#VALM12L autores internacionais

Volta ao Mundo em 12 Livros: Noruega

6.4.14Isabelle Fernandes


Olá, viajantes!! Nos despedimos das surtações - ou nem tanto assim - da Rússia e agora vamos abrir os braços para conhecer a filosofia mágica da Noruega, um país que possui uma das melhores taxas de IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do mundo, além de alta escolarização da sua população e paisagens incríveis.

Preparado para embarcar? Chega mais!

>>> Conhecendo o país


Aurora boreal
A Noruega é um país localizado na península da Escandinávia, que um dia foi a terra dos vinkings, e é um lugar onde quase todo mundo gostaria de morar. Condições de vida excelentes, taxa de alfabetização na casa dos 100%, paisagens lindas e clima gostoso para aqueles que curtem o frio. É um dos países que ainda vive o regime da monarquia parlamentarista, isto é, possui uma família real, mas também possui parlamento. Graças à sua proximidade com o Ártico, nosso novo destino possui algumas particularidades como as auroras boreais e o sol da meia noite. Sim, de abril a setembro o sol se mantém no céu por 24 horas!!


>>> Literatura norueguesa

Existem muitos bons escritores noruegueses que estão sendo "descobertos" agora, graças ao boom causado pelo Jostein Gaarder e até mesmo Stieg Larsson, autor sueco da trilogia Millenium. O sucesso das suas obras abriram as portas do reconhecimento tanto para autores já consagrados como Henrik Ibsen, quanto vários contemporâneos. Apesar da nova visibilidade sobre sua literatura, a Noruega pode ser considerada o paraíso dos escritores, pois existe uma política pública de incentivo aos novatos que determina o envio de 1.000 cópias de cada livro publicado por autores nacionais. E sim, existe young adult norueguês. Durante minhas pesquisas descobri a trilogia Ravneringne escrita pela autora Siri Pettersen, que fala sobre mitologia nórdica e semideuses. Fiquei realmente muito curiosa para ler. 

Odinsbarn, primeiro volume da trilogia

>>> Nosso guia do mês: Jostein Gaarder


Jostein nasceu em Oslo, estudou teologia, filosofia, línguas escandinavas e literatura, além de atuar como professor durante 10 anos. Em 1986 se tornou escritor já com destaque, mas sua alavancada a nível internacional veio com o lançamento em 1991 de O Mundo de Sofia, romance mais famoso do escritor até hoje. Este já foi traduzido para 42 línguas e vendeu 3 milhões de cópias apenas na Alemanha, e graças a ele pode se dedicar exclusivamente à literatura.

Suas obras são famosas por ensinarem a filosofia através das histórias contadas, dando aquele tom mágico e intrigante que conquista aqueles que leem. Todas valorizam a importância do questionamento, da reflexão, da literatura e principalmente da admiração pelo mundo em que vivemos.  


TAGS: , , , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

1 comentários

  1. Não conhecia esse projeto do blog, achei muito legal e com certeza lerei os próximos posts. A Noruega, de fato, parece um lugar ótimo para se viver. Nunca li nenhum livro norueguês, mas a trilogia Millenium parece muito boa.

    Falando nesse projeto, vocês já ouviram falar do blog "A year of reading the world"? É de uma mulher que se propôs a ler um livro de cada país do mundo, em um ano. Se interessar, tá aqui o link: http://ayearofreadingtheworld.com/

    ResponderExcluir

Posts Populares