1ª temporada CCIndicação

Eu devo assistir The 100?

5.4.15Dana Martins


Eu tava conversando com o João e acabei praticamente fazendo uma resenha de The 100, então decidi colocar aqui caso alguém queira saber sobre a história. Wow, quase esqueci desse post, me distraí lendo um recap de um episódio e só parei porque tive uma crise série de riso, aí lembrei que tava fazendo isso... Enfim, o que o João me disse:

"É The 100? Eu tava louco pra assistir desde que saiu o trailer, tenho até baixado a primeira temporada aqui, mas amigos disseram pra eu não fazer isso porque era ruim."

Seus amigos são babacas preconceituosos, apenas direi isso. E direi mais porque não consigo dizer apenas isso HUAHUAHUAHAUH

João disse que dá vontade de saber quem são essas pessoas, vou te dizer quem são:
São pessoas que você não ia querer ser inimigo. Até mais do que isso, você ia torcer para elas te verem comigo amigo.
E não porque elas sejam legais. 

Tipo, a série parece que não tem um orçamento grande (melhora na segunda) e como é de scifi tem momento que deixa a desejar com uns efeitos que me fizeram rir em uma parte séria. No início eu até suspeitei que a protagonista não atuasse muito bem (mas se isso aconteceu, depois desapareceu porque ela ficou muito bem na personagem). Essas são as únicas falhas realmente que eu consigo apontar. (e, diga-se de passagem, o que eles perdem de efeito especial eles ganham em figurino, que é bem pensado em cada detalhe de criação de mundo)

Fora isso, é como se The 100 fosse a história que eu tava esperando, ela é como a adaptação de todos os livros YA de pós-apocalipse e distopia ao mesmo tempo (ela se passa no espaço e na Terra) e, tipo, uma adaptação bem feita. Não essas porcarias que a gente tem em filme com a história toda corrida e superficial. Eles desenvolvem os personagens e os questionamentos.

Eu tava no episódio 4 da primeira temporada e parecia finale, porque como o foco da história é sobrevivência, tudo é tipo... ou agora ou morre.

Olha o figurino. Ele não só é a definição de foda no dicionário, ele conta parte da história.
Aliás, acabei de reparar em um detalhe e vou ter que ver no episódio pra ter certeza.


E é tenso. Porque a nave, por exemplo, se chama Arca e é pra onde toda a população da Terra foi depois que a radiação tornou impossível viver aqui. Só que os recursos estão se esgotando antes do esperado e eles tem questão de meses pra encontrar uma solução ou todos vão morrer e isso significa o fim da humanidade.

A primeira tentativa deles é mandar os 100 criminosos jovens pra Terra (lá qualquer crime é sentença de morte, porque eles não podem gastar recurso com criminoso. mas até 18 anos eles ficam presos e depois são executados). Então, em vez de matar, eles basicamente colocam numa nave e jogam na Terra. Se sobreviverem tá tudo salvo, se não sobreviver iam morrer mesmo.

Só que eles perdem contato com os 100 criminosos (pensa só, você foi preso e mandado pra morrer, por que você ajudaria as pessoas que fizeram isso? por que diabos você ia querer que elas viessem e trouxessem as leis que te prenderam?) e enquanto eles tentam arranjar uma forma de saber se os 100 sobreviveram, os dados indicam que não e eles precisam ainda encontrar uma solução pra salvar a humanidade. Uma delas é matar gente ali dentro pra sobrar mais tempo pra o resto.

Agora, como diabos é que você tomar essa decisão? "ok, vamos matar 300 pessoas do nosso povo"

O João que escolheu as imagens. Adorei a roupa da Clarke nessa, repara a pulseira e a bandagem na mão e a bolsinha
e a jaqueta

Sem falar que a Clarke, protagonista, é filha de uma conselheira e o melhor amigo dela que é filho do líder da nave também foi pra Terra (por que eles foram presos?). Os líderes já tiveram que sacrificar os próprios filhos em nome de tudo e ainda estão lidando com isso.

