aplicativo CCCultura

Estou obcecada pela (verdadeira) vida dos outros

1.4.14Dana Martins


O (segundo) texto de hoje é dedicado à nossa obsessão pelo que é realmente verdade. 

Essa sou eu, são duas da manhã, enquanto tomo meu café amaargo (acabei de descobrir que a música é todo dia de manhã, não 2 da manhã!). De qualquer forma, essa sou eu editando um vídeo para o ConversaCult quando passo no facebook e a constatação fica clara na minha cabeça: Estou obcecada pela vida dos outros. E digo mais: Não apenas eu. Você também. Como eu não vi isso antes?

Tudo isso começa com uma página chamada Humans of New York (HONY para os íntimos), onde um fotógrafo decidiu fazer um projeto que tirava fotos das pessoas comuns que viviam em Nova York, só que ele começou a conversar com elas e aí passou a incluir fragmentos dessas conversas junto às fotos. O resultado é essa página do Facebook que captura de um modo genial pessoas pelas ruas e verdades sobre as suas vidas.

Encontramos desde o que crianças pequenas querem fazer quando crescer até confissões profundas e alarmantes.

Eu perguntei o que ele queria ser quando crescer.
Ele gritou: "Um benny!"
"O que é um benny?" eu perguntei.

"Esse é o nome dele," a mãe disse. 
"Meus pais sempre desdenharam de pessoas com depressão. Então eu acho que tenho medo de dizer para eles que eu acho que estou ficando com depressão."




"Nos conhecemos em um brechó onde eu trabalhava. Nós dois adoramos roupas e dança. Ela é minha melhor amiga, minha companheira e minha esposa. Eu não estou nem brincando, nós estamos casados legalmente há 14 anos."
"Você tira fotos de pessoas normais na rua? Eu vou para museus de fotografia, então confie em mim, se você quiser fazer sucesso, você precisa tirar fotos mais loucas do que essas. Tenta fotos com pessoas peladas."

Foi lá nessa página mesmo que eu vi a citação acima, de um homem que não sabia que o HONY é grande. A página tem 3.782.644 de curtidas e em 7 horas uma postagem ganha mais de 60 mil curtidas, são números estratosféricos para um "simples" blogueiro. O HONY já virou livro e até foi reconhecido pelo Facebook. Bem, o homem não sabia de nada disso e deu a dica.

Tudo isso é uma grande ironia e me fez pensar. O homem não está errado, porque desde quando gente de verdade é lucrativo? No entanto, o HONY é uma prova disso. Mais ainda: Nós vivemos na época dos stalkers das redes sociais. E o que não são as redes sociais, afinal, se não uma forma de olhar a vida dos outros?

Enquanto isso, existem aquelas várias piadas de foto de facebook vs. vida real, de que a página no perfil é uma máscara, de que na internet nós mostramos o que queremos (o melhor).

E acho que o resultado disso é... o que o HONY incorpora tão bem, uma ânsia enorme de descobrir o que é verdade. Nós somos pequenos Peetas se perguntando: real or not real? [Leia Jogos Vorazes vs. Realidade]


Por que o Oscar de 2014 com a Ellen DeGeneres fez tanto sucesso? Verdade. A Ellen passava mais tempo na plateia do que no palco, ela fez o Brad Pitt distribuir pratinhos e a Meryl Streep comer pizza com a mão. Ela fez, como todo mundo faz, a galera tirar uma selfie na festa. [melhores gifs do Oscar 2014]

Chega de mulheres de gelo fabricadas como estátuas desfilando sua superioridade irreal pelos tapetes vermelhos. Nós queremos é a família real parecendo uma família de verdade.

Aliás, o que é a Jennifer Lawrence? Uma garota "comum" que sente fome, tropeça, faz caretas e coisas bizarras como todo mundo. Ela parece uma pessoa real.

E a Taylor Swift? Eu sempre falo dela, porque a fama absurda que ela tem nos EUA sempre me deixou curiosa. Mas o que ela faz? Ela fala de sua vida abertamente nas letras. Através do que ela conta você não só sabe sobre ela (seus sentimentos de verdade), como sabe sobre diversos famosos. O que você consegue descobrir sobre a vida real de outros cantores com suas letras?

E isso vai mais e mais longe. Outro dia fiquei sabendo do Whisper, um aplicativo anônimo destinado a contar segredos. Simplesmente isso: você conta um segredo qualquer. Acho que é a versão do século 21 do confessionário (sem a parte do julgamento).

Às vezes eu me pergunto se meus amigos questionam a nossa amizade ou pensam que eu sou um perdedor porque eu não sei o que eu estou fazendo com a escola ou com a minha carreira.

Eu gostava de ir dormir. Era o meu tempo "eu" para relaxar. Agora eu tenho terror disso porque eu tenho que ir para um trabalho que me deixa infeliz quando eu acordo. 

Amanhã eu tenho um exame porque meu médico sentiu um caroço... minha mãe e minha avó morreram de câncer... Eu estou com tanto medo. Eu só tenho 24 anos

Eu não consigo fazer sexo com a minha namorado a não ser que eu esteja chapado.

Eu ganho 3x mais do que a minha mãe. Eu estou com tanta dívida que eu tenho que pedir emprestado a ela para poder pagar a luz...

O Whisper não só funciona como nos Estados Unidos já fizeram encontros, se formaram amizades verdadeiras e até casamentos. Tudo por causa de uma verdade.

"Seja você mesmo" é o que dizem.
Seja autêntico.
Seja honesto.

O último filme a entrar no top 10 dos mais lucrativos da História é sobre uma garota procurando o amor verdadeiro.

-dana martins

TAGS: , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

1 comentários

  1. Eu tenho uma tendência muito forte a gostar de coisas cotidianas, digamos assim. Meus blogs favoritos são os pessoais (um verdadeiro vício, quase, sigo um monte). Meus livros favoritos em potencial são os que se distanciam da fantasia e conta histórias comuns.

    Não sei se você conhece, mas existe uma página no facebook que é bem parecida com esse HONY. 1 pessoa por dia https://pt-br.facebook.com/umapessoapordia Adoro ler as mini entrevistas.

    ResponderExcluir

Posts Populares