a lenda de korra asami

9 motivos para assistir The Legend of Korra

3.10.14Dana Martins


"Imagina Harry Potter e Jogos Vorazes combinados em um só, com trilhões de personagens diferentes incríveis, questionamentos sobre o mundo e até autocrítica. "

Hoje, 3 de outubro, é um dia que eu jamais esquecerei. Tá, sem drama. Mas foi definitivamente uma data que me aterrorizou, porque hoje é a estreia do Livro 4 de The Legend of Korra, a última temporada da minha série preferida. E mesmo que talvez não seja a série preferida, é a história mais importante para mim. Eu já escrevi um texto emocional sobre a importância de The Legend of Korra na minha vida, mas ele está em casa e não dá para postar. ENTÃO O QUE FAREI? O que eu farei é me aproveitar do top 11 do io9 e falar de 9 coisas que tornam a série incrível.

eu pra vocês -n

Uma das minhas maiores tristezas é não ter escrito muito sobre The Legend of Korra. Eu queria fazer as análises, como eu faço com Jogos Vorazes ou Faking It. Mas... eu não sei. Korra mexe tanto comigo que eu tenho dificuldade de falar. E é TANTA coisa pra falar que eu sempre sou atacada por uma crise de ansiedade e não consigo focar em um aspecto para comentar. Mas aguardem. Uma análise de como todas as personagens femininas da série são bem construídas já está a caminho. Tem esse meu outro post pronto. E essa é a última vez da série, então irei me esforçar.


Atenção para o toque de 7 coisas que você precisa saber

1- Essa é uma meio tradução/meio comentários próprios do texto do io9 "11 Reasons You Should Be Watching The Legend Of Korra".

2- Avatar: The Last Airbender (A Lenda de Aang) é uma história no mesmo universo de The Legend of Korra que foi lançada antes. (ignore o filme racista de Hollywood) 

3- Você não precisa assistir Avatar: The Last Airbender (ou A Lenda de Aang) para assistir The Legend of Korra. São histórias diferentes, eu comecei por Korra. 



4- No mundo de The Legend of Korra há 4 culturas baseadas em controlar os 4 elementos: água, terra, fogo e ar. 

5- Eles chamam controlar os elementos de "dobrar" ou dobra (bend). Então um dobrador de água é alguém que controla água. Há também os non-benders ou não dobradores, as "pessoas comuns". 

6- O mundo nunca mais vai ser o mesmo depois que você assistir. 

7- Você consegue assistir as 3 temporadas lançadas em um dia de tão pequena. 20 minutos por episódio. Uns 10 episódios por temporada. E estão de graça online em inglês.



1. Baseado em fatos reais


Eu estava tendo uma crise depois de ver o trailer do Livro 4 com a Korra de cabelo cortado (você sabe que gosta da série quando um cabelo cortado muda a sua vida), então eu perguntei para minha amiga: Por que isso é tão bom? E eu não lembro o que ela respondeu.

O que eu lembro é que a base da história é uma pessoa comum que recebe o "espírito avatar" e é responsável por manter o equilíbrio do mundo. Fico só imaginando quem não tá acostumado com Korra ou o mundo de fantasia e pensa que isso é... não sei, bobeira. Tipo, um espírito!!! Superpoderes!!! Mas é diferente. E acho que o grande diferencial de Avatar é que justamente se conecta com as pessoas em um nível humano. Através das histórias e dessa mitologia eu conheço mais as pessoas ao meu redor e me conheço mais.



Por exemplo, com a série eu passei por uma jornada de descoberta onde eu me defini finalmente como waterbender, ou dobradora de água. Eu sempre fiquei na dúvida, mas agora eu tenho certeza. (e também tenho certeza de que sou o avatar e vou dobrar todos os elementos, apesar de estar tendo dificuldade especialmente com a terra) E eu to falando sério, porque cada elemento é dominado de uma forma única e se relaciona com a forma como encaramos o mundo na realidade. E não é só nessas questões. A realidade está lá nos conflitos dos personagens. Nos temas abordados sobre formas de poder. Nas referências históricas.

