2014 Ali Cronin

[Resenha] Lições de Amor, de Ali Cronin

3.4.14Unknown


por Brenda Cordeiro
- Livro: Lições de Amor
- Série: Garota <3 Garoto - Livro 4
- Anterior: "Três é Demais"
- Próximo: "A Garota Certa"
- Autora: Ali Cronin
- Editora: Companhia das Letras / Seguinte
- Comprar: Saraiva, Fnac, Travessa
- No Skoob







Minicrítica - Sinopse:

Sinopse Oficial: Ashley ama Dylan. Ollie ama Sarah. Jack ama Hannah. Mas... e Donna? A atriz da turma nunca viveu uma história de amor fora dos palcos. Só entregou seu coração uma única vez, e acabou muito machucada. Então, quando seu professor particular lindo e atencioso se apaixona por ela, Donna se vê num impasse. Será que ela irá superar seus medos e dar mais uma chance ao amor?

"Lições de Amor" é um livro que aborda os problemas enfrentados por uma adolescente que está no último ano do ensino médio, com problemas na escola e que não acredita mais no amor. Ali Cronin usou a clássica história de Romeu e Julieta para criar um livro interessante e muito agradável de ler.

Quer saber mais? Clique abaixo para conferir a resenha completa!

Lições de Amor é o quarto volume da série Garota <3 Garoto, que traz histórias contadas por quatro amigas: Sarah, Ashley, Cassie e Donna. Nesse livro é a vez de conhecermos os bastidores da vida de Donna Dixon, a mais misteriosa entre as quatro.

Eu estava ansiosíssima para ler esse livro, porque Donna sempre me despertou um interesse grande e porque a própria autora havia confessado que esse era o seu preferido. Tenho que dizer que não me decepcionei nem um pouquinho.

No último ano do ensino médio, Donna, que nunca foi considerada a pessoa mais inteligente do mundo, enfrenta um grande problema: ela decidiu tentar entrar em uma faculdade de Artes Cênicas, mas para isso precisa de notas altas nas duas matérias avançadas que faz, teatro e inglês. O problema é que ela está quase reprovando em inglês, porque simplesmente não consegue entender nada da matéria. Essa situação gera problemas no relacionamento dela com o pai, Mick. E, além disso, a namorada dele, Barbie, é outro assunto que não melhora em nada a relação dos dois. Para resolver esse problema, Donna resolve procurar um professor particular de Inglês. Mas o que ela não sabia é que o tal professor, Will, era um gato e que iria mexer muito com seu coração.

Nesse livro vimos que Donna não é, nem de longe, a pessoa segura e sempre feliz que parecia ser. Ela enfrenta problemas familiares, escolares e amorosos. A primeira vez que Donna resolveu se abrir e dizer para um garoto que o amava, as coisas deram muito errado e ela acabou machucada. Isso a fez criar barreiras enormes no seu coração, deixando-a com muito medo de amar e se machucar novamente. 


Will acaba conseguindo quebrar essas barreiras e Donna se apaixona por ele, finalmente parecendo que ela vai conseguir ser feliz com alguém. Mas, como a vida não é um conto de fadas, as coisas acabam se complicando. 


O fato de Donna estar estudando Romeu e Julieta com Will e poder interpretar a peça em um grupo de teatro, trouxe um plano de fundo muito interessante para a história, com direito a associações do drama clássico de Shakespeare com a vida de nossa protagonista.

Eu me identifiquei muito com Donna, com seu jeito fechado, sem deixar que os outros vissem suas emoções e soubessem o que ela sentia. Só discordei dela em um momento: achei sua reação em relação ao 'segredo' de Will muito exagerada.


Gostei de ver como os outros personagens estavam, de ver como Cass estava melhor depois de tomar aquela grande decisão no livro passado, Ashley e Jack apaixonados de verdade, Rich resolvendo finalmente procurar ajuda e tratar seus problemas e Sarah e Ollie percebendo que há algo mais do que amizade entre os dois.

Enfim, gostei muito desse livro. Achei a história de Donna muito interessante e fiquei muito feliz por ela no final. Só estava esperando que ela conseguisse passar de ano ou que fosse aceita em alguma faculdade, mas isso não chegou a acontecer, pelo menos nesse livro. Ainda temos mais dois livros para que o ano acabe, então espero que o futuro de Donna seja abordado em breve.


A série ainda tem mais dois livros: A Garota Certa, que é narrado pelo Ollie (finalmente um menino!) e o sexto e último, Eu e Você, que ainda não tem sinopse nem data confirmada. Também tem os dois contos "Noite das Garotas" e "Não Me Esqueça", que precedem o primeiro livro e o segundo, respectivamente, e que podem ser baixados (gratuitamente!) no site da Editora Seguinte.

Sobre a nota:
Esse não foi tão bom quanto do da Ashley (Dizem Por Aí), mas foi bem melhor do que o anterior. Então dou nota quatro e meio novamente.

Classificação:
(4,5/5 conversinhas)

Esse livro foi um oferecimento da nossa parceira, Seguinte, selo jovem da editora Companhia das Letras.



TAGS: , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

0 comentários

Posts Populares