CCDicas CCListas

10 dicas cult para ler mais livros

1.3.15Elilyan


Ou HQs. Ou mangás. Ou qualquer coisa que você queira.

1 - Durma pouco


Quando estava recapitulando as minhas leituras de 2014 para o Balanço de Leituras Especial, a Dana me perguntou como é que eu conseguia ler tanto. A resposta é simples: durmo pouco. É sério. Como durmo em média 4 horas por dia, sobra tempo para fazer outras coisas. 

2 - Tenha sempre um livro com você


Amo filas. Amo bancos. Amo consultórios médicos. Amo engarrafamento. Amo esperar. Amo tudo isso se estiver com um livro nas mãos, sem livros viro o Hulk. Se tenho sempre um livro comigo qualquer lugar é o céu.

3 - Leia dois livros ao mesmo tempo


Sempre tem aquele momento em que um livro se torna um porre, então nada de jogar o livro de lado e ficar sem nada pra ler. Leia outra coisa. Adoro tanto alternar leituras que nesse momento estou lendo seis livros diferentes. 

4 - Saia da internet


A internet distrai. Isso é um fato. Você jura que vai só dar aquela verificada super rápida no e-mail e, quando vê, já está quatro horas conectado. Se você quer ler mais, largue o smartphone, o PC e o tablet e VÁ LER A DROGA DO LIVRO! Você não vai morrer se não conferir o Whatsapp

5 - Use dispositivos digitais


Não tenho Kobo, nem Lev e muito menos Kindle (se alguém quiser me dar de presente estou aceitando. obrigaduuu), mas o meu smartphone é uma mão na roda quando o assunto é leitura. Às vezes acontece de no meio da viagem de volta para casa a história do livro de papel que estou lendo acabar, então basta só sacar o smartphone, selecionar um ebook e começar a leitura. 

6 - Crie uma playlist


Tem gente que não consegue se concentrar na leitura com música, mas o meu caso é diferente. Nada como uma boa playlist para deixar a leitura ainda mais prazerosa. Muitas vezes acontece da música criar uma relação tão forte com a história que quando a ouço na hora bate a lembrança do livro. 

7 - Estabeleça metas

gif aleatório do Jared só porque eu posso
Todo mundo ama um desafio, por isso estabelecer metas é importante. Não estou falando de metas “missão impossível”, mas, sim, de algo alcançável com dedicação. Se ano passado você leu um livro, o que acha nesse ano ler dois? 

8 - Reserve um tempo para ler


É fácil ficar dando a justificativa que você não ler mais por falta de tempo. PARA COM ISSO AGORA. ISSO É UMA DESCULPA MEQUETREFE!!! Você é melhor que isso. Seja uma pessoa organizada e reserve um tempo para a leitura. Vale 10 minutos, meia hora ou até o tempo que você fica preso no trânsito. Proponha-se a ler dentro daquele período de tempo e LEIA! 

9 - Varie os tipos de leitura


Você se propôs ler toda a obra de Tolstói, mas, meu amigo, isso é uma péssima ideia. Mesmo que você seja o maior amante da literatura russa, chega uma hora que é necessário variar. Sempre procuro alternar leituras densas com leves, dessa forma não fico cansada de tanto ler. 

10 - Troque figurinhas


Todo mundo ama jogar conversa fora, e nada é melhor que falar sobre livros (talvez fofocar sobre os famosos seja mais divertido?). Mesmo que seu círculo de amizade não seja feito por bibliófilos, pode ter certeza que sempre terá alguém disponível para trocar impressões sobre a sua leitura. 

TAGS: , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

7 comentários

  1. Amei seu post, e tirando a parte da playlist faço tudo isso. Mas descobri que meu ritmo de leitura fluiu de maneira maravilhosa depois que:
    Passei a ter a meta de ler 4 livros por mês. ( mesmo tento mês q eu não consiga, isso faz eu não esmorecer)
    E ler pelo menos 50 páginas do livro que peguei no dia.

    Dessa forma, mesmo com monografia, estágio e aula, e curso, só esse ano já consegui ler 18 livros e alguns romances de banca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. :D Sempre fico feliz quando alguém diz que gosta do que escrevi. Obrigada por liberar endorfina na minha corrente sanguínea.

      Metas são ótimas. Sempre tenho uma, mas não foco tanto em números, mais em tipos de leituras. 18 livro é muita coisa. Não faço ideia quanto já li, pois só confiro minha quantidade de leitura quando participo do Balanço de Leitura.

      Excluir
  2. Ps: A parte do dormi pouco tb não é comigo. EU AMO DORMIR.

    ResponderExcluir
  3. Mulher, como você dorme quatro horas por dia e sobrevivi? HAHAHAHA

    tem umas dicas que eu vou tentar encaixar no meu dia-a-dia porque depois do ano passado quando mudou meu horário de escola eu li muito menos. Quero mudar isso para ontem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Helena, é um problema que tenho desde de bebê. Meu problema com sono quase levou minha mãe a loucura. AUHHUAAUA

      A atitude de querer mudar já é o primeiro passo mais importante. Se você já lê mais que a média do brasileiro já sinta-se vitoriosa. :)

      Excluir
  4. Dormir é viver! Por isso dispenso a dica #1
    Mas as outras dicas são MUITO boas tks! ;)

    ResponderExcluir
  5. Adorei as dicas, menos a primeira. Preciso das minhas 8 horas de sono + sonecas! Hahaha

    ResponderExcluir

Posts Populares