Ontem mesmo eu estava assistindo "12 Anos de Escravidão" e pensando em como The Legend of Korra aborda alguns dos mesmos aspectos.

2. É uma história de super-herói com protagonista mulher

desculpa, eu to apaixonada pelo novo estilo da Korra. 
Essa cena. Olha o movimento. Olha a força. Olha o poder. 

Vamos fazer uma lista das histórias com mulheres super-heroínas que são as mais poderosas de seu universo: 1- The Legend of Korra. 2- The Legend of Korra. 3- The Legend of Korra.  4-... E não de um modo excludente ou sei lá. O espírito Avatar não discrimina sexos: homens e mulheres são igualmente dignos de receber o poder. (e o espírito avatar é feminino) O que eu mais gosto na Korra é que ela não é a "mulher forte" ou é sexualizada ou se perde em qualquer estereótipo de gênero. A história dela nem é sobre isso. Só pra completar, ela é uma personagem única. Falando sério, temos agora algumas mulheres como Tris e Katniss (ou Lara Croft e Ellie), mas como a Korra? Não. Ela não é só forte, ela é a Korra.

Eu ainda não aprendi a descrever isso, mas a Korra é praticamente a única garota em uma história tipicamente considerada masculina onde o gênero não importa. Só pra completar, além da Korra temos uma grande quantidade de mulheres incríveis (e diferentes entre si) com histórias dignas. Eu adoro comentar isso e vou repetir: toda a história de Avatar só aconteceu porque uma garota decidiu reagir contra o sexismo. Há 10 anos atrás. Em um episódio de um desenho "infantil".

Ah, calma aí. ser protagonizado por mulher não basta, ela precisa ser de uma raça diferente.

Assim que a Korra é apresentada. E isso definitivamente é uma indireta em quem não acreditou nela. 


3. É uma mistura inteligente de fantasia e ficção científica


detalhe: oponente mascarado sem relevância mulher

O mundo em que Aang viveu era mais voltado para a fantasia, mas uns 100 anos depois quando Korra está com 16 anos as coisas mudaram. O carro foi inventado. Aviões apareceram. Navios. Rádio. Isso cria uma mistura interessante de fantasia e ficção científica, até porque na história da Korra a tecnologia é um fator importante. Afinal, finalmente as pessoas sem o poder de dobrar algum elemento encontraram formas de se erguer contra os poderes dos dobradores.

Esses detalhes históricos são cruciais para a história, tanto dando um tom steampunk - que foi o que me atraiu, pra começo de conversa - quanto criando uma distopia mais abrangente. É, uma fantasia distópica com steampunk. E isso é só uma parte de The Legend of Korra.


Preciso só comentar que o desenvolvimento no universo do Avatar é relacionado à História do mundo real. A segunda temporada de Korra é uma das abordagens mais legais sobre 1ª Guerra Mundial (ou guerras, de qualquer forma) e temos também um tom de década de 30. Ano passado eu vi as manifestações que aconteceram no Brasil e aí, logo em seguida, começa The Legend of Korra e vejo o mesmo acontecer na série. Esse detalhamento é misturado de maneira incrível com a premissa de fantasia. Cara, eu adoro os criadores dessa série. Eles são geniais.

(E no io9 eles ainda citam a influência do surgimento da mídia no mundo e o que isso significa para o Avatar)

4. Os personagens secundários são incríveis

É incrível, assustador e triste o que eles fazem com os personagens, tudo ao mesmo tempo. Porque todos eles são cheios de vida, têm história própria, crescem e se relacionam com a trama principal. The Legend of Korra é uma aula. É incrível porque são personagens legais para todos os gostos. Assustador porque eles conseguem desenvolver isso em uma série que dura 20 minutos cada episódio. Triste porque são tantos que não dá para incluir todos.

Não repara, a Korra não é sempre assim.

No texto do io9 eles citam o Varrick, com seu ZHU LI, DO THE THING!, que é um inventor/empresário excêntrico que não tem como não gostar. Eu adoro a Lin, uma chefe de polícia meio amarga que precisa lidar com uns prolemas do passado. Eu queria citar mais, mas eu suponho que você não assistiu nada e alguns personagens só aparecem em outras temporadas.

