1001 coisas em 101 dias CCSexta

Desafios à longo prazo: 101 coisas em 1001 dias e Project 365

17.11.12ConversaCult



E o terceiro post dentro desse tema de desafios e projetos chega, mas em um sábado, excepcionalmente. Hoje a Dana e o Paulo vão falar de projetos em que a pessoa se desafia a fazer coisas em um longo período de tempo. Você já pensou em participar em um desses? Continuem lendo :D

Projetos como o 101 coisas em 1001 dias e o Project 365 (de fotos) e outros maiores no mesmo estilo são uma forma de se planejar dentro de um longo tempo. Assim como os outros, é uma forma de fazer algo que você não faz, mas com esses desafios é de um modo mais diferente ainda, porque você progride aos poucos. Um pouquinho hoje, um pouquinho amanhã e continua assim até ter algo grandioso bem legal. O lado difícil desses é que exige se comprometer a longo tempo, o lado bom é que às vezes a conquista é maior.

O Projeto 101 coisas em 1001 dias é de coisas variadas e totalmente pessoais, já que é você quem escolhe as 101 coisas. Pode ser algo simples tipo cortar o cabelo, ou algo mais complicado, como fazer intercâmbio. Até porque o tempo é muito (um pouco mais de 2 anos e 9 meses) Tem gente que encaixa na lista fazer aula de uma coisa nova, tipo dança ou luta. Ou o desafio é fazer isso dentro de certo tempo, tipo fazer essa aula durante um mês. O principal é colocar uma coisa nova para sacudir o dia a dia (E conseguir fazer todas aquelas coisas que você quer, mas acaba não fazendo).

Se você gostou da ideia mas ficou meio desanimado, uma boa dica para inspiração é acompanhar outras pessoas que estão participando do projeto. No momento eu sei de duas, a Luana do Petit Luana e a Morgana Assunção do Literalmente Vlogando. Enquanto a Luana conta as coisas que realiza através de texto, a Morgana o faz em um vlog e é bem bacana porque você realmente o que ela fez.

Eu (Dana) pensei em fazer esse, mas descobri o quão difícil é escolher 101 coisas. Eu fui fazendo uma lista de coisas que eu quero fazer, estou no 30 e pouco e já até fiz algumas coisas. Vamos ver quanto tempo eu levo pra fazer, se eu completo 101 itens antes dos 1001 dias...

Já eu, Paulo, vou fazer de verdade e já tenho mais de metade da lista na cabeça. Como eu gosto de começar coisas em “datas bonitas”, vou começar no primeiro dia do ano que vem e até lá eu tenho um tempinho de colocar a lista no papel.

O Project 365 é de fotografia e eu (Dana) comecei a fazer no início do ano, mas sofri daquele grande problema: desanimação.

A ideia do projeto é tirar uma foto por dia em 365 dias, pode ser com câmera profissional, celular (eu fiz com o que tinha na mão, era mais celular)... Meu problema foi que eu tirava 948982 fotos e levava tempo para decidir a do dia, aí ia desanimando. Mas fiz por uns três meses.

O que eu achei mais legal desse é uma certa visão que traz. Você quer tirar uma foto legal, certo? Uma por dia. Então você começa a procurar coisas bonitas que poderiam ser fotografadas, coisas legais o bastante para mostrar a alguém. Daí eu comecei a me dar conta que em alguns dias eu encontrava um monte, enquanto em outros não encontrava nada. E como é que a gente pode passar um dia sem ter nada que valha a pena ser gravado na memória?

Isso é só uma das coisas, já vi relatos de quem fez falando que o projeto ajudou a tirar foto melhor, se preocupar mais e tal. Afinal, tirar 365 fotos boas é um bom treino. (Aliás, ver sobre gente que participa dos projetos e até conversar com elas é sempre bom para ajudar a seguir em frente, essa também é uma dica do nanowrimo).

Não conheço ninguém que esteja participando desse projeto agora, mas é fácil encontrar as fotos de alguém que está participando ou já participou dele com uma busca de “project 365” no Fickr.

Bom, esses são apenas dois projetos entre milhares que pode se achar na internet. E eles, assim como os outros com a mesma intenção, são muito bons para a pessoa se desafiar constantemente e gradativamente, cada dia fazendo mais e mais coisas. Porém, quando se está participando de algo tipo, deve-se ter comprometimento, afinal, o prazo e longo e a preguiça e o desânimo são coisas que aparecem com muita facilidade.

Uma dica é focar e se comprometer de verdade ao projeto, mas nunca deixar que ele vire uma obrigação, porque a graça acaba.

E vocês? Gostariam de participar de um projeto desse tipo? 

TAGS: , , , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

3 comentários

  1. Oi gente :D

    Umas coisas que preciso falar antes de comentar sobre os desafios em si:

    - Muito legal essas imagem da capa do post! Resumiu perfeitamente a ideia toda;
    - Quando eu vi ali em cima o projeto 101 me lembrei da Morgana do Literalmente Vlogando na hora! Eu ADORO o vlog dela e fico feliz que vocês também conheçam.

    Bom, acho bem legal a ideia desses desafios à longo prazo, porque eles realmente te desafiam. É uma coisa que você tem que estar ali, pensando sobre todos os dias, e se dedicando para cumprir a meta.

    De cara gostei do Project 365. O problema mesmo é tirar a foto lá todo o dia e ter que escolher pra postar e tal... Parece ser meio fácil de se cansar :x Mas vou pensar seriamente em entrar pro desafio ano que vem.

    O Projeto 101 parece um pouco mais "livre", por não ter aquilo de fazer todo dia a mesma coisa. Deve ser bem interessante acordar e dizer "bem, vou escolher algo da lista para fazer hoje". Adoro a ideia desde que conheci o projeto, e estou pensando em fazer também. Vamos ver. Ainda tenho que pensar na lista, então talvez eu faça como o Paulo e comece no dia 1° de 2013.

    Vou me esforçar para realizar pelo menos um dos projetos, pois, como vocês disseram, é uma forma de dar um tempo pra fazer coisas que gostamos (e não fazemos sabe-se lá por qual motivo).

    Muito interessante o post, parabéns (:
    Abraços! o/

    ResponderExcluir
  2. hahaha, eu faço o "101 coisas para fazer em 1001 dias" há um tempo, faltam só 676 dias para mim e só completei 16% da lista! Inclusive quando vi esse post no blog, estava selecionando algumas coisas para fazer essa semana.
    Por sinal, eu uso o www.dayzeroproject.com para me organizar, e no site tem ideias sobre coisas para botar na sua lista(mas é todo em inglês), eu demorei uns 3 dias para montar a minha toda.
    O Project 365 eu abandonei depois de 2 semanas, hahahaha.
    Boa sorte para mim e para quem decidiu fazer algum dos desafios!

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho medo de começar esses projetos e nunca terminar... o que me frustaria seriamente. E eu tenho uma longa lista de coisas inacabadas como experiencia...

    Enfim,
    Beijo!
    www.milalices.com.br

    ResponderExcluir

Posts Populares