Agenda Backstage

Backstage: Como o CC é planejado?

12.5.15Dana Martins



Se tem alguma estratégia no CC, eu chamo de "na porrada" HUAHUAHA Depois de anos (só 3, mas ok) e pessoas se misturando a gente meio que alcançou um equilíbrio positivo, porque nada foi planejado. Ou pré-planejado.

A grande questão no CC acho que é encontrar um equilíbrio entre manter o blog atualizado, ou seja, fazer coisas por responsabilidade e cumprir metas, ao mesmo tempo que faz algo natural porque tá com vontade. Basicamente, uma luta pra organizar o caos criativo.

A gente já teve colunas (CCTV, "em outros bares"!!!), coisas fixas pra fazer (CCsexta), mas elas também já foram embora e estão surgindo outras de outros tipos.

No momento, acho que o nosso sistema principal é: escreva quando quiser, mas consciente de que contamos com você e dos temas que estão "faltando".

Além disso, no início do ano a gente rearranjou o nosso sistema de metas (cada um tem uma quantidade de posts que quer escrever por mês, de 0 a 4 no momento) (em 2014 todo mundo era 4 e quase ninguém fazia) (o meu é 4 posts, mas em março eu escrevi 20) e eu tento lembrar cada um e ver por que tão ou não tão escrevendo, pra ajudar a conseguir a manter essa rotina de escrita. Tem gente que funciona super bem com meta, tem gente que para de funcionar, então é difícil. Mas de modo geral eu to analisando qual é o fluxo de produção de cada um e vendo como estruturar a nossa agenda com isso. Por exemplo, se a média conjunta da equipe for 20 posts por mês, então eu preciso 1) arranjar gente que queira escrever, ou 2) arranjar modos diversificados de posts ou 3) diminuir os dias com publicações. Isso pra tentar manter uma constância de conteúdo.

Isso mais pra organizar mesmo. A gente tem uma agenda (no momento já tem posts pra mais de um mês), onde a Bells vai organizando os posts já finalizados. Tipo, isso foi algo que surgiu mais por necessidade. Nós somos 11 pessoas. Sem essa estrutura a gente publica 5 posts em um dia e nada por uma semana. Ou muito sobre um tema só, ou muito só de um autor.

Mas acho que o nosso modo mais do que é um planejamento antecipado, é um pós-planejamento. "Bem, o que nós temos aqui? O que nós fazemos com isso?" não um "Vamos trabalhar pra fazer isso".

O nosso modo de lidar veio com o tempo. A gente tenta distribuir os conteúdos. A gente fez umas medições e viu que o conteúdo tava muito desequilibrado (o cc é sobre livros, filmes, séries, música, hqs, games e ~sociedade~), mas só tinha praticamente resenhas de livros. E eu não sei nem como exatamente aconteceu, mas ganhando consciência disso a gente começou a se reestruturar normalmente, de modo que o blog tá cada vez mais diverso (veja nos resumos da semana que tem no Facebook). A base era só livros, filmes e música, hoje a gente consegue em um mês ter posts de todas essas áreas e mais. Até videogame! (isso é uma conquista particular) Isso sem limitar ninguém a um tipo de tema ou obrigar a fazer.




A mais recente das discussões foi até que o CC tava desequilibrado em termos de vozes, e aí tá surgindo aos poucos uma forma de lidar com isso.

Coisas que consideramos pra colocar os posts na agenda:
1- Diversidade de temas
2- Diversidades de tipos de posts (discussões tensas intercaladas com posts mais leves)
3- Diversidade de autores
4- Temas "do momento" (não falar sobre o Oscar 2 meses depois, resenha do filme que tá no cinema tem prioridade)
5- Tempo mental (algo "do momento", mas a um nível mais pessoal)

E as únicas coisas fixas que nós temos no momento são a Estante Nacional e o Pornoliterário - colunas de resenha com temas específicos e que eu espero que tenha uma constância de um por mês. Além da rotação fixa na newsletter.

Então como organizar o blog?

Se for como CC, eu diria que é observação. Como encaixar isso na sua vida de maneira sustentável? Como ter desafios para alcançar, mas respeitar os seus limites? O que você quer criar? O que você, com base no que você já fez, cria? Como organizar isso? Não é algo que você faz uma vez, é um trabalho constante, mas que com o tempo vai melhorando e ficando tão fácil que até fazer esse post eu não tinha percebido a quantidade de coisas que nós fazíamos naturalmente.

O que eu acho que acontece é que muita gente cria planejamentos do tipo "ok, uma coluna de moda, uma coluna pra indicar música, uma coluna para falar de é o tchan", que funcionam no início, mas depois se tornam um peso porque nós não somos essa coisa planejada unidimensional, ela não inclui aquele mês que nós descobrimos uma série nova e não queremos mais voltar pra vida. Ela não inclui, aliás, o nosso crescimento interno que depois de fazer um tipo de texto repetidas vezes percebe como fazer aquilo melhor, ou diferente ou que é chato pra caramba fazer.

Enfim, isso é só como nós fizemos as coisas até agora e como o CC funciona.

