CCLivros CCResenhas

[Resenha] Juvenília, de Charlotte Brontë e Jane Austen

16.7.14Elilyan



Minicrítica ~ Resumo

Numa época em que a literatura popular era considerada perigosa para a mente das jovens Charlotte Brontë e Jane Austen foram responsáveis pelos retratos mais marcantes de lealdade e dedicação feminina da literatura inglesa, quiçá mundial. 

Jane Eyre e Orgulho e Preconceito foram livros que marcaram minha juventude, então nada mais óbvio o desejo de conhecer os trabalhos literários da juventude de Brontë e Austen. Juvenília é um livro para fãs, se você não conhece o trabalho literário de ambas as autoras não irá conseguir apreciar a beleza do livro. 

Seguindo o padrão da coleção de clássicos da Penguin, as primeiras páginas de Juvelínia trazem a introdução escrita por Frances Beer, que só posso descrever como preciosidade, mas são os textos de Brontë e Austen que têm o merecido destaque. Quando somos juvenis (sou quase uma balzaquiana) temos a tendência de exagerar e isso é bastante visível no trabalho literário da juventude de ambas as autoras. 

Além do exagero é perceptível os traços característicos que marcam o estilo literário de cada uma das autoras: o sarcasmo e bom humor de Austen e a minuciosidade descritiva e lirismo de Brontë. Mesmo contando com contos agradáveis de ler Juvelínia é aquele típico livro que serve muito mais para estudo da evolução literária do que para entretenimento (se estava pensando em levá-lo para a praia, esqueça!).

Quando terminei de ler Juvelínia passei a refletir sobre os vários best-sellers escritos por jovens autores da atualidade que vendem como água no deserto, mas são trabalhos literários pobres. Talvez se esses jovens escritores tivessem o cuidado e as referências literárias de alto nível de Brontë e Austen a literatura atual fosse menos irrelevante.

3,5/5 conversinhas




Sobre a nota: Como já disse anteriormente, Juvenília não é um livro de entretenimento, se você amigo leitor nunca leu nada de Austen e Brontë não irá apreciar nada do livro. Já para você fã das autoras corre pro abraço que esse livre é incrível.


Livro: Juvenília

Autores: Charlotte Brontë e Jane Austen

Editora: Penguin-Companhia

Comprar: SaraivaCulturaAmazon

Esse livro foi o oferecimento da nossa parceira, Penguin-Companhia, selo dos clássicos da Penguin publicados pela Companhia das Letras

TAGS: , , , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

4 comentários

  1. Me interessei muito por esse livro, só pelo fato de ver o nome da lindíssima Austen. Adoro essa escritora. Curti quando vc falou sobre ele ser um livro para fãs. Com a Austen é assim, se vc não curti, fica difícil de ler até livros inspirados nela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você não for fã não via curtir esse livro. Ele é muito embrionário para ser recomendado a um não fã.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. OI, você poderia me dizer quais obras de Jane constam no livro?

    ResponderExcluir

Posts Populares