2013 2014

Como zerar o ano com muito talento!

31.12.13Dana Martins


- Você quer que 2014 seja melhor?
- Você acompanha o Clube de Escrita?
- Você gosta de Lorde?
Se você respondeu sim para qualquer dessas perguntas, esse post é para você!

Aqui no CC eu tenho uma tradição imaginária: eu quero que o post de transição de cada ano seja sempre significativo. Esse de 2013-2014 a ideia surgiu junto com a investigação sobre a vida da Lorde.

Meu preferido até agora foi criar algo magnífico a partir do nada, em 2012. Que eu ainda acho uma BAITA indicação.

VOCÊ ACREDITA EM TALENTO?

Deixa eu começar sendo sincera, a minha curiosidade para entender o sucesso da Lorde começou depois que eu vi alguém no twitter dizendo que a explicação é talento. Eu conheço bem o bastante para saber onde essa conversa sobre talento vai parar: em lugar nenhum. Porque "eu não tenho talento" é a desculpa número 1 para as pessoas cruzarem os braços e deixarem de fazer o que gostam (eu também faço isso, gente). E quando surge uma pessoa como a Lorde, tão nova produzindo algo com tanta qualidade, nós adoramos dar uma de medievais e explicar o clima como culpa dos deuses e alguém ser bom como um talento. 

Lorde pode parecer nova, mas quando se trata de experiência musical e artística ela já é adulta. Estou cansada de ouvir bandas de caras de 20 anos (ou 30) que não passaram por metade do que ela viveu, são bebês no mundo da música.

DEIXA EU TE FAZER UMAS PERGUNTAS


Quer ver?

O que você estava fazendo aos 12 anos?

Eu estava andando de skate e passando os dias na praia. Lorde estava lendo Kurt Vonnegut, vendo se a tese de mestrado da sua mãe estava boa, ganhando shows de talento e rabiscando letras de música em cadernos.
*para ser sincera, eu me dei conta de que com 12 anos eu escrevi junto com o meu primo a minha primeira música!!! Tinha esquecido totalmente da minha vida musical. 

Quando você descobriu algo que você gosta muito de fazer e começou a praticar para fazer melhor?

Eu ainda estou tentando entender o que eu gosto!! HUAHA Mas faz 1 ano que tenho trabalhado mais a escrita. Lorde faz isso desde os 5 anos.

Há quantos anos você leva isso a sério e se dedica profissionalmente?

Na escrita, 1 ano e nem tão profissionalmente. Ela faz há pelo menos 4 anos. Pelo visto, quase que diariamente.

Só para completar, Lorde deu a sorte de crescer em uma família que a incentiva (encontrei informações de que a mãe fazia ela ler bastante), sem precisar ter preocupação (fazer comida? lavar a casa? dinheiro? nada disso), estudou em escolas que ajudavam a desenvolver as habilidades (grupo de teatro, show de talentos...), teve pessoas próximas com contatos (o pai do amigo dela!) e ainda trabalhou por anos para fazer isso cada vez melhor.

Para saber mais sobre a vida dela, eu indico o post "Lorde: Talento ou dinheiro? Uma Investigação", que na verdade é a primeira parte dessa história.

MOÇA, NÃO CHORA (QUE TEM MAIS)

Parece que a JK tá fazendo um discurso de quem acabou de ser condenado a prisão. GENIAL! É o que eu vou falar se isso acontecer!
Mas a moral disso é que, se ela conseguiu tão cedo, não foi por causa de puro talento. Você pode ter 16, 20, 30 ou 80 anos e não ter conseguido um resultado como o dela, mas não significa que você não tenha talento. Você pode começar a desenvolver isso agora.

Você conhece a J.K. Rowling? 

Nesse gif, por exemplo, ela tá a cara da Florence e eu tive que compartilhar.

A mulher que escreveu um dos livros de maior sucesso no mundo (depois da bíblia, acho). Sabe quanto tempo ela levou para escrever Harry Potter? Mais tempo do que a Lorde tem de vida, mais tempo do que EU tenho de vida. Só escrevendo antes do primeiro livro ser publicado foram 7 anos. SETE. É como todo o tempo que você passou na escola só dedicado a escrita de Harry Potter - antes de sonhar em ser publicado.

Como se isso não fosse o bastante, ela diz que desde o 6 anos costuma escrever quase sempre. Faça os cálculos de quantos anos ela se dedica a escrita e volte àquelas perguntas ali em cima.

Enquanto isso, a gente escreve um rascunho meio vagabundo e já se acha a pior pessoa do mundo sem... talento. Aliás, sabia que o primeiro rascunho de Harry Potter e a Pedra Filosofal não tem nada a versão com a versão final do livro? Pois é.

Até 2014!!!!


Espero que 2014 seja mais um ano de muita dedicação para todos nós. Trabalhando mais e mais para fazer o que gostamos melhor. (:

Aproveite para começar uma história. Para terminar uma história. Para continuar uma história. Para escrever sempre. A nossa história, na verdade, nunca termina. Está só esperando a gente agir e tomar conta.

Se você pudesse fazer qualquer coisa no mundo, o que você estaria fazendo? Por que você não está fazendo?

-dana martins

TAGS: , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

1 comentários

  1. Adorei o post, dedicação e a palavra chave para muita coisa, mas algumas pessoas são mais privilegiadas, isso é fato, contando as que são menos ficam bem atrasadas, mas que paremos de usar talento como desculpa.

    ResponderExcluir

Posts Populares