Alexandra Patsavas CCFilmes

De olho na trilha sonora: Jogos Vorazes: Em Chamas

8.11.13Elilyan


Falta só uma semana para estrear Jogos Vorazes: Em Chamas e a ansiedade só aumenta! Então para continuar a CCSexta*, a nossa coluna semanal que a cada mês recebe um tema diferente, vamos analisar a trilha sonora que veio para disputar com O Grande Gatsby o pódio de ‘trilha sonora do ano no iTunes’ (acabei de inventar esse prêmio).

Antes de tudo tenho que avisar que esse DONTS é completamente diferente dos anteriores, pois como a trilha sonora de Jogos Vorazes: Em Chamas ainda não foi lançada tive que improvisar com o que a RepublicRecords liberou até o momento (o lançamento está previsto para o dia 19 de novembro e acho pouco provável que ela vaze antes).

Quando ouvi ‘Atlas’, a primeira música que foi liberada, fui surpreendida com Coldplay. E ouvir o rock alternativo da banda liderada pelo pai da Apple já me disse qual o direcionamento que Alexandra Patsavas, a nova supervisora musical quer para a trilha sonora auxiliar de Jogos Vorazes: Em Chamas. Alê (sente só a intimidade) já é uma velha conhecida minha, e sua também, já que ela foi responsável pela trilha sonora de todos os filmes da Saga Crepúsculo.

Com um pé no pop rock alternativo eletrônico não foi surpreendente que Patsavas marcasse a trilha sonora de Jogos Vorazes: Em Chamas com sua preferência musical, o tracklist está cheio de nomes que são sucesso tanto no cenário global, quanto gente praticamente desconhecida, mas que tem muita chance de explodir como o Paramore fez em 2008

Apesar de não ter analisado profundamente as letras* pude perceber que como feito anteriormente a trilha auxiliar está muito mais relacionada ao livro que ao filme. E isso é MUITO, MUITO bom! Em Chamas saímos do Condado Distrito 12 e juntamente com Katniss e Peeta conhecemos as diferenças de cada distrito que formam Panem.

Alguns distritos são mais ricos, outros mais pobres e isso é refletido nas músicas que compõem a copilação. ‘Atlas’* e ‘We Remain’ possuem aquela pegada cosmopolita que os vocais de Chris Martin e Christina Aguilera possuem e tem muita chance de cair no gosto popular. ‘Elastic Heart’ da Sia e ‘Mirrors’ da Ellie Goulding vão fazer você balançar o esqueleto (um feito inédito que demonstra mais uma vez o direcionamento de Patsavas). Já a pegada hipster que tanto marcou a primeira trilha auxiliar é mantida em ‘Em Chamas’ com a galera do The Lumineers, The National, Of Monsters and Men, Imagine Dragons e muitos outros. 

Apesar de não ter ouvido completamente a trilha sonora de Jogos Vorazes: Em Chamas indico sem medo de ser feliz. E de todas as músicas que até o momento foram liberadas ‘Lean’ do The National ganhou um lugarzinho especial no meu coração por ter uma letra foda, uma melodia melancólica e ser de uma banda que nunca tinha ouvido falar antes.

Por sinal, falando sobre o The Nacional, o vocalista da banda, Matt Berninger disse para a publicação inglesa NME que eles tiverem que alterar o nome original da música - ela se chamava Dying is Easy - porque os produtores do longa acharam-na "sombria demais".

"A música quase foi rejeitada porque acharam que ela era sombria demais para a trilha sonora, o que eu achei meio engraçado, porque o filme é sobre matar crianças, e eu não sei como uma música poderia ser mais sombria do que isso.” - Matt Berninger


A lista de músicas:



1. Atlas – Coldplay [ouça]
2. Silhouettes – Of Monsters and Men
3. Elastic Heart – Sia (ft. The Weeknd & Diplo) [ouça]
4. Lean – The National [ouça
5. We Remain – Christina Aguilera [ouça]
6. Devil May Cry – The Weeknd
7. Who We Are – Imagine Dragons
8. Everybody Wants To Rule The World – Lorde
9. Gale Song – The Lumineers [ouça]
10. Mirrors – Ellie Goulding
11. Capital Letter – Patti Smith
12. Shooting Arrows At The Sky – Santigold
13. Place For Us – Mikky Ekko
14. Lights – Phantogram
15. Angel On Fire – Antony & The Johnsons


Antes que alguém venha dizer que esse DONTS não vale, já que estamos falando da trilha sonora auxiliar e não da principal, vamos confessar, que eu e você, não baixamos a trilha instrumental de Jogos Vorazes, mas ouvimos até cansar Taylor e companhia. Beleza? ;) 


- elilyan andrade

TAGS: , , , , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

0 comentários

Posts Populares