#VALM12L A sombra do vento

Volta ao Mundo em 12 Livros: Espanha

8.9.14Unknown


Hola, chicos! que tal? Setembro já chegou e com ele nossa nona viagem literária. Você ainda não conhece nosso projeto literário? Que falha de caráter!  Corre que ainda dá tempo de participar, pois nossa próxima parada é na terra das touradas, a Espanha.

Façam as malas e vamos lá!


>>Bienvenidos a la Espanha!
Localizada no Continente Europeu, a Espanha foi um dos países pioneiros na chamada era dos descobrimentos. Junto com Portugal, foi responsável pela colonização de boa parte da América, especialmente a Latina. A língua oficial é o espanhol, mas várias outras, como o catalão e o galego, detém o status de co-oficiais. A tradição mais emblemática da cultura espanhola é a tourada, que ultimamente tem sido menos incentivada devido a preocupação das sociedades protetoras dos animais contra os maus tratos aos touros.

Recentemente viveu uma das maiores crises econômicas de sua história, o que fez com que muitos jovens abandonassem o país, pois foram os mais afetados pelo desemprego gerado pela crise. Um costume curioso da cultura espanhola é a siesta, que é o hábito de dormir por aproximadamente duas horas após o almoço. É bastante comum em cidades do interior encontrar o comércio local fechado nesse período. Outra coisa curiosa que acontece na Espanha é uma guerra de tomate, La Tomatina, que ocorre na cidade de Valência anualmente. As pessoas vão pra uma rua e se jogam tomates (deve ser divertido, vai)!


As cidades mais populares da Espanha são Madri, que é a capital e Barcelona, ambas representadas por dois dos maiores times do futebol europeu, o Real Madri e o Barcelona. Em 2010, a seleção espanhola conquistou a Copa do Mundo, e era uma das grandes favoritas na Copa do Brasil, esse ano. Porém, fez uma péssima campanha e foi eliminada ainda na primeira fase do mundial.

>> Literatura Espanhola
Uma das obras mais famosas de todos os tempos, Dom Quixote de La Mancha, de Miguel de Cervantes é a principal representante da literatura espanhola. O livro, publicado por volta de 1600, é uma paródia aos romances de cavalaria comuns a época. Nele é contada a história de Dom Quixote, homem de idade avançada que dedica-se à leitura desses romances, e perdendo o juízo, sai pelo mundo acreditando ser um cavaleiro, na companhia de seu amigo Sancho Pança.

Dom Quixote e Sancho Pança
A literatura espanhola tem seu representante no século XX na poesia de Federico Garcia Lorca, poeta, compositor e dramaturgo. Viveu por um período em Nova Iorque, onde escreveu poemas de crítica a sociedade americana, sendo o mais famoso deles "O poeta de Nova Iorque". De volta a Espanha, foi assassinado na Guerra Civil espanhola, na década de 1930. 

>> Carlos Ruiz Zafón 
Nosso guia do mês, Carlos Ruiz Zafón é espanhol, mas mora nos Estado Unidos há muitos anos. Seu primeiro livro escrito foi "O príncipe da Névoa", mas só foi publicado em 2013, após o estrondoso sucesso de "A sombra do Vento", livro mais famoso do autor, que já foi traduzido para mais de 30 idiomas e vendeu mais de 6 milhões de exemplares. O livro é o primeiro volume da coleção "Cemitério dos livros esquecidos", seguido por "O jogo do anjo" e "O prisioneiro do céu". Em breve dividirei com vocês minha impressão sobre os livros que eu (Adriana), já li do autor: "A sombra do vento" e "O príncipe da névoa". 


E vocês, já leram alguma obra do Zafón? Ou da literatura espanhola? Venham interagir com a gente lá no grupo do Facebook, e boa viagem!  




-Adriana Araujo

TAGS: , , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

1 comentários

Posts Populares