5. Mostra amizade entre mulheres fortes


Nas duas primeiras temporadas uma das tramas era o triângulo amoroso Korra-Mako-Asami. E desde o início Asami parece aquela garota chata (e mais sedutora) que dá em cima do cara que a protagonista gosta. No vai e vem da história, nós chegamos ao ponto clássico em que tem tudo para as duas caírem na porrada em nome do garoto que as duas gostam. Só que não. Pelo contrário, elas usam o histórico romântico como uma forma de se aproximar. Na terceira temporada, em vez de uma trama romântica, nós vemos as duas crescerem como amigas e trabalharem juntas. E elas se transformam em uma grande dupla. Seus talentos se completam perfeitamente: Korra representa o mundo tradicional de espírito e dobras enquanto Asami representa o futuro tecnológico. (em outras palavras, Korra é uma força bruta que derruba paredes e tem um propósito, enquanto Asami é uma pessoa esperta que sabe como canalizar essa força para ajudar Korra a seguir o próprio propósito e, com isso, ter um propósito pra si mesma)

Avatar sempre teve essa veia de amizade entre mulheres e há várias outras mulheres trabalhando juntas pela história, mas ao reverter um clichê gigante como esse (mulheres brigando por homem), eles dão um grande passo.

6. É uma história sobre família



Personagens adultos são mais proeminentes em The Legend of Korra do que em Avatar: The Last Airbender. Não por que os personagens mais novos são tratados como menos competentes - na verdade, é provável que Jinora seja a personagem mais capaz em toda a série. É só que adultos ainda têm histórias para contar, e ainda há espaço para crescer. Muitos dos personagens adultos são filhos de heróis lendários e ainda estão lidando com a criação de seus nobres pais que também têm falhas. Tenzin pode estar frustrado porque nunca vai ser o gênio espiritual e herói que seu pai foi, mas seu papel como pai se prova vital para o renascimento da Nação do Ar. Toph deu a suas filhas a liberdade que não teve quando criança, algo que acabou quebrando a relação delas como irmãs. E mesmo que Korra comece como a irmã mais velha dentro da família do Tenzin, ela precisa aprender que a independência não é substituta para a sabedoria e suporte de sua família e amigos.




Esse trecho acima é tradução direta do texto do io9, que diz que é uma grande história sobre família. Eu acho que família é um tema importante na série, porque é uma grande parte da filosofia do Avatar o fato de que você não faz as coisas sozinho. Sempre existe o "team Avatar" - o grupo de amigos que se torna uma família e ajuda na trajetória do herói, sem os quais ele teria falhado em sua busca por equilíbrio. Isso se torna mais forte ainda em The Legend of Korra (ao extremo, se considerarmos a veia distópica da série). Também acho que a questão de herança é MUITO forte. Afinal, a série já começa como uma herança de The Last Airbender e temos personagens de várias idades, que mostram o peso de carregar uma herança. Aliás, essa é uma das tramas principais da história, já que um dos maiores conflitos de Korra é se ela vai estar a altura de carregar nas costas uma tradição milenar. O peso de ser "o futuro do mundo".

Então é, família é uma parte importante. Ainda mais que a série mostra um conceito de família que é mais do que as pessoas de sangue.

7. Pode nem sempre ter sucesso, mas é sempre ambicioso

Livro 1 de Korra terminou sendo um pouco corrido porque foi criado para ser uma única temporada (afinal, conseguir colocar uma protagonista mulher em um universo de ação já foi uma luta, imagina com a garantia de que teria mais temporadas...), e enquanto foca muito no romance, ainda constrói um mundo interessante e finalmente questiona a supremacia das dobras no mundo de Avatar. Quando o Livro 2 começa, parece um pouco regressivo; parece que Korra esqueceu as muitas lições do Livro 1 e o antagonista não alcançou seu potencial. Mas continuou a ser fascinante assistir The Legend of Korra, que ainda questionou o papel do Avatar em tempos de relativa paz.

foi esse pôster que me fez assistir

E na maioria das vezes a ambição de Korra é lucrativa. Quando o Livro 2 contou a história do primeiro Avatar, usou visuais de tinta e aquarela para efeitos extraordinários. Quando a série nos pediu para simpatizar com um grupo de asssassinos anarquistas no Livro 2, foi impossível ignorar.

