viuva Negra. Mas os roteiristas não (OBRIGADA POR WINTER SOLDIER ONDE ELA É A RAINHA DA PORRA TODA. Eu acho, pelo menos). Obrigada pela resenha, estou melhor agora por não ter ido no cinema quando podia. Vou assistir quando sair torrent e a internet ficar decente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HUAHUAHAUH Assista por torrent mesmo que não vale a pena prestigiar. WINTER SOLDIER MUITO BOM. É o melhor nisso de todos os filmes de super-heróis e do que muito filme de forma geral. Eu assisti Homem-Formiga apenas pensando que as pessoas que escreveram um e outro definitivamente vivem em mundos paralelos. Marvel só tem feito merda de lá pra cá em representatividade. (ok, com Vingadores 2 e Homem-Formiga) E A CENA PÓS-CRÉDITOS É DO CAPITÃO AMÉRICA COM O BUCKY E O FALCÃO!!!! eu pensando: melhor cena do filme. HAUHAUHAUHAUHAUHAUHAUHAUHAUHAUHA

      Piadas de lado, foi triste. Isso da Viúva Negra é triste. Outra que ficou pra trás :( Curioso é que com ela e a Feiticeira Escarlate, eles têm a desculpa de ter o relativo homem - Gavião e Mercúrio. Dá até pra dizer que eles deram mais atenção pra Feiticeira do que pra o Mercúrio, considerando que ela ficou viva e tal. Vespa e Homem-Formiga era outra dessas duplas, só que dessa vez: o protagonismo do homem é direto.

      Excluir
  2. Isso foi exatamente o que eu pensei e muito mais... Vespa não teve oportunidade nenhuma!
    Hope literalmente passa o filme inteiro gritando ao fundo "eu posso fazer isso! eu posso carregar seu manto! eu sou capaz e preparada mais que qualquer um!" mas a droga do filme prefere jogar ela d elado e colocar um cara estranho p/ pai confiar, treinar e passar o manto "pq mulheres não podem decidir por si mesmas, e sim ser objetos a ser salvos pelos herois"
    Realmente esse filme foi problemático.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ela não pode porque mulheres não muito preciosas :((((((((( o que seria do homem salvador se ela morresse???????

      Se você quer muito mais, fiz uma análise mais completa aqui:
      https://danamartins.wordpress.com/2015/07/30/homem-formiga-e-a-nocao-radical-de-que-mulheres-nao-sao-pessoas/

      Excluir
  3. Eu gostei bastante do filme e acho que isso é um enorme exagero do que acontece.
    Então um pai que perdeu a esposa, dando a ela a oportunidade de fazer a diferença ao lado dele, não pode tentar evitar que isso aconteça a sua filha? Tudo é sobre homens e mulheres, agora? Vivemos em uma guerra dos sexos? Grande parte do filme se trata de família, de perdão, de se encontrar.
    Se ela tivesse sido tão menosprezada assim, então nem teríamos visto seu potencial, e quão superior ela parece em comparação ao Scott.
    Acredito que as mulheres tem sim sido menosprezadas, principalmente no ramo cinematográfico e literário, mas não acho que esse seja o caso aqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gabi. Eu explico melhor o que eu acho aqui, se você quiser ver:
      https://danamartins.wordpress.com/2015/07/30/homem-formiga-e-a-nocao-radical-de-que-mulheres-nao-sao-pessoas/

      Eu concordo que o filme pode ser divertido e a Hope é uma personagem interessante (e super competente). Eu adoro como é ela quem ensina o Scott a lutar. Também acho muito boa a história de aprender a superar um erro e a confiar outra vez, pela qual o Hank passa. Só que poderia ter sido feito mil vezes melhor. Como falei no post das 12 quase mortes de Raven Reyes, não é muito o que você mostra, mas como. Raven quase morre 12 vezes em situações tensas, mas em nenhum momento deixa de ser uma personagem dona de si. Não é muito o caso da Hope.

      Eu não sei se nós vivemos uma guerra entre gêneros, Gabi. Eu espero que não. Mas nós, de fato, vivemos em uma sociedade onde a mulher tem menos valor que o homem. Isso não é um gesto de um homem do mal com raiva de mulheres, isso significa que nós vivemos numa cultura onde vemos como normal a mulher ter menos valor que o homem. Homem-Formiga, por mais que não queira, é uma dessas histórias em que falha ver mulher como uma pessoa. O que fazer quanto a isso? É uma decisão particular de cada um. Eu decido tentar entender de onde vem isso, como acontece, pra poder reestruturar o meu pensamento. (no caso de Homem-Formiga, eu tento mostrar no link que eu indiquei)

      Eu não pretendo começar guerra nenhuma contra ninguém, ainda mais baseado em gênero. Mas eu não vou ficar em silêncio vendo uma pessoa ser desvalorizada com base no gênero, que é o que acontece com as mulheres.

