booktrailer cade você bernadette

[Resenha] Cadê você, Bernadette?, de Maria Semple

16.1.14Dana Martins

por Dana Martins
- Livro: Cadê você, Bernadette?
- Título original: Where'd you go, Bernadette
- Livro Único
Autor: Maria Semple
- Editora: Companhia das Letras
- Comprar: Travessa | Siciliano | Estante Virtual
- No Skoob








Minicrítica ~ Resumo:
Foi uma leitura fora do padrão para mim. Quando o livro lançou em inglês eu fiquei muito curiosa com o nome, mas a capa me avisava que não era o meu tipo, mesmo atraente. Então eu enrolei até a Companhia das Letras me dar a oportunidade. Eu achei ótimo ler algo diferente das aventuras YA que eu sempre pego, cheia de bom humor, bem escrita e ainda com mistério.

"Cadê você, Bernadette?" é a história de como uma arquiteta genial parou de criar - e se transformou em uma mãe excêntrica que foge da vida até sua filha decidir que quer ir para o Alasca. Se depender de Bernadette (e de sua assistente virtual na Índia) essa viagem não vai acontecer!!!

fonte
Sobre o que o livro é?

Bernadette, uma grande arquiteta que chegou a ganhar prêmio por sua genialidade, se transformou em uma mãe excêntrica enfiada num casarão caindo aos pedaços (assim como tudo em sua vida...). Quando Bee, sua filha, decide que quer de presente uma viagem para o Alasca, é a gota d'água. BERNADETTE NÃO QUER IR PARA O ALASCA!!!! Mas não pode negar isso a sua filha. E se mete em tanta confusão para tentar fugir disso que sua vidinha de negação finalmente entra em colapso.

O que eu achei?

Falar sobre esse livro é complicado, porque ele é sobre uma coisa (a busca de Bernadette), mas o que você lê não é sobre a busca de Bernadette, por mais que seja a busca da Bernadette. Viu? Eu disse que era complicado. Eu só quero deixar claro na minha resenha que na maior parte do tempo da leitura em si, você não vai estar envolvido em nenhuma busca de pessoas desaparecidas, vai apenas estar sabendo sobre a vida de pessoas interessantes e confusões do cotidiano que têm um significado a mais. (tudo isso através de relatos! Cartas, emails, bilhetes e sei lá mais o que tenham encontrado escrito, de várias pessoas, intercalados com um ou outro trecho narrado pela própria Bee)

Acho importante você saber disso, porque foi algo meio frustrante para mim. Bernadette não é o meu tipo de livro e eu ainda esperava outra coisa, então até eu perceber que o "Até que Bernadette desaparece do mapa" não ia acontecer, foi algo meio chato.

E é importante você saber, porque eu adorei o livro mesmo assim! Depois que você pega o ritmo, é muuuito divertido.


O que o livro tem de bom?

O ponto alto de "Cadê você, Bernadette?" decididamente é a narrativa, que por ser em relatos é até como uma conversa com você. Eu simplesmente passei a adorar a Bernadette e suas loucuras. Para um livro que não era pra entrar para os meus favoritos, muitos trechos ficaram na minha cabeça.

Outra coisa legal, até por causa dessa narrativa, é que você vê como cada personagem tem vida própria a ponto de sua visão distorcida do mundo ficar nítida. É tipo você conta uma história e a sua avó fala dessa história já totalmente diferente. Ou como a Bee mostra os fatos através de sua visão mais jovem. <3

E o terceiro ponto alto é como a história é enlaçada. Você vai lendo, acompanhando o que está acontecendo e esperando saber o que vai acontecer. a autora deixa algumas iscas para deixar a gente curioso, tipo um grande acontecimento negativo no passado da Bernadette. E no final é um balde de surpresa.

Eu adorei a livro ter um monte de curiosidades, tipo fatos sobre o Alasca. E ainda tem ligação com arte, arquitetura e o pai da Bee trabalhar na Microsoft (e ser palestrante do TED!!!).



Sobre a nota: "Cadê você, Bernadette?" fica com 4 conversinhas. Acho que merecia até 5, porque não tem nada de errado, mas não é um livro que eu indicaria para todo mundo (por exemplo: meu irmão e minha prima, que por enquanto estão só nas aventuras). Para todos os outros com o coração aberto e que buscam diversão para expandir seu universo literário, aqui está. 

Classificação: 

 Esse livro foi oferecimento pelos lindo da Companhia das Letras. <3

TAGS: , , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

2 comentários

  1. Olá Dana! Muito boa a resenha. Não conhecia a autora e também adorei o livro!
    Jéssica Leonila

    ResponderExcluir
  2. Me parece que você nem leu o livro. Ela quer ir para a Antártica.

    ResponderExcluir

Posts Populares