CCSexta Elilyan Andrade

No jogo da vida tá faltando empatia

31.3.15Elilyan


Quando a Dana me pareou com o Valentino fiquei muito feliz já que tenho um crush por ele, mas quando vi o tema…*suspiro* Não fiquei nem um pouco animada porque não sou a pessoa mais cheia de empatia no mundo (apesar de estar tentando praticá-la). Na verdade acho que a Dana deu esse tema justamente por isso (segundas intenções?). 

Essa introdução está sendo escrita por mim, Elilyan, a mamãe da operação, mas quero ver se você consegue adivinhar quem escreveu o quê no texto abaixo. Sem mais delongas vamos a mais uma Operação Filhotinhos!

Empatia, da perspectiva que eu tenho, é a habilidade de enxergar como se fosse a outra pessoa, isso é, "tirar sua camisa" e "pôr a camisa do outro". Ver com os olhos do outro. Não confunda empatia com simpatia (apesar de serem sinônimos não são a mesma coisa) ou qualquer coisa relacionada a mediunidade (afora de ter uma certa relação). Empatia se trata da capacidade "de enxergar-se de acordo com a opinião de outra pessoa; enxergar os outros de acordo com a opinião de outra pessoa; enxergar os outros de acordo com a opinião deles próprios. Ou seja, a capacidade de se colocar no lugar de outra pessoa, tentando entendê-la"

Empatia é uma palavra usada em demasia em nossos loucos tempos. De acordo com o neurocientista Simon Baron-Cohen e outros pesquisadores, na verdade existem dois tipos distintos de empatia: "empatia cognitiva" que é a "capacidade de imaginar os pensamentos e sentimentos de outra pessoa"; e "empatia afetiva", que é relacionada com a compaixão e potencialmente mais difícil de cultivar, porque tratasse de “responder com uma emoção apropriada para o que alguém está pensando ou sentindo.

Praticar a empatia, seja a cognitiva ou afetiva, requer força de vontade, mas principalmente o desejo de ser uma pessoa melhor e mais humana. Por exemplo: aquele dia que você chega em casa, cansado, estressado. A SKY tá fora do ar, a internet esqueceu de pagar, chuvoso e o cachorro ainda rasgou sua almofada favorita. Então você encontra alguém, que reclama da louça suja, e assim, começam a discutir. Porque você está revoltado com a vida e a pessoa não pega leve. Tanto a pessoa quanto você não aplicaram empatia. Nenhum pensou em como o outro poderia estar ou o que o outro passou para estar tão irritado. Ninguém pensou "poxa, a almofada dele favorita" ou "poxa, não posso sair chutando tudo. Vai que algo aconteceu?". 

se a Cersei tivesse mais empatia com o Tyrion a história de GoT seria outra

Empatia é como um músculo que quanto mais exercito, mais forte fica. E se deixar de praticar diariamente ele voltará a ser flácido. Todo dia há uma briga dentro de mim, briga que me encarrego de fazer. Um treino pra me tornar mais gentil, carinhoso, compreensivo, amoroso, calmo, positivo, enquanto na verdade, sou: manipulador, impulsivo, estressado, egoísta, insensível e ciumento. Não sou perfeito e tenho ciência disso, mas justamente por ter tido a coragem de me olhar no espelho e reconhecer como sou verdadeiramente, com todos os prós e contras, que sei que o caminho para me tornar uma pessoa melhor é praticando a empatia.


o texto Me abraça foi um exercício prático de empatia

Eu consigo realizar sempre? Obviamente que não, mas cada vez menos os erros se tornaram pontuais. Cada vez os erros são menores e mais fracos (ou pelo menos acho que são). Tem pessoas, principalmente parentes, que são extremamente difíceis de lidar. Porém, não é impossível. Anos atrás era na base da ignorância, hoje já consigo conversar e focar no melhor (não que consigo realizar sempre, mas pelos menos algumas vezes e isso já é uma grandiosa mudança!).

Praticar a empatia te interessa? Eu não sei, mas me interessa. É uma tentativa de melhorar-me, de ajudar o mundo. Um treino pra que me torne um ser humano melhor. Um exercício diário para me tornar mais gentil e amigável. Uma tentativa de deixar o mundo menos egocêntrico e mais compreensivo. 

Confira esse vídeo incrível sobre empatia: 





- valentino martins e elilyan andrade

TAGS: , , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

0 comentários

Posts Populares