CCdiscussão CCModa

Respeite as escolhas alheias

14.4.15Elilyan



Engraçado como algumas notícias são menos impactantes do que seus comentários. Navegando no Instagram me deparei com a notícia de que a modelo Karlie Kloss (aquela amiga da Taylor Swift) não faz mais parte do cast da Victoria's Secret porque quer se dedicar mais aos estudos. Ok. Já ia continuar navegado para a próxima foto quando meu olho bateu nos comentários: “Geente, qual é o problema dela? Coitada tão jovem já ficou louca!”; “Como assiiimmmm?”. Por algum motivo esses comentários ficaram gravados na minha mente e decidi refletir sobre o por que das pessoas se incomodarem tanto com as escolhas de outras. 

Como diz a sabedoria popular: a vida é feita de escolhas. A cada tomada de decisão o ‘quem sou’ é definido mais e mais. Mas optar por A, B ou Y é cada vez mais complicado em um mundo onde todo mundo se acha no direito de ter uma opinião sobre tudo. Todos têm o direito a ter uma opinião, mas também têm o dever de respeitar as escolhas dos outros, mesmo que não conseguimos entender os valores dessas escolhas. 

"Todo mundo faz escolhas, e ninguém tem o direito de tirar essas escolhas de nós. Nem mesmo por amor." 
- Cidade das Cinzas, pág 197

O fato é que julgamos as escolhas de vidas dos outros com base nos nossos valores. Por exemplo, dois anos atrás não conseguia entender o porquê de uma amiga abandonar a promissora carreira para se dedicar exclusivamente a filha. Não entendo porque não abro mão da minha carreira por ninguém. Dizer que ela está errada, julgá-la, opinar sobre qual direção ela deve seguir, seria desrespeitoso e estúpido; seria o mesmo que admitir que alguém pode fazer o mesmo com minhas escolhas. 

Não admito que alguém julgue, opine e diga o que é melhor para mim (sorry, mãe). Provavelmente você também. Não compactuo com as crenças e escolhas da maioria das pessoas, mas isso não me dá o direito de julgar e decretar o que elas devem fazer com base no que eu acredito. Sejamos honestos: suas escolhas de vida provavelmente não me fará feliz. As minhas decisões provavelmente lhe fará infeliz.. 

Sinceramente não é fácil não julgar, e em alguns casos é bastante saudável: por que ele não o denuncia a polícia por abuso? Por que ela gastou R$ 300 mil em plásticas para ficar a cara da Barbie? As vezes as decisões dos outros nos fazem refletir sobre nos mesmos e por isso é interessante deliberar, tal qual um jogador de xadrez durante uma partida. Mas mesmo assim é sempre bom termos em mente que não nos cabe arbitrar as escolhas de ninguém, pois o que pode ser bom para mim, pode não ser para você. E vice e versa. Se a Karlie Kloss é mais feliz sem ser uma Angel, quem sou eu para dizer que ela é louca?

- elilyan andrade

TAGS: , , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

2 comentários

  1. Sem falar que essas decisões foram tomadas porque ela quer estudar. Ela quer estar na faculdade e fornecer a maior parte do seu tempo à isso, e eu não entendo como alguém acha isso ruim?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minnie, até entendo o porque de alguém achar ruim: ela não será jovem para sempre e um contrato com a VS é uma oportunidade única. Mas esse é um pensamento imediatista.

      Excluir

Posts Populares