autores internacionais CCLivros

Volta ao Mundo em 12 Livros: destino Rússia

11.3.14Elilyan


Olá Rússia. A Volta ao Mundo em 12 Livros nos fez chegar a um país que surpreendentemente descobri que consegue ser mais bizarro que o Japão, bizarro ao ponto de invadir outro país e declarar guerra a outros dois países em pleno século XXI, além de impedir a livre expressão.

Preparados para conhecer o país com com o quinto maior orçamento militar nominal e que foi responsável pelo primeiro voo espacial humano? 

Muito mais que matryoshka e vodca

A Rússia é o país com maior área do planeta, faz fronteira terrestre com diversos países, como por exemplo, Polônia, Ucrânia e China. Além disso, também faz fronteiras marítimas com o Japão e o EUA. Mas não é apenas a vastidão territorial que chama atenção: o povo russo pode se orgulhar de uma longa tradição de excelência em todos os aspectos das artes e das ciências, além da forte tradição em tecnologia e militar. 

A forte tradição militar e tecnológica é responsável por algumas das bizarrices mais interessantes como, por exemplo, o fato da Rússia está desenvolvendo uma arma para transformar as pessoas em zumbis. Outra bizarrice interessante é que só em 2011 que a Rússia reconheceu a cerveja como álcool


Literatura russa

Um país que tem cerca de 3 milhões de estudantes e 567 instituições de ensino superior (entre eles 48 são universidades) e tem 99% da sua população alfabetizada com certeza tem uma literatura reconhecida. A literatura russa é considerada uma das mais influentes e desenvolvidas do mundo, contribuindo com muitas das mais famosas obras literárias da história.

Gogol, Tolstói, Tchékhov, Dostoiévski e Nabovok são só alguns autores russos que escreveram obras consagradas mundialmente (eu e você precisamos ler esses caras!). Após da Revolução de 1917, escritores e filósofos proeminentes deixaram o país e a censura nos anos 30 afetaram a produção literária no país, mas mesmo assim grandes escritores como Mikhail Bulgakov, Mikhail Sholokhov, Evgueni Ievtushenko e Andrei Voznesenski continuaram a firmar a bandeira russa na história da literatura mundial.



Isaac Asimov, o nosso guia russo dos EUA 

Se você for no perfil de Asimov na Wikipédia verá a seguinte informação: 


Asimov é americano, mas é o nosso guia na Rússia. WTF! Calma, calma, CALMA! Tenho uma explicação: Asimov nasceu na Rússia. Ok, ok, eu sei que a pessoa nascer num determinado lugar não faz ele necessariamente um cidadão daquele país, mas Asimov teve durante a infância forte influência russa: seu pai. Judah Asimov, era um leitor voraz de escritores russos e cultivou no filho, Isaac, o hábito da leitura.

O contato logo na infância com revistas de ficção científica influenciou o jovem Isaac a seguir duas carreiras: a acadêmica e a de escritor. Asimov, junto com Robert A. Heinlein e Arthur C. Clarke, foi considerado em vida um dos “Três Grandes Escritores da Ficção Científica”.

Asimov pretendia escrever 500 livros e, por pouco, não atingiu essa marca; escreveu 463 obras. É muita coisa. Sua obra mais conhecida é a trilogia "Fundação", seguida pela série “Histórias de Robôs”. Além de ficção científica e artigos acadêmicos, Asimov escreveu romances policiais, livros sobre humor e alguns volumes sobre a Bíblia e Shakespeare.


Não deixe de conferir nosso Guia de Compras Asimov/Rússia 


- elilyan andrade

TAGS: , , , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

4 comentários

  1. Rússia: terra de gente com sobrenome esquisito, rsrs, alguns até que tem uma sonoridade interessante.
    Ainda não li nenhum livro de um escritor russo, apesar de já ter ouvido falar muito sobre eles.

    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Estou lendo "O cair da noite" de Isaac Asimov. Estou achando muito bom. Como é que a gente pode participar mais do grupo, compartindo nossa opinião sobre os livros que lemos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ei Amapola! tô lendo esse também! bora conversar?? rs você está no grupo do projeto no facebook? o link é esse aqui ó, entra lá! https://www.facebook.com/groups/130491887121050/search/?query=a

      Excluir
  3. Estou lendo "O cair da noite" de Isaac Asimov. Estou achando muito bom. Como é que a gente pode participar mais do grupo, compartindo nossa opinião sobre os livros que lemos?

    ResponderExcluir

Posts Populares