8. E às vezes é chocante.

A forma de Aang agir com misericórdia com o grande vilão em sua história, vira uma perigosa arma anti-dobras no Livro 1 de The Legend of Korra. E é doloroso assistir personagens poderosos perderem seus poderes para o antagonista Amon.



Mas no Livro 3 as coisas ficam particurlamente interessantes. Em uma sequência de cenas chocantes, nós descobrimos o verdadeiro poder dos dobradores de ar - um que lida com terrível perda. Uma das coisas extraordinárias de The Legend of Korra é conseguir te fazer simpatizar e ter repulsa ao mesmo tempo de um personagem em um único momento.

9. Korra genuinamente cresce através da série

Sim, Korra pode ser um personagem frustrante em vários pontos da série (pessoalmente, eu nunca senti isso. acho que o maior problema que as pessoas encontram na Korra é que ela não é o esperado - uma personagem perfeita, o grande herói salvador. Eu gosto de ver ela ser idiota e fazer merda). Ela é cabeça dura, orgulhosa e às vezes afasta as pessoas de quem ela mais precisa. Mas no contexto da série, isso faz muito sentido. Ela foi protegida e mimada e, mais do que qualquer um, está vivendo na sombra do Aang, sem certeza do que o mundo precisa dela. Então não é nenhuma surpresa de que ela não tenha o senso de clareza e direção do Aang.



E isso torna ainda mais satisfatório assistir Korra crescer descobrindo quem ela é, aprendendo o que ela pode fazer como Avatar e quando apropriado colocar a própria vida em risco. O final do Livro 3 deu a Korra uma grande perda própria. É chocante ver que as grandes batalhas de Korra vêm com grandes consequências, e eu estou feliz de saber que isso vai ser abordado no início do Livro 4.


Se você ainda não foi correndo assistir, eu desisto de você. Só digo isso.

TAGS: , , , , , , , , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

10 comentários

  1. EU AMO ESSE BLOG POR SIMPLESMENTE ME IDENTIFICAR MUUUUITO COM VOCÊS!!!

    Cara, eu AMO FORTEMENTE Avatar, e amo Korra! Nesse exato momento, estou dando F5 de minuto em minuto no twitter do United Team (https://twitter.com/Unitedteam) pra ver se já saiu a legenda do episódio de hoje.

    Eu ainda não sei se me sinto triste ou feliz pelo Livro 4 ter vindo tão rápido assim, já que com o fim do Livro 3 eu fiquei muito ansioso pra saber o que acontece com Korra, mas também pesa ter consciência de que este é o último livro.

    Um fato engraçado: Eu fixei para ler depois JUSTAMENTE o post na qual você meio que traduziu/baseou para escrever esse post, sério! (http://io9.com/11-reasons-you-should-be-watching-the-legend-of-korra-1640362735).

    Lá no meu Blog, o "Com a Boca no Mundo", eu já fiz uma série de posts sobre Avatar, e mais recentemente escrevi sobre "O Que Sabemos e o Que Não Sabemos Sobre o Livro 4 de Korra", que é basicamente uma análise bem humorada do trailer que deixou todo mundo sem estruturas, principalmente nos segundos finais. Se quiser dar uma passadinha lá, ficarei feliz!

    http://www.comabocanomundo.com/2014/09/o-que-sabemos-e-o-que-nao-sabemos.html


    Eu, assim como você, também gostaria de ter escrito mais sobre Korra, principalmente agora que esta em seu último livro. Não só Korra, mas como o universo Avatar, mexem muito comigo, e é uma daquelas coisas favoritas da vida que a gente simplesmente ama.