O que eu queria: Se eu conseguir fechar 2015 sem nenhuma crise emergencial na agenda eu fico feliz. *aperta os cintos e segura a peruca*

-----------------------------------

E obrigada às pessoas que comentaram nos outros Backstage, a opinião de vocês que acompanham o blog ajuda muito. Mesmo que você não veja diretamente o reflexo aqui, ela ajuda. E algumas levam a grandes discussões no nosso grupo secreto, tipo o Felipe que mandou um email falando sobre avisar quem é o autor no início do post (Felipe, por enquanto decidimos não fazer isso, porque é legal ver que algumas pessoas "brincam" de tentar acertar quem é no texto sem ver, além de que é um modo legal de trabalhar nosso modo de escrita próprio, mas eu espero conseguir resolver isso através do layout alguma hora, ok?). Se você quer saber algo sobre o CC ou tem algum comentário, eu decidi abrir a minha ask no tumblr para isso. "Mas por que, Dana?" porque eu me conheço e sei que em qualquer outro lugar terei dificuldade de responder. Wow, acabei de descobrir que dá pra colocar a ask aqui. Use o espaço:


TAGS: , , , , , , ,

Mostre para o autor o que você achou Recomende:

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

5 comentários

  1. Backstage <3

    Eu sou apaixonado pela frequência de posts do site, além da diversidade de temas e da quantidade de pessoas na equipe. Mas eu jurava que era fácil para 11 pessoas preencherem o mês!

    Sobre os nomes do autores dos posts, eu resolvi meu "problema" prestando atenção no Painel do Blogger, que já mostra o nome de quem postou (burrice minha, pois sempre esteve ali). Eu prefiro começar o texto já sabendo quem está falando, porque meio que tem entrelinhas e contexto? Se eu descobrir só depois, terei deixado coisas passarem e terei que reler para sentir que absorvi toda a ideia (maluquice, trabalhamos).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. teoricamente é, mas pra isso as pessoas precisam escrever, né? eu e a elilyan sempre passamos da nossa "meta" todo mês, o paulo também é consistente na escrita. mas fora isso, é uma caixinha de surpresas. e eu não sei se posso fazer algo, eu não escrevo obrigada e não quero obrigar os outros. eu realmente não tenho dificuldade de escrever, então nunca sei o que fazer :(
      Mas a gente vai testando e vendo o que dá certo. Fiz de um jeito do primeiro trimestre e agora to fazendo de outro no segundo. Já vi que em termos de produção de post não funcionou: estamos com a agenda vazia daqui pra frente!

      Painel do blogger? Onde isso?

      E quase certo que vamos mudar o layout, acho que no novo o nome fica em cima! E não acho que seja maluquice isso, eu mesma escrevo texto em cima de texto, então faz sentido. Mas não sei se é bom??

      Excluir
    2. A média de posts por mês do CC é bem alta. Acho que não teria tanto impacto se vocês diminuíssem para 1 post por dia, com alguns dias ocasionais sem post. Se cada um escrevesse pelo menos 1 post*, vocês trabalhassem naqueles posts em dupla ou em grupo, você e os outros que escrevem bastante continuassem nesse ritmo e vocês encontrassem algumas pessoas para escreverem guest posts ocasionalmente (que é basicamente o que vc disse no 1) 2) 3) lá em cima)

      * Ainda é forçar se a meta for, pelo menos, 1 post? Porque, tipo, esse é um blog... de coisas escritas... e vc está nele... porque vc gosta de escrever e ter um blog... então...

      Ah, o Painel do Blogger é o "leitor de feeds" que eu uso. Aquela área do Blogger onde aparecem os posts dos blogs que vc segue. Ali mostra o nome de quem posta.

      Eu vejo que é como conhecer uma pessoa pessoalmente. Quanto mais vc sabe dela, mais vc entende do que ela está falando. Eu posso interpretar uma frase de forma diferente se sei quem é que escreveu. A mesma frase pode ter sentidos diferentes vinda de vc ou vinda, sei lá, do Paulo. E ter essa entendimento deve ser bom, né?

      Excluir
  2. Dana, você esqueceu o Balanço de Leituras. Provavelmente essa é a coluna do CC mais antiga e com a periodicidade intacta. Ela pode sair no final do mês, mas sai.

    ResponderExcluir
  3. Dana se vcs postarem um post só por dia ou em dois em dois dias ainda vai ficar muito cool isso aqui, e ainda será um número muito bom de postagens, não me sentirei abandonada. Rs
    E sobre o nome de fulano que escreveu tal coisa, eu adoro não saber no começo pq eu já identifiquei mais ou menos como algumas pessoas escrevem e gosto de chegar no final e saber se acertei ou não. Além disso, a não certeza do autor me permite fazer considerações particulares que não estaram impregnadas das ideias q já conheço(uum pouco) sobre a pessoa que escreveu, pois, apesar de identificar a escrita de alguns, de vez enqdo ainda é uma supresa.
    E sobre o blog andar na porrada, acho q a tentativa e erro é algo muito bom para se testar as coisas.

    ResponderExcluir

Posts Populares

INSTAGRAM


Instagram

FALE COM A GENTE!

Nome

E-mail *

Mensagem *