      Exagero, pra mim, é ter 17 filmes protagonizados por homens cis brancos heterossexuais até o primeiro homem negro aparecer. E 18 filmes até uma mulher super-heroína protagonizar a própria história. Exagero é não sabermos nem quantos filmes vão existir até reconhecerem o fato de que existe mais de uma orientação sexual. Ou algum super-herói protagonista que não seja negro nem branco. Exagero é fazer um time de Vingadores com 5 homens e 1 mulher. Exagero é quando a única pessoa do time original de Vingadores a não ganhar filme é uma mulher - que aparece para morrer e motivar a história de 2 homens em Homem-Formiga.

      Excluir
  4. No quesito representatividade eu ainda prefiro Homem de Ferro 3, onde a Pepper consegue se vingar do vilão com as próprias mãos, ao invés do mocinho fazer isso por ela. No mais, eu concordo com você. O Homem Formiga foi o único filme da Marvel em anos que eu não assisto no cinema pelas mesmas razões que as suas. Pretendo fazer o mesmo com Civil War, que até agora se trata de um filme onde conseguiram juntar todos os personagens homens e brancos do MCU num filme só, enquanto as mulheres seguem totalmente esquecidas. (Maria, Pepper, Betty etc)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Homem de Ferro 3 é o único que eu não vi HUAHUAH Quero ver ela fazer isso desde: sempre. E espero que você não veja no cinema. Se eu soubesse que seria assim não teria ido. :( Civil War eu quero ver porque: Capitão América 2 é um dos melhores filmes de representatividade feminina - não só da Marvel, até de ação no geral. Inclusive assistindo Homem-Formiga fiquei imaginando que quem escreveu Cap 2 devia viver em mundo paralelo, porque não é possível. Eu tenho esperança pra esse. Eu sempre tenho esperança...

      Excluir
  5. Muito lúcida c: Olha, eu li essas críticas ao tratamento que a Hope recebeu e fui ver o filme assim mesmo. Me arrependendo fortemente.

    Quando o filme acabou eu achei que, por ser o filme DO homem formiga, não da vespa, tava tudo bem.
    Mas agora, caiu minha ficha: É um filme, ficção, estória. QUAL A NECESSIDADE DE MATAR A JANET E POR A HOPE COMO A OTARIA DA HISTORIA? Ela é uma cientista, porquê não faz a própria roupa? Qual a necessidade de só o Hank, e não a própria Hope, poder "iniciar" a Vespa? Eu tô nervosa com essa meleca que a Marvel fez.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HUAHUAHAUHA é difícil acreditar, né? eu já sentia que podia dar merda, mas eu fui tipo "ok, talvez seja só exagero. eles podem fazer um bom filme. eles podem..." *quase quer jogar o tênis na tela no meio do filme*

      tava dizendo pra alguém, por que não é o hank que matam e a janet que fica? daria a mesma história. podiam fazer a hope roubar o traje e acontecer algo. podiam, até mesmo, fazer a própria hope convencer o pai de que ela pode ir, em vez de esperarem o scott salvar o dia pra fazer o hank aprender a confiar na filha. a moral da história é: eles podiam de muitas formas fazer uma história em que as mulheres são donas de si e mais do que uma muleta pra história do homem. não fizeram.

      e tem mais: ok, É SUPER NECESSÁRIA QUE SEJA EXATAMENTE ASSIM A HISTÓRIA. Ok. Representatividade da mulher não é só uma mulher. Não é só a Hope ou como ela foi tratada. É o fato de que todas as mulheres no filme são mocinhas indefesas que os homens podiam proteger. Sabe algo que já resolvia? A ex-mulher do Scott ser a policial, em vez de gastar história pra colocar mais um homem protetor. Ou colocar um, dois ou os 3 daqueles ajudantes do Scott mulher. Ou o vilão mulher. O fato deles não fazerem coisas assim tão simples já é um exemplo de como a visão deles é limitada quanto ao que a mulher pode ser. E por mais que o filme consiga ser divertido e tenha coisas interessantes, não vou ficar assistindo isso rindo como se fosse ok.

      Excluir
  6. Interessante, você gostou do filme? É excelente, sinto que história é boa, mas o que realmente faz a diferença é a participação do ator Corey Stoll neste filme. Eu vi recentemente em Ouro E Cobiça, você viu? A participação do ator foi fundamental. Adorei, pessoalmente eu acho que é um dos top filmes drama que nos prende. A historia está bem estruturada, o final é o melhor! Sem dúvida a veria novamente, se ainda não tiveram a oportunidade de vê-lo, eu recomendo. Cuida todos os detalhes e como resultado é uma grande produção.

    ResponderExcluir
  7. I have been reading your blog posts for month and its been the greatest thing I am doing in past few months. keep up the good work for sharing the information.
    메이저사이트
    토토사이트

    ResponderExcluir
  8. Great blog here with all of the valuable information you have. Keep up the good work you are doing here 카지노사이트

    ResponderExcluir

Posts Populares