2012 Arthur Conan Doyle

Venha ler e conhecer: Arthur Conan Doyle

14.5.14Dana Martins


Estamos aqui com um chamado: venha ler Arthur Conan Doyle, o autor de maio do Volta ao Mundo em 12 Livros. 

E aí, galera, tudo bem? Então... maio é o mês do criador de Sherlock Holmes e estamos aqui com 2 objetivos: o primeiro é te convidar para ler o autor e vir conversar aqui no blog com a gente no último domingo do mês, dia 25 de maio, a partir das 17 horas. A segunda é te apresentar um pouco mais esse autor, só para você ter ideia do que você está perdendo.

Você sabia que Arthur Conan Doyle foi médico, tentou matar o Sherlock e escreveu um trilhão de livros?

Bem, acho que o primeiro motivo para ler o Arthurzinho é o motivo de estarmos fazendo esse projeto. Vamos relembrar: quando nós fizemos o Charlie's Booklist, nosso primeiro projeto literário, a ideia foi voltar às raízes e ler clássicos. No Volta ao Mundo em 12 Livros a ideia é continuar saindo da zona de conforto, mas conhecendo também autores de outros países. Agora a Escócia com Arthur Conan Doyle. Então fica aqui o convite de nos acompanhar nessa viagem, você pode vir participar no mês que quiser e acompanhar nossos posts temáticos. Essa é a sua oportunidade de expandir o seu universo literário de uma maneira divertida. (:



>>> Nosso guia do mês: Arthur Conan Doyle

Agora vamos falar de Arthurzinho. O Sir Arthur Conan Doyle nasceu em Edimburgo na Escócia (dã!) e acho que a coisa mais interessante sobre ele que me intrigou foi... por que esse bigode, moço? Na verdade, não foi isso, mas eu não consegui deixar de reparar nisso olhando na foto ao lado. O que realmente me intrigou foi por que às vezes o nome dele aparecer como Sir Arthur Conan Doyle e eu descobri é que ele recebeu a nomeação de cavaleiro pelo apoio que deu à política britânica na guerra da África do Sul. Basicamente, ele escreveu um panfleto justificando o envolvimento dos britânicos na Guerra dos Bôeres e escreveu histórias sobre essa guerra (e a Primeira Guerra Mundial). Ele tentou até entrar duas vezes para o parlamento, mas não deu muito certo. 

Também descobri que ele fez medicina (viu? Não é muito estranho a Brenda estar aqui!), trabalhou até como cirurgião.

E, é claro, foi ele o criador da figura icônica Sherlock Holmes, mas o curioso é que ele não gostava muito. Chegou a matar o Holmes junto com o vilão professor Moriarty (no conto “O problema final”) só para se livrar e poder se dedicar "escrita mais séria." Não funcionou muito: o público insistiu tanto que mais tarde ele ressuscitou o Sherlock e continuou a escrever mais histórias de investigação. Conan Doyle é o tipo de autor que escreve 93289389328 de coisas (literalmente), e se você quiser conhecer algo além de seu trabalho com o Sherlock, entre aqui e escolha a categoria. Eu, por exemplo, quero ler "O Mundo Perdido", que é uma ficção científica com dinossauros. 

Só não descobri, até agora, o motivo do bigode...

Sugestões de títulos para ler: 
Um Estudo em Vermelho, O Cão dos Baskervilles, O Signo dos Quatro, As Aventuras de Sherlock Holmes, O Vale do Terror, A Vampira de Sussex e Outras Aventuras, O Mundo Perdido. 

E a melhor parte: livro do Sir Arthur Conan Doyle é baratinho!

Mentira, a melhor parte é essa:



-dana martins

TAGS: , , , , , ,

Mostre para o autor o que você achou Recomende:

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

2 comentários

  1. Eu tenho o "As Aventuras de Sherlock Holmes" aqui em casa, e é minha próxima leitura.
    Estou ansioso, pois acredite, nunca tive qualquer contato com o mundo do Detetive!

    Até mais!

    Comabocanomundo.com

    ResponderExcluir
  2. Vou ler o O Cão dos Baskervilles, estou seguindo um tipo de sequência em um outro livro. (?) O primeiro livro que li dele foi O mundo perdido, achei bem legal. Sherlock só li ano passado, apesar de ter visto filmes e séries antes. (?)
    Até.

    ResponderExcluir

Posts Populares

INSTAGRAM


Instagram

FALE COM A GENTE!

Nome

E-mail *

Mensagem *