clube de escrita Dana Martins

Clube de Escrita: Sobrevivendo ao Nanowrimo!!!

4.11.13ConversaCult


E aí, como estão? Já estão desesperados? JÁ? Ou a energia pré-Nano ainda está por aí e tá tudo nos arco-íris e unicórnios? Por aqui... Bem, podemos dizer que estou em um relacionamento enrolado com o Nano. 

Essa coisa ~linda~ acima sou eu (dana!) no primeiro vídeo do diário de escrita que farei durante esse Nanowrimo aqui no blog. Ali eu falo um pouco sobre como foi conseguir escrever 50 mil palavras ano passado e duas vezes esse ano. Quem gostou, se inscreva no canal para receber sobre os próximos. (:

Abaixo um texto sobre a experiência da equipe do CC no Nano até agora, que em mês de Nano tem Clube de Escrita todo domingo!!!

Até agora eu já fiz uma lista de 8 itens que aprendi com esse Nano. Só não tem mais porque eu esqueci na metade. Hoje eu vou falar só de duas revelações, que foram as principais para fazer minha história continuar indo.


1- FRIENDS: era tudo verdade!

Como a série nos ensinou, basta alguns amigos para nos fazer continuar por 10 temporadas e 10 anos. Os andamentos da minha história atual são todos graças ao Diego (Clube de Escrita e aqui no blog). Sério. Em caso de dúvida, não tenha medo de falar para algum amigo sobre a sua história, o que está te prendendo e pedir opinião. Se você não souber de alguém, estou no twitter @danagrint.

2- INSISTA!

Existe dois momentos. Aquele em que você tá com sono, ou sem ânimo ou achando tudo uma droga. Sente para escrever mesmo assim que mesmo a passo de tartaruga você chega lá (por algum motivo, eu to levando para escrever o dobro do tempo que o normal, mas... estamos indo.)

O outro momento parece coisa de burro, mas sempre acontece comigo. A gente inventa bloqueio. Eu fui planejando a minha história, porque essa em específico eu não tenho tempo para escrever 1 milhão de palavras para terminar com 3 mil, e eu queria assegurar que tivesse uma mensagem. Eu tava vendo as várias camadas da história, tipo diferentes linhas do tempo (os pontos principais, os pontos principais da evolução do personagem A, os pontos principais da evolução do personagem B, como certos pontos são em metáfora na outra camada). Conversar com o Diego me ajudou muuuuuuito a completar, mas ainda tinha bastante coisa que tava no ar pra mim. Comecei a ficar irritada porque eu tava com um bloqueio e eu não conseguia escrever.

Até que a conversa da Cornelia Funke no curso de storytelling me jogou na cara: como você vai saber o que está dentro da história, se não se aventurou por ela?

E eu faço isso vááárias vezes. Fico procrastinando porque não sei o que escrever (e não escrevo), enquanto o que eu preciso é de um chá de cadeira. (não o chá de sumiço, fiquem longe!!!)


Como a equipe do CC está indo no Nanowrimo?


Dana, 6032 palavras até agora: Até agora estou bem na meta e aprendendo bastante coisa.

Igra, 2474 palavras até agora: Estou atrasada, mas gostaria de dizer que mereço créditos, porque isso foi só no primeiro dia. Por conta de falta de tempo, nos dias posteriores não escrevi mais nada. Pretendo avançar ainda hoje e (me iludindo) quem sabe passar a Dana.

Diego, 1872 palavras até agora: Ignorando a premissa básica do NaNo e pondo a qualidade acima da quantidade. Devagar e sempre, mas me divertindo com os personagens tomando forma na minha frente.

Paulo, 0 palavras até agora: Fracasso total, porque ainda nem comecei. Isso se chama: semana de provas chegando e vários trabalhos e testes para fazer. Antes de novembro chegar eu já sabia que o começo ia ser devagar por causa da escola, mas não TANTO. Tristeza. 

TAGS: , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

5 comentários

  1. Eu estou meio lobo solitário no Nano, mas estou usando esse mês pra terminar uma história incompleta que tenho há bastante tempo. Já sei onde quero chegar e tenho uma certa afinidade com os personagens por causa do "tempo de convivência". Estou indo bem (nesse começo, né), com quase 8 mil palavras. O que mais funcionou pra mim foi fixar um horário pra escrever. Escrevo sempre de 9h às 11h. Escrevo também em outros horários se der, mas de 9h às 11h é sagrado.

    Eu ri do Paulo >.<

    ResponderExcluir
  2. Adorei o vídeo, Dana! Acho que você tocou no ponto central, porque eu desisti de TODAS as histórias que comecei até hoje por causa desse maldito editor interno, e agora, depois de passar dois meses me condicionando para ignorar esse demoniozinho, eu já cheguei mais longe nesses quatro dias do que tinha chegado em toda a minha vida. Espero o próximo vídeo.

    ResponderExcluir
  3. Show o vídeo. Cara! Realmente, controlar o editor interno é o pior,fora a disciplina. Ainda agora escrevi umas duas páginas e a vontade foi apagar tudo,pois ficou muito ruim, na minha opinião,mas vendo esse vídeo me animei a deixar assim mesmo e seguir a história e durante o ano vou aprimorando o que for feito.

    ResponderExcluir
  4. Adorei o vídeo e...Dana eu quero a sua camiseta. Ursos <3

    http://monopapo.tumblr.com/

    ResponderExcluir

Posts Populares