Canções de apartamento CCMúsica

Para quem gosta de música: Cícero

21.11.13Igraínne


"Alguém que gosta muito de música tentando dizer por que esse artista chamou atenção. O nome para quem gosta de música não é à toa, essa coluna aleatória é dedicada a todos aqueles que adoram descobrir um novo artista. Aqui eles estão, aproveite e até indique algum."

Hoje: Cícero
Origem: Brasil, honey
Similares: Clarice Falcão, Marcelo Camelo, Lenine, Maria Gadú, Mallu Magalhães

OI, AMORES, como vocês estão? Bom dia, boa tarde, boa noite, hoje é dia de música boa, hoje é dia de Cícero! Um carioca que escreve "canções de apartamento" capazes de fazer o coração gelado de qualquer insensível se derreter como nutella no calor. Se você nunca ouviu falar dele (ou já ouviu e nunca parou pra dar uma chance), chegou o momentinho iluminado de mudarmos isso. Logo depois do pulo, fazfavô. 

Música 1 + COMO VOCÊ CONHECEU?
ENTÃO. Conheci Cícero no tumblr, RISOS. Aliás, metade das músicas que venho conhecendo advém do meu vício incontrolável do tumblr. Muita gente tem playlist e como eu AMO ficar clicando em tumblr aleatório, sempre acabo descobrindo algo novo. Com o Cícero aconteceu exatamente dessa forma, e foi assim que fui surpreendida com a canção Ponto Cego, que tem até clipe, minha gente! Música com trecho em francês, pegada de MPB que parece ter sido mesclada com alguma coisa moderninha e vualà! Música de qualidade instantânea. Sem falar que é sobre.... "sexta-feria, amor."*
*só ouvir a música que você vai entender a piadinha.

Depois dessa música, eu até dei uma pesquisada nas internétis, porque cheguei à conclusão de que Cícero era uma entidade voz de outro mundo. Descobri que seu primeiro disco (o "Canções de Apartamento") REALMENTE foi produzido no apartamento dele, onde Cícero se encarregou de cantar e tocar TODOS OS INSTRUMENTOS (CAPS LOCK PORQUE FIQUEI CHOCADA E). Depois dessa incrível prova de genialidade, Cícero ainda disponibilizou o disco (com dez faixas) gratuitamente para download em seu próprio site. O sucesso foi tamanho que na época bateu a marca de 500 mil arquivos baixados.

             

Música 2 + POR QUE É MARAVILHOSO?
Cícero é o tipo de cantor que não se limita à melancolia. Embora haja alguma coisa disso ali, é tudo muito lírico, como se o disco contasse uma história... da vida e das experiências dele próprio. Mais do que isso, é como se Cícero realmente vivesse e interpretasse o que a canção diz. É assim com Pelo Interfone e Tempo de Pipa, duas das minhas favoritas. Os refrões costumam ter batidas inesperadas e melodias surpreendentes, é como um abraço em música, uma das poucas sensações que já tive. Os enfeites sonoros não são eletrônicos, não são óbvios. É uma poesia diferente.

No primeiro disco, quero dar destaque especial a Açúcar ou Adoçante e Eu não tenho um Barco, disse a árvore (responsáveis por muitos dos versos que hoje proliferam pelas redes sociais. São as músicas que mais possuem um tom de diálogo, como uma discussão cantada. A segunda tem até batida diferente, como um instrumento que não deveria estar ali). Além dessas, a inovação pontuou também Vagalumes Cegos, que é a que você pode ouvir aqui embaixo e merece o destaque eterno porque é possivelmente a minha favorita das favoritas.

                       

Música 3 + DISCOS E A COISA TODA
O segundo disco, "Sábado" (também disponibilizado gratuitamente para download) recebeu críticas controvérsas. Metade do pessoal adorou e a outra metade não curtiu tanto assim, porque não segue o padrão do "Canções de Apartamento", embora tenha sido gravado da mesma maneira. Esse disco, da minha parte, é tão bom quanto o anterior, e acho SINCERAMENTE que você, lindo leitor, DEVE OUVIR Porta, Retrato, PORQUE ESSA MÚSICA É AMOR.

De qualquer forma, o que dá pra falar é que sim, realmente destoa do padrão comercial esperado, e muita gente achou isso ruim, mas temos que lembrar que o Cícero não tá vendendo a música dele, ele está compartilhando, e essa é a graça. Mesmo sem os refrões destoantes e melodias inesperadas, dá pra se apaixonar por cada canção, tem até participação do Marcelo Camelo. Particularmente, nem sei qual dois dois discos gosto mais. Destaque mais do que especial para Duas Quadras e Frevo por Acaso, que pra mim são as músicas do Cícero com as melhores batidas.



E você, já ouviu Cícero antes? Gostou? Conta pra gente! 

Veja também:

- Igraínne M. 
(vulgo Igra)

TAGS: , , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

3 comentários

  1. Eu já tinha ouvido falar nele por aí, até que vi um comercial de uma música dele na tv, amei! Toda hora que passava o comercial eu parava para ver e ouvir, mas nunca tinha pesquisado mais sobre ele.
    Eu não sei explicar direito, mas sabe quando você é criança e começa a rodar, e se sente meio tonto? Acho que é por isso que as músicas como as dele me encantam, elas tem um "ritmo de balanço".
    Gostei do post e de saber um pouco mais sobre o Cícero.

    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Legal, assim que puder ouvirei, já que comparou com o estilo de Clarice. Ansioso.

    ResponderExcluir
  3. Conheci o Cícero há um tempo, e as músicas deles me trazem uma boa vibe e me remetem à um bom romance, à uma boa percepção ! Amei o post ! Parabéns !

    ResponderExcluir

Posts Populares