Então eles tem um tempo limite, precisam salvar a humanidade, mas qual é a melhor opção? Isso é um conflito muito grande na série. 

O que vale a pena sacrificar? Como você escolhe quem você pode sacrificar em nome do bem de todos? Como você faz um ranking da vida de alguém? E, como líder, como você lida com as decisões que toma?

Na Terra, o dilema é parecido, mas existe um problema: Eles são um grupo de 100 jovens criminosos aproveitando a liberdade pra fazer o que bem entender. Fora a Clarke, que é a única que sabe por que eles foram mandados pra Terra e sabe que eles precisam de recursos pra sobreviver e quer manter o contato com a nave. Então se formam grupos, disputas, não dá pra saber em quem confiar, algumas pessoas começam a perder o limite por causa da pressão e outros problemas que são spoiler.

Sim, isso no chão é um cadáver (isso poderia ser uma cena de Maze Runner se o Thomas fosse mulher!!!)


Mas enfim, é de uma maneira diferente, mas ainda é o dilema: como nós vamos sobreviver? em quem a gente pode confiar? o que eu sou capaz de fazer pra aguentar isso? e que lugar é esse?

E tudo isso é feito muito bem, com muitas surpresas, a partir de vários ângulos, sem tempo nenhum então você vê os personagens tomando decisões que não gostam e lidando com as consequências, se transformando.

E tem mais coisas ainda. Tem muita coisa. Tem muito personagem e cada personagem é único. Tem empoderamento. E, tipo, os personagens realmente crescem e se transformam. Além de mais mil detalhes que eu não posso contar, mas eles mudam totalmente a perspectiva desse mundo. Além disso, pode ter certeza de que a veia de ficção científica da série tá firme e forte, aparecendo pra tornar tudo mais interessante quando você menos espera.

e depois de tudo você ainda pode morrer de rir lendo recaps

Então, eu devo assistir The 100?

Se você não tem preconceito, se você gosta de histórias com questionamentos importantes sobre a vida e personagens que se transformam diante dos seus olhos (além de muita sobrevivência e tensão), aqui está uma boa opção.

-dana martins



TAGS: , , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

9 comentários

  1. "Seus amigos são babacas preconceituosos, apenas direi isso". Gente, vc está muito passional com The 100 Hahahahah

    Eu vou terminar a S1 essa semana, mas vou deixar a S2 para mais tarde, porque não consigo assistir tudo de uma vez assim (E será que falta muito pra S3?). Se bem que estou morrendo de vontade de ler a sua análise sobre o final da S2!

    Eu achei só o piloto meio capenga, mas, do segundo ep em diante, as melhorias foram visíveis, tanto nos rumos da história quanto no desenvolvimento dos personagens. Tantos conflitos! Tanta tensão! No 1x11 (até onde eu vi, por enquanto), os personagens já não se parecem com o que eram no piloto (Apenas FinnzZzZ talvez). Nem sei o que dizer de Clarke e Bellamy, que desenvolvimento!

    Um ponto negativo que eu acho é que eles não se prendem muito aos detalhes. A forma como os 100 vivem, por exemplo, não convence muito. Tão sempre de barba feita, cabelo bonito... Não mostra como eles estão se virando. Onde tomam banho? Como lavam as roupas? As meninas menstruadas fazem como (talvez eu esteja pedindo demais, lembrando aqui daqueles posts sobre Carmilla)? Como eles fazem sexo sem nem pensar em proteção? Não mostra eles se preocupando com nada disso. Eu simplesmente relevo porque a história está muito interessante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hUHAUHAUHAUHAUHUAHAUHAUH é que rola muito preconceito e ultimamente minha paciência tá no limite. tipo, eu entendo de não assistir por achar que é outra coisa, entendo de assistir e não gostar, agora assistir e falar que é ruim... tem que tá muito cego mesmo e não sou obrigada a lidar com gente que joga uma história tão boa fora HUAHUAHUAH

      eu só não assisti tudo de uma vez por resistência pura e negação. e a segunda temporada assisti em 2 dias (só porque precisei dormir). E já reassisti tudo outra vez em uma maratona quase sem parar em uns 3 dias com o meu irmão. Curiosidade: pra o final da segunda temporada os eps são tão legais, que houve um momento que ele me pediu pra ver a pizza que tava no forno (porque, bem, eu já tinha assistido, não precisava parar) e quase rolou uma briga. Acabamos parando a série HUAHUAHUAH

      Pra S3: final desse ano! Os autores começaram a se encontrar essa semana pra elaborar.

