análise britney spears

Work Bitch vs. I Wish - Spoiler: Work Bitch é genial

5.10.13ConversaCult


Então eu estava aqui, com meu irmão, falando um monte de coisa sem sentido para variar e decidimos analisar Work Bitch da Britney Spears vs. I Wish da Cher Lloyd. Não, não estávamos fazendo bullying com a Cher Lloyd (nós sabemos que é uma comparação beeem injusta). Mas não é nem questão de fama ou qualidade. Depois de comparar a música da Miley Cyrus com a da Selena Gomez, acho que gostei demais de ver o que a música pop está nos dizendo. E um spoiler: ela está nos mandando trabalhar.

Leia a letra de I Wish enquanto escuta Work Bitch, porque é uma experiência maravilhosa ver a menina "ai, queria isso, queria aquilo, queria não sei o que..." com a outra falando em resposta: "work, bitch!"

I Wish - Cher Lloyd


I Wish: Letra com tradução.

Minha primeira reação a I Wish foi uma certa recusa, porque é claro que a música está repaginando aquela Dilemma, do Nellt feat. Kelly Rowland. Aliás, parece que toda a música pop tá copiando aquela moda de remakes do cinema em 2011. Mas tá. Eu escutei bastante e toda santa vez a letra me irrita. Cher Lloyd assumiu oficialmente a carapuça de recalcada e está fazendo de tudo para entrar no mercado americano. E como ela faz isso? Dando uma de garota não-popular que usa nike, mas na verdade queria ser igual a todas as outras... 
*(ah, e parando de fazer rap, o que ela faz bem, e se rendendo aos feats)

E a parte ruim não é nem criar uma música que se conecta com o momento de insegurança que você quer jogar tudo para o alto e falar "queria que tudo fosse perfeito!" O problema é como isso acaba desenvolvido: 

1- Ela quer mudar o próprio jeito, está rejeitando totalmente as garotas que usam Nike como não dignas de conseguir o garoto; 
2- Incentiva essa ideia de que o bom é ter dinheiro pra gastar em compras, ter uma pele maravilhosa, ser alta, ser BURRA (...), sendo que é algo que ela NÃO gosta; 
3- Que você precisa de um garoto, e precisa mudar por esse motivo; 
4- Ainda tem o cara falando que gostaria de ver a garota pelada, mas se não tiver do jeito que ele quer, tem várias para substituir.
5- Ter tudo isso como mágica!

Só de exemplo para ajudar a comparar: Ela poderia ter, sim, falado sobre esse momento de fraqueza de "quero tudo perfeito!" Mas seria uma letra MUITO melhor se o perfeito dela fosse: queria que o cara gostasse de mim como eu sou, queria um modo dele ver que eu também sou especial, queria poder ficar com ele sem tanta pressão (afinal, ela se sente pressionada a mudar e ele se sente pressionado a manter a fama de "pegador").

Mas nada de desafiar o padrão que está fazendo mal para ela. Pelo contrário, ela quer se forçar a fazer parte dele. Num passe de mágica.

Tem mais tantas coisas erradas na letra dessa música... Vale a pena parar pra pensar.

Work Bitch - Britney Spears


Work, Bitch: Letra com tradução.

A simplicidade de Work Bitch é tão grande que... é até difícil expressar. Veja com os próprios olhos esse trecho da letra: "Work, work, work, work Work, work, work, work Work, work, work, work Work, work, work, work." Não é de dar lágrimas nos olhos? Deve ter levado horas de trabalho duro para chegar a essa estrofe. E a pior parte é que deve ter levado mesmo.

"You wanna You wanna You want a hot body? You better work bitch" (se fosse You wish... ficaria perfeito!)

Fiquei curiosa para ver os responsáveis pela composição e são... 6 nomes. Incluindo até o will.i.am. O que tem de tão genial? 

1- Primeiro que tem a ver com a nossa época, pesquise um pouco sobre geração Y. Isso se encaixa totalmente no conceito de fazer o que você quer - e na cultura de ralar muito para isso.
2- Ela pega o conceito de born this way (nasci assim e me amo) que vem sendo trabalhado na cultura pop nos últimos anos, Firework por exemplo, e dá uma repaginada com seu "Eu sou poderosa, se quiser me alcançar vai ter que ralar muito."
3- Essa tendência pós a fase born this way de empoderamento tem crescido (Roar: cause I am a champion and you're gonna hear me roar), mas ela se destaca por, em vez de se colocar na luta, aparecer já como a toda poderosa. As outras é que lutem ralem muito pra chegar lá!
4- A música serve pra pular no show com a mão pro alto, como hino de trabalho, pra academia, pra pista de dança e pra espantar recalcada.
5- É um ótimo posicionamento na brigas de divas e quase uma resposta direta para esse bando de diva pop que tem por aí.
6- E mostra que tem que ralar para conseguir o que quer, em vez de esperar o gênio da lâmpada aparecer.

O único lado que eu questionaria é a definição de "perfeito" dela. Assim como a Cher Lloyd, envolve ter um corpo gostosão e ter dinheiro. Mas o contexto de empoderamento aqui é tão bom que isso pode ser "metaforizado" para seja lá qual for o seu objetivo. O que você considera vida boa.


Então... de um lado Cher Lloyd deseja que tudo caia do céu para conseguir agradar um homem, enquanto a Britney tem o que quiser e manda as outras ralarem para chegar lá.

Vamos ouvir os aplausos. Britney merece.

-dana martins
obs: não estou dizendo que todo a genialidade de Work, Bitch tenha sido consciente...

TAGS: , , , , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

3 comentários

  1. Adorei o post. Amo as duas músicas. I Wish eu adoro muito devido a letra que eu acho muito divertida. Eu nunca parei para analisar o que ela esta falando nas entre-linhas sabe? Eu simplesmente ouço "nossa, queria tanto que vc me amasse mas vc so gosta de meninas assim e assim e pronto". Então foi otimo ler essa crítica. Quanto a Work Bitch eu concordo em tudo. Essa música é muito hino HAHHAHAH A parte d o work work work realmente não é muito "nossa que letra profunda" mas essa tbm não é a questão tbm. A música tem que ter uma parte repetida para grudar na cabeça. E é impossível não ficar com esse work work work work na cabeça vai. HAHAH

    Ponto para as duas <3

    ResponderExcluir
  2. Falando de musica , ouvi as duas e eu gostei mais de work bitch , e infelizmente nao tive a oportunidade de ouvir ela pelas baladas da vida AINDA kkkk , mas ficarei esperando ansiosa! Apesar de lembrar um pouco o pop generico , a letra até que é bem profunda , de tipo "se voce quer alguma coisa , vai trabalhar vadia!" NA LATA rsrsrs
    E ela ta linda no video! E aquele vestido rosa... AHAZO!!

    Cher Loyd , gente?! È who pra mim ainda

    ResponderExcluir
  3. Work Bitch é outro nível, não é a minha favorita da Britney, mas tem os seus pontos fortes e o conceito da música é diferente daqueles do tipo: "você nasceu assim, aceite". Diz claramente que se você quer algo tem que trabalhar pra isso

    I Wish é o tipo de música que desvaloriza a mulher, ninguém tem que mudar o seu jeito de ser pra agradar alguém, é o que eu acho apenas

    ResponderExcluir

Posts Populares