clube de escrita Diego Matioli

[Clube de Escrita] Vencer o NaNoWriMo é uma questão de tempo

19.11.14Anônimo


Bom dia cupcakes de banana com aveia sem glutem! Como estão vocês? Bem fermentados e cheio de ideias e nutrientes? Eu espero que sim, por que já é hora de outra dose semanal de Clube de Escrita!

A terceira semana é um monstro que eu não esperava que fosse tão difícil de enfrentar. Em partes, por que é a primeira vez que eu cheguei nessa fase do NaNoWrimo. Meus Power Ups estão acabando, minhas Potions já não recuperam tanta vida e eu estou com medo de usar meu Phoenix Down na hora errada e não ter mais como reviver. Se você não entender nada do que eu falei, você precisa jogar mais vídeo-games.

A terceira semana do NaNo

É o que eu tenho feito. (!!!!)


Eu já vou explicar, então não comecem a me crucificar ainda. Eu não desisti do NaNoWriMo, eu garanto isso. Venham aqui comigo enquanto eu faço aquela coisa de responder perguntas imaginárias para falar do que eu quero falar, vai:

Minha história não faz o menor sentido, por que eu iria continuar essa porcaria?!
Em resumo: por que o seu livro favorito também já foi uma porcaria. A diferença é que foi uma porcaria escrita por alguém famoso. Esse alguém famoso precisou reescrever e revisar múltiplas vezes antes de publicar e, consequentemente, ficar famoso (ou mais famoso, no caso de alguns autores). Moral da história: se você desistir agora, você poderá estar desperdiçando a faísca de ignição do sucesso que vai mudar sua vida. Continuar não te dará garantia nenhuma de se tornar famoso ou rico ou feliz, eu saliento isso, mas aumenta a probabilidade disso acontecer, pelo menos. E é divertido, você não pode negar. Então desencana e seja feliz. A sujeira e a lama em que você está agora é parte do caminho para o sucesso - seja esse sucesso escrever algo finalizado, revisado e coerente ou ser publicado e ficar famoso. O que for o seu lance.

Eu chego todo o dia do trabalho e estou tão cansado que não consigo escrever! ):
Sabe o que eu tenho feito pra resolver isso? Eu tenho jogado vídeo-game. Sério, essa foi a maior revelação da minha vida: as vezes, ser improdutivo é a coisa mais produtiva que você pode fazer. Há dias da minha semana em que eu chego exausto e sem energia NENHUMA para escrever. E cara, muito legal se motivar a escrever mesmo assim e priorizar a escrita, mas nem sempre isso funciona. Eu quero escrever, mas eu sei que eu não vou render no estado em que eu chego em casa. E que, na verdade, é PIOR para mim me forçar a escrever.

Normalmente, eu ficava me obrigando a ficar na frente do computador com o arquivo aberto e falando que só faria outra coisa quando escrevesse as palavras. Eu não produzia direito, ficava ainda mais cansado, passava horas improdutivas na frente do computador e ficava super ansioso com toda essa situação e com a contagem de palavras atrasadíssima.

Então eu liguei o foda-se e fui jogar vídeo-game.

Eu, dando rage quit
E foi a solução perfeita. Eu percebi que respeitar meu corpo era a melhor coisa possível. Uma horinha jogando um pouco deitado na minha cama antes de sentar para escrever era o programa perfeito para me relaxar o corpo e aquietar a mente. E eu realmente consegui produzir decentemente nesses dias, mesmo estando cansado. Escrever não precisa ser a prioridade a todo o momento, sabe? O dia tem vinte e quatro horas, então saiba usar todas elas para construir seu momentum de escrita.

Se você sabe que não vai ser produtivo, não seja. Descanse, durma, jogue vídeo-game. Se recuperar, física ou intelectualmente não é necessariamente procrastinação, mas um investimento nas horas de escrita futuras.

Então, eu ainda² não escrevi nada. Aliás, eu nem sabia o que era NaNo até dez segundos atrás quando eu abri esse texto!

Parabéns! Abra seu arquivo e começa a escrever. Escreva 5.000 palavras por dia. Ou escreva 1.700 e termine dia 19 de Dezembro. Se ponha a teste. Se envolva com a comunidade. Faça sprints. Fale de suas ideias. Procure entender mais do seu próprio processo criativo, as necessidades e vantagens dele. Aprenda a respeitar os primeiros e aproveitar os segundos. Se dê ao direito de escrever lixo. Mande o editor-interno de férias em Acapulco. Jogue vídeo-game. Pire.

"POR FAVOR???" - Simba e Nala, implorando
pra você participar.

É uma experiência que vai mudar sua vida.


Não vai ter palavras dos patrocinadores hoje por causa de motivos.

"Bem, me perdoe se eu não estou pulando de alegria" - Scar,
sobre minha incompetência pra juntar os números
dos NaNoWriters do ConversaCult

Continuem escrevendo. Aproveitem o feriado. Se deem ao direito de surtar. Sejam felizes. Façam tudo isso ao mesmo tempo que dá bonus no jogo da vida.

TAGS: , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

2 comentários

  1. Oi Diego!

    Quando eu li essa frase "Bom dia cupcakes de banana com aveia sem glutem!" a primeira coisa que me passou pela cabeça é que em tempo de NaNo, ninguém diz só bom dia cupckes, porque se você adicionar o sabor e caracteristicas a contagem de palavras aumenta u.u (ai eu percebi que o vicio em palavras, tá afetando minha percepção)

    A primeira pergunta imaginária é minha situação agora, mas estamos tão perto do fim, então é bobeira desistir.

    E parte da culpa é do meu editor interno, que não vai embora, vai e volta, e faz drama. Estamos como meus personagens, tem horas que é só briga, outras convivem bem...

    Eu faço isso ás vezes, e é ótimo perceber que não sou a única, porque no começo do mês eu ficava aqui encarando o editor, tomando café, tentando seguir e tal. Agora eu ando ficando mais desleixada, e isso ajudou hahaha, mas eu continuo fazendo errado em algumas vezes também... Ontem mesmo, quando eu li esse post, eu tinha acabado de chegar da escola e limpado a casa, eu tava morta, e eu queria ficar aqui e escrever, ai eu li isso e "foda-se, eu vou dormir", só acabei de ler o post, nem mesmo comentei hahahaha E a noite eu cumpri a meta, não posso dizer que tudo que escrevi foi digno de algo, mas alguma partes, sim.

    ResponderExcluir
  2. É tarde demais para desejar sorte?? Mas um passarinho me contou que você ganhou. (quem fala assim hoje em dia, meu Deus?) Bom, Parabéns!!

    ResponderExcluir

Posts Populares