365 grateful capas de livros

Project 365: uma garota, um livro e uma câmera

29.1.14Dana Martins


Esse mês eu causei uma confusão no meu facebook postando fotos de livros. Amigos, familiares, pessoas aleatórias e até alguns da equipe do CC vieram me perguntar se eu estava lendo um livro por dia, porque é claro que se a pessoa coloca uma foto de livro por dia ela está lendo um livro por dia! Eu que sou um troll ambulante, adorei essas consequências. Mas, na verdade, o que estava acontecendo é que eu comecei o Project 365.

Resumidamente: O Project 365 (ou Projeto 365) é um desafio em que você tem a missão de tirar uma foto por dia durante 365 dias seguidos. Foto do que? Como? Por que? Eu já falei aqui no blog sobre o Projeto 365 (veja, veja, veja!) e em breve quero fazer um post mais detalhado. Por enquanto, fiquem com a minha experiência até agora. :D

Quer saber como é participar?

vem comigo
Eu adoro desafios que nos fazem sair da rotina e experimentar coisas diferentes. E desde 2012 ou 2011 to querendo fazer o Project 365. Já até comecei uma vez e falhei miseravalmente. Quem diria que tirar fotos seria algo tão difícil?

Pois é. Você tem que tirar uma cada dia, encontrar uma inspiração cada dia, decidir às vezes entre 300 fotos que você tira, se entender com seus aparelhos de tirar foto, escolher onde vai postar e, no fim, explicar para todo mundo o que está acontecendo.

E o trabalho duro tem MUUUITA rescompensa, acredite em mim. E aí depende do que você quer fazer. 

Eu estou fazendo o Projeto 365 preguiçoso, simplesmente porque eu decidi tirar todas as fotos com um tema fácil demais para mim: capas de livro. Cada dia uma capa de livro. Sei lá, eu sempre gostei de tirar fotos de capas de livro, no meu celular já tinha várias antes mesmo de fazer o projeto ~oficial~. Então por que não?


Wow, claro! CAPAS DE LIVROS. Legal, claro..

Todas as minhas fotos têm 3 elementos: mão, fundo e livro. Não tinha nem pensado nisso, mas depois que eu comecei decidi usar sempre um fundo diferente e é aí que começa o hardcore. Sabia que arranjar fundos é difícil? E fundos que combinem com livros? Encontrar lugares iluminados... E ainda tem: encontrar o livro, capa de livro que eu goste e esses dias meu celular decidiu que quer dar problema. Muuuito legal. 

Eu também já entrei em algumas mini-aventuras por causa do projeto. Tipo tentar tirar uma foto de O Ladrão de Raios no mar. Tirei SESSENTA FOTOS, me molhei inteira, peguei um pôr do sol ótimo e, no fim, não tava gostando taaanto das fotos. VAI, TENTA TIRAR FOTO ASSIM SEM MORRER AFOGADA E ESTRAGAR O LIVRO. Quero repetir algo com A Ilha dos Dissidentes, que também tem tema de água. 

tá, eu gostei da foto. 

Isso é muito divertido. Na ordem das fotos: Já tive que me enfiar numa livraria apertadinha e me sentir uma criminosa tirando foto escondida usando de fundo um puff azul esmagado. Peguei um pôr do sol ao acaso quando fui na lagoa tirar uma foto. Pedi pra parar o carro e saí correndo pra tirar uma foto no asfalto. Descobri um buraco de ar condicionado aqui em casa pra tirar com um fundo diferente. E vou abrir um monte de jornal no chão para um livro, MAS TO COM MEDO DAS CACHORRINHAS DA MINHA TIA ACHAREM QUE É PRA ELAS. (já fiz isso, tive a ideia genial de abrir o jornal na mesa, foto de Os Anos de Fartura láá em cima)

Esses dias eu reparei pela primeira vez no piso da Saraiva que eu frequento há anos. Fotografar, não importa o quê, muda o seu olhar. 

Também planejo recompensas. Ainda não fiz tudo direitinho, mas com 30 fotos eu vou poder comprar um livro pela capa. To querendo também alguma recompensa por fotos que envolverem mini-aventuras e outra por fotos com fundo diferente só dentro de livraria. Talvez uma por fundos que tenham a ver com o livro.

1-28 dias

Por enquanto, é isso. Estou precisando urgentemente parar e planejar algumas fotos futuras para não correr o risco de ficar sem. Meu irmão aproveitou a onda e começou a fazer um baseado no Project 365 Grateful (que é tirar foto de coisas pelas quais você é grato - e ele ainda escreve um texto sobre elas). Vocês não têm ideia da revolução que algumas fotos dele fizeram na minha família e nas nossas vidas (sério, coisas que davam até filme). 

Quando surgirem novas aventuras, eu conto para vocês. (:

-dana martins

TAGS: , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

5 comentários

  1. Ameeei, o projeto! Suas fotos ficaram lindíssimas!
    Já tinha ouvido falar e também já tinha desenvolvido essa vontade de fazer, mas até agora não rolou. Mas me senti inspirada pela sua galeria ♥

    Beijitos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A gente sempre vai enrolando ou demorando ): Mas aconselho pegar a câmera e sair começando sem o menor aviso (nem pra você!). Se der deu se não der não deu, você ainda ganha a experiência e pode se preparar para fazer outra vez com tudo direito

      Excluir
  2. Show o projeto Dana!

    Aceita desafios? Se sim tenho dois:
    1 - Livro de poesia tendo como fundo uma obra de arte de Salvador Dalí.
    2 - Qualquer livro da trilogia 50 Tons de Cinza tendo como fundo um sex shop.

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HUAHUAH adorei a ideia dos desafios. Qual a relação da poesia com o Salvador Dalí? Eu não faço nem ideia de onde encontrar quadro dele!!! Mas vou ver se acho alguma coisa. (e eu não tenho livro de poesias ;x)
      A do sex shop é fácil! (vamos ignorar o vergonhoso) O problema é só que eu não tenho qualquer livro do 50 Tons, MAS ME DEDICAREI. AGUARDE!

      Excluir
  3. Olá! Enviei um e-mail pelo Facebook, mas foi para a pasta OUTRAS. Pode conferir?

    Abrax!

    ResponderExcluir

Posts Populares