      Quando eu tava assistindo minha amiga ficava falando que a S2 era melhor, eu assisti até o fim da S2 com uma sensação de proteção da primeira, mas não dá pra negar. A série meio que muda na S2 e ao mesmo tempo, não dá pra viver sem essas mudanças.

      HUAHUAH eu acho que seria legal se mostrasse essas coisas. Pela menstruação, eu sei que no período da s1 poderia ser que ninguém menstruou (tipo, as duas temporadas juntas são só uns 40 dias!). Você consegue até ver uma certa mudança nos personagens, mas nada detalhado assim. Eu acho que não conheço nenhuma história que mostra essas coisas assim, a não ser que seja pra trama (Ex: dá uma dor de barriga e a garota é atacada quando vai na moitinha). Realmente queria ver mais coisas assim. Até a busca por comida é algo levemente abordado. Eu poderia dar mil desculpas que tornam aceitável isso não acontecer, mas continuo curiosa. HAUHA

      Uma coisa que passou pela minha cabeça: será que elas menstruam?

      Eu sei que o corpo delas é alterado de alguma forma que elas não engravidam, então: SEXO A VONTADE!!! HAUHAUHA Mas aí isso leva a outras perguntas tipo essas.

      Espero que não, última coisa que eu ia querer é ficar menstruada no meio do mato.

      Excluir
    2. Uma temporada em 2 dias. JESUS. Dura umas 3 semanas comigo rs

      Eu estou gerando expectativas enormes pra essa S2. Todo mundo (incluindo as avaliações no Banco de Séries) diz que é melhor mesmo. Eu já ficaria super satisfeito se mantivessem o nível da S1. DEVE TÁ MUITO BOM ISSO.

      As roupas deles, por exemplo. A camisa do Finn já deve ter rasgado uma meia dúzia de vezes! Hahahahah Tem um episódio que eles dão uma festa, e todos estão bebendo em COPOS. A Arca deveria ter mandado uns suprimentos básicos junto com eles. Como esperam que pessoas sobrevivam num ambiente TOTALMENTE DESCONHECIDO sem nenhuma ajuda? Era só citar isso que a maioria dessas coisinhas seriam resolvidas.

      Excluir
    3. HUAHUAHUAHUAHUAHUAHA e eu assisti orange is the new black mais rápido do que the 100 (mas também só porque quando eu assisti eu podia ficar direto)

      copos???? eu nem me dei conta. isso é realmente uma falha no roteiro. eles podiam dizer que mandaram alguma coisa, mas a parte com ocmida explodiu e tal (aí explica a clarke sair correndo pra montanha lá).

      Excluir
  2. Só digo uma coisa Felipe, se você acha que o Finn não tem desenvolvimento espera só até você assistir a segunda temporada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Engraçado que, no começo, ele meio que parecia ser o bad boy, mas acho que desistiram de seguir nessa linha, daí ele virou: "o cara comum". Não é o mais frio, não é o mais medroso, não é o mais corajoso, não é o mais inteligente, não é o... No ponto em que estou hoje (1x11), se ele morresse, não faria falta alguma.

      Excluir
    2. eu acho que o finn ainda é consistente, mas não direi nada e estou me divertindo com isso

      Excluir
  3. To viajando na terceira temporada, nao entendi quase nada! Afss

    ResponderExcluir
  4. To viajando na terceira temporada, nao entendi quase nada! Afss

    ResponderExcluir

Posts Populares