clube de escrita Dana Martins

Clube de Escrita: Planejando no meio do caminho

10.11.13Dana Martins


Acima o segundo vídeo do Clube de Escrita! A melhor frase para resumir como se acabar com o editor interno (na prática), uma conversa com personagens, a melhor parte de se escrever e... uma ajudinha para o Felipe envolvendo vacas. Se inscreva no canal e clica em gostei! Se quiser que eu fale sobre algo, é só dizer. (:

Hoje aqui eu vou falar de uma supertécnica para escrever, coisa profissa. Ou talvez não, mas que realmente ajuda. Como você viu no título é: planejando no meio do caminho. Chega mais que eu vou explicar isso melhor.

Naquele momento pré-nano você planeja tudo. Você tem tempo pra pensar na sua história. Imaginar a cena que vai começar. É um efeito bom: você está pensando na sua história enquanto ainda não está escrevendo. Então é comum todo mundo começar o Nano fazendo palavras jorrarem na página em branco. E aí como eu falo da Anna no vídeo: você escreve muito, depois bastante, depois razoável, depois pouco e depois... oi? escrever o que?

Quando você faz seu planejamento no meio do caminho é primeiro dia de Nano sempre. 


Como você fica se não fizer esse planejamento

Acho que o primeiro passo, e mais imediato, é tirar um tempo todo dia antes de escrever pra pensar no que vai escrever. Sim, a mesma dica desse post que a moça escreveu 70 mil palavras em 12 dias.

A sua história está em que ponto agora? O que vai acontecer depois? O que precisa ser feito para o seu personagem chegar onde ele quer? O que os outros personagens vão fazer?

Se precisar, responda isso escrevendo em algum lugar aleatório. Hoje mesmo eu fiz isso. 

E o planejamento no meio do caminho também serve como um pit stop. Depois de umas rodadas você para, olha para sua história e repensa o que tá acontecendo. Tá tedioso? O que podia acontecer de legal para melhor? Esteja aberto a coisas inusitadas!

Essa falta de planejamento às vezes até atrapalha minha escrita (já aconteceu nesse Nano). Eu fico meio que "não sei o que escrever", então fico procrastinando para hora de escrever. Em contraste, quando eu tiro um tempo pra pensar, começo a ter ideias legais e ficar louca para escrever.

Como eu sinto que precisa de um planejamento? A história começa a se arrastar. Aí eu paro e "Ei, gente, que que tá acontecendo na minha história? Que é que vocês fizeram?" Isso é importante principalmente quando você escreve sem ter cada detalhe planejado, porque coisas novas que você nem imaginava surgem e você precisa dar uma pausa para repensar para onde esse barco vai.

Fiz hoje. Parece bobeira, mas fiz 4021 palavras com ajuda dessas brincadeiras. Ainda tem uma folha com horários, que eu fiquei com preguiça de tirar fotos.

Agora mesmo, nessa história atual, é um assassinato com vários envolvidos. Pra tudo dar certo, eu preciso saber a hora que tudo aconteceu, o que cada um tá fazendo a cada segundo. Eu to já com mais de 30 mil palavras e acabei de começar o segundo dia de história!!! Use e abuse de papel, caneta, giz, parede. Às vezes dar uma pausa do computador e "brincar" com a sua história pode ser o que você precisa. 

Aliás, é muito legal você arranjar coisas pra fazer relacionadas a sua história que não sejam escrever (tipo a história da Giulia lá no grupo sobre abrir um cadeado!). 

Como a equipe do CC está indo no Nanowrimo?

Dana, 34.906 palavras até agora: Consegui bater minha meta da semana de chegar a 30 mil!!! E acabei de perceber que escrevi 28 mil palavras em uma semana, então meu plano de chegar às 50 mil até o dia 15 não parece mais tão distante. GENTE, mas isso é treino. Se você pegar o Clube de Escrita do ano passado, no dia 18 de novembro eu ainda tinha 16 mil. E eu to correndo igual a uma maluca que eu tenho que escrever e editar outra história esse mês ainda. 

Diego, 6.973 palavras até agora: Estou bloqueado, não me enche. *se enconde debaixo da coberta*

Igra, 6.040 palavras até agora: Estou atrasada AINDA, é aquela velha desculpa da falta de tempo. Apesar disso, nos dias em que eu realmente escrevi eu passei da meta diária, o que é ótimo. Vamos ver se nos próximos dias eu passo a Dana (posso me iludir).

Paulo, ??? palavras até agora: Não foi encontrado para se pronunciar até o momento.

TAGS: , , , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

0 comentários

Posts Populares