CCDicas Dana Martins

Dica rápida de produtividade: to-do list do dia

31.3.15Dana Martins



Oi, Dana aqui! Todo dia, antes de começar a fazer as coisas, eu vejo a minha to-do list (= lista de coisas para fazer). Normalmente (idealmente) nas segundas eu faço uma to-do list com tudo que eu tenho em mente pra fazer e resolver. Organizo por ordem de importância, se possível*. Coloco tarefas que depende dos outros, pra não esquecer. Então eu faço uma ordem do que é legal eu fazer naquele dia (= to com vontade) e vou em frente. Pego uns 3 itens principais, mas depende muito dos itens em si, porque alguns são só "falar com fulano X coisa" e dá pra fazer vários de uma vez só, outros podem levar horas e dias. 

Depois é começar a fazer.

Pensamentos

Eu deixo sempre a lista por perto (na minha frente), porque eu descobri que a coisa mais fácil do mundo é depois de uma tarefa eu me perder no vácuo da internet. Então eu tenho na minha cara uma consulta rápida pra recuperar o foco.

Outra coisa é o foco. Se eu faço algo, eu faço só aquilo. Às vezes escrevendo post abro mil links aleatórios, ou lembro de outras coisas que tinha que fazer, então eu só anoto em um cantinho ou guardo pra depois e termino o que tava fazendo. Algo que me ajudou muito nisso: plugin do Pocket. Com um clique eu guardo pra depois todas as coisas legais que eu encontro por aí. 

*Organizado por ordem de importância se possível porque a maioria das minhas to-do lists eu faço no papel, então fica complicado ficar trocando ordem. Às vezes eu refaço a lista, às vezes eu coloco numeração, às vezes eu circulo. Mas a ordem de importância costuma mudar de dia pra dia, então ok.

Por que uma nova lista sempre em vez de uma gigante e eterna?

Quando eu to feliz eu uso cores. Nessa aqui o
roxo usei pra marcar com quem eu tenho que fazer,
o laranja indica o que eu tenho que fazer e o azul
coisas que não são do blog. Sim, preciso me lembrar
de assistir séries que eu to louca pra assistir. 
Eu tenho várias listas, mas são listas onde eu guardo itens que eu quero lembrar de fazer. Essa minha lista principal é o que eu faço diariamente. Por mais que eu gostaria de fazer, não vou completar 1000 itens em uma semana e ter muita coisa não só coloca coisa que não é urgente no caminho, como dá a impressão de que eu nunca vou terminar. Não é bom pra minha ansiedade. E eu descobri que não vou terminar mesmo, então eu preciso criar meus tempos de foda-se a produtividade. 

E tem outras coisas tipo: será que tudo é mesmo urgente? Também tem coisas que a gente coloca na to-do list que com o tempo deixam de ser necessárias, uma nova to-do list limpa constantemente essas sujeiras que me atrapalham de fazer o que é realmente necessário.




Mas eu tento deixar a mesma to-do list por uma semana, porque também é importante ver os itens riscados e reconhecer que eu fiz coisas. Inclusive costumo incluir itens que não estavam na lista, tipo esse post, mas eu fiz. 

Quando eu não faço algo na lista, eu não fracassei. Veja bem, eu estou viva. Eu estou fazendo algo, mesmo que seja dormir ou procurar algo pra o almoço. E por mais que isso entre no caminho das coisas que eu quero concluir, me ensinam sobre quem eu sou e como eu funciono, me ajudando a ter uma noção melhor de como equilibrar essas coisas com o que eu quero fazer. Por exemplo, se tivesse comida aqui em casa e eu tivesse feito, não teria atrasado tudo com fome e depois procurando algum restaurante pra pedir. Mas essa vez nem foi muito culpa minha, então reconhecer essas coisas me ensinam também a pegar mais leve comigo. 

obs: Não é que eu faça 100% tudo, mas algumas coisas vão se transformando em hábito e eu continuo fazendo sempre que consigo, por me ajuda. 

Enfim, era só um post rápido pra dizer que eu faço uma lista nova com o principal toda semana, que mantenho ela perto de mim e que paro pra ver "o que tem pra hoje" todos os dias antes de começar. Vai que isso ajuda você?

Aliás, só eu fico procurando formas de organizar minha vida e fazer mais o que eu quero fazer? 

-dana martins
você pode me encontrar procrastinando no twitter @danagrint

TAGS: , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

5 comentários

  1. Não... Eu também tenho isso com a minha agenda...

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post com as dicas. Eu tenho vários problemas com essas listas, as vezes começo no papel e termino no aplicativo do celular, ás vezes esqueço de fazer e procrastino até ficar na internet só assistindo alguma coisa. Preciso de mais produtividade, me organizar melhor tbm!
    Bjo Dana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. To banindo a produtividade da minha vida HUAHUAH Uma coisa que pode ajudar: para pra pensar quando acorda/antes de começar o que você vai fazer naquele período. "ok, hoje é X. como eu vou fazer X?" e vai.

      Excluir
  3. Tô tentando começar com as tais to do list para ver se não fico com a sensação de "perdi minhas férias" "não tô fazendo nada" e dramas do tipo ahahah
    Acho que esse post vai me ajudar! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que ajude. \o/ Ultimamente to praticamente ignorando to-do lists, só a da layout squad que eu to seguindo. Tenho até medo de fazer. (digo isso e olho pra o lado: tem uma mini-to do list aqui)

      Uma dica: foque em objetivos! O que você quer conquistar nessas férias? E lembre de aproveitar bastante também xD

      Excluir

Posts Populares