    Também fiz um post parecido com o seu, porém são 07 motivos para assistir Aang. Deixo o link: http://www.comabocanomundo.com/2014/06/07-motivos-pra-voce-assistir-avatar.html

    Cara, como já disse, estou muito ansioso. É uma grande de uma merda não entender inglês perfeitamente e ter de depender de legendas. Enquanto isso mal posso entrar no Facebook, Twitter e principalmente no meu querido Tumblr, com medo de levar spoiler na cara!


    Por último, eu debato bastante sobre Avatar num fórum sobre música e cultura pop em geral, chamado Bcharts. Eu sempre convido pessoas que gostam da série para darem um passadinha lá, e... sei lá, debater também! Fica ai a dica, e o link caso se interesse: http://www.bcharts.com.br/forum/topic/26398-avatar-the-legend-of-korra/


    Que esse livro 4 seja o melhor de todos! Até!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. seu comentário apenas <3<3<3<3 qual é o seu twitter??? vamos conversar também! (@danagrint)

      eu amo tanto essa série que fiquei ansiosa só de ler os seus comentários. eu ainda to aqui remoendo e analisando o úlitmo episódio com o meu amigo. tneho que tomar cuidado para não ter overdose de Korra. MUITO obrigada pelos links.

      CARA, EU TO TÃO ANSIOSA QUE EU NÃO CONSIGO NEMC OMENTAR DIREITO, SEU COMENTÁRIO ABRIU O LEÃO-KORRA DENTRO DE MIM E AAAAAAAAH. EU ADORO ESSA SÉRIE

      Excluir
    2. Wow, amo quando encontro uma pessoa tão entusiasmada em Avatar quanto eu!

      Eu acabei de te seguir no seu twitter!

      Excluir
  2. Vcs são liiiiiiindos <3 Acompanho o site faz um tempinho mas nunca comento (shame on me), mas hj tive q tomar vergonha na cara e dizer: nunca, NUNCA assistiria Legend of Korra se n fossem vcs (n curto anime), mas o texto acima (com poderes persuasivos, diga-se de passagem) me fez sair correndo para baixar. E não deu outra: tô viciadaaaaaaaa, a série é td de bom e mais um pouco !!!! Muito obrigada pelas dicas pessoal =D

    ResponderExcluir
  3. finalizei a serie a um tempo atras E MEU DEUS que serie boa, não sou de assistir nenhum tipo de animação ou coisa do tipo.. mas um tempo atras lembrei desse post e consequentemente da serie então fui assistir.. EU CHOREI CHO-REI no ultimo episodio da serie pq ia acabar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OK AGORA QUE EU VI ESSE COMENTÁRIO E VI QUE FOI NO DIA DO MEU ANIVERSÁRIO E APENAS MUITO FELIZ É TIPO UM PRESENTE ATRASADO. (também chorei no final. na verdade, tive uma crise ontem porque lembrei que acabou HAUHAUH)

      Excluir
  4. Eu comecei a ver Korra , eu lembro de amar o Aang
    e sempre quis ser uma guerreira dobradora de ar , e ver a Korra é um sonho sendo realizado .
    To viciada e amando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que continue assim. Korra tem muita coisa boa <3 e: nunca tinha pensado na Korra como uma guerreira dobradora de ar. ISSO É INCRÍVEL.

      Excluir
  5. ta que esse post é antigo e tal, mas ainda assim apareci aqui fjdofasofsaos eu reassisti a lenda de korra pela terceira vez e eu nao consigo achar defeitos na série, namoral, tudo se encaixa conforme as temporadas vão passando desde desenvolvimento de personagem como desenvolvimento do universo
    concordo com tudo o que você disse, mas não sei se você tem algum outro post ou alguma outra coisa que fale sobre, mas o melhor de tudo é como korra e asami no fim são um casal!! a lenda de korra foi um dos primeiros desenhos que abordaram, mesmo que no finzinho com uma dica de mãos dadas e troca de olhares, uma representatividade lgbt+ ai que é uma puta conquista e deu asas pra jujuba e marceline, ruby e sapphire etc.
    muito bom o post e espero que seja uma série que jamais seja esquecida

    ResponderExcluir

Posts Populares