CCInspiração china

Inspiração: 5 Lugares Incríveis abandonados na China para sua ficção científica

3.10.13Dana Martins


Toda vez que eu olho a imagem acima lembro de The Last of Us!

No país com mais pessoas no mundo, encontramos as maiores cidades fantasmas. Como diz o io9: As cidades recém criadas que foram abandonadas na China poderiam ser cenários para filmes distópicos. O post de hoje é um prato cheio para curiosos e quem precisa de inspiração para a própria história. Além de se inspirar nos grandes cenários, aqui ainda há tema para uma baita discussão sobre o mundo atual.

Deixa eu explicar melhor: Nos últimos 10 anos a China decidiu criar incríveis cidades inteiras. Aquelas cidades planejadas onde tudo é lindo e funciona direito, com o melhor do mundo atual e até inspiradas em lugares reais. Sabe, aquele lugar que você olha e decide morar. E não acaba aí: há shoppings, parques de diversão, vilas ecológicas ou cidades destruídas. Tudo em nível de "maior do mundo."

Esses lugares novinhos em folha existem e, adivinhem só, estão completamente abandonados!

É uma grande ironia da vida e do mundo atual. Aqui no Rio meu maior contato com a China (além dos diversos produtos made in China), são as pastelarias. Tem até página no facebook para o jeito que a chinesa da pastelaria fala. Tem uma cidade aqui perto do Rio onde eu nasci e vivi parte da minha vida, agora quando passo lá é quase um chinês em cada esquina. Eu ainda não me acostumei com encontrar um ou outro no mercado, na praça ou no calçadão. Eles estão vindo e estão mudando o cenário, o que eu acho bem legal.

Mas o interessante é ver que eles estão saindo da China e vindo para o Brasil. Enquanto há cidades incríveis no país deles.

Aliás, se você pensar de modo geral, dá até vontade de rir. No Japão ali perto a gente sabe que há problema de espaço, as pessoas chegam a dormir em lugares que parecem aquelas gavetas de cadáver em série policial. Enquanto HÁ CIDADES INTEIRAS CONSTRUÍDAS SEM GENTE MORANDO.

Agora vamos às imagens e lugares!

1- Dubai Chinesa: uma cidade vazia

Ordos Art and City Museum, olhe por dentro, ou uma nave alienígena. Não tenho muita certeza.
Em 2003, Ordos (uma cidade chinesa que é dividida em distritos) começou a planejar um novo distrito para um milhão de pessoas. O lugar é conhecido como "Dubai of Northern China." E o motivo de ninguém viver lá? As pessoas não querem.

E não é porque não tem ninguém lá. Ordos é uma cidade grande, tem enorme reservas de carvão e gás natural, uma economia que cresce rápido e tem 1.5 milhões de habitantes. Mas ninguém quer ir para essa parte da cidade, nem para visitar. A gerente de um restaurante caro que existe por lá diz que seus clientes são apenas oficiais do governo e seus convidados.

Os motivos são vários e, se você tem interesse, leia esse texto em inglês explicando mais a situação: Cidade chinesa tem muitos prédios, mas poucos habitantes. Ainda tem esse texto com outras imagens muito boas.

Dê uma olhada nas imagens abaixo! Há até dois vídeos, um BEM legal de alguns skatistas que aproveitar a oportunidade.







2- O Maior Shopping do Mundo é dos Fantasmas


New South China Mall é o segundo maior shopping do mundo e o shopping com maior número de lojas. Muito legal, né? O shopping desde 2005 quando foi aberto está com 99% das lojas vazias. Mas não se preocupe, acho que tem McDonalds.

De quebra, o shopping ainda é dividido em sete áreas modeladas com base em cidades e regiões internacionais: San Francisco, Amsterdã, Avenida Champs Elysees em Paris, Caribe e Venice Beach na Califórnia.

Parece que a parte movimentada no New South China Mall é a do parque de diversões (ou você achou que no meio de um shopping gigante não teria isso?), tem até um parque temático dos Teletubbies (AGORA EU TENHO QUE IR!!!). Mas quando você se afasta dessa parte e entra no shopping... uma cidade fantasma. Pessoalmente, acho que bastava um pessoa fantasiado de zumbi ali para deixar tudo mais interessante.

Para mais informações em inglês, sugiro esse link sobre o New South China Mall e esse aqui sobre The World's Largest Mall.










3- Cidade pós-apocalítica para visitar

Olha que lindo, amor.
Beichuan, destruída pelo terremoto Sichuan em 2008, agora é um parque memorial. "Ah, para que consertar e reconstruir tudo? Vamos deixar as ruínas e transformar em lugar para visitação, fãs de pós-apocalíptico vão adorar!"






4- Cidade Ecológica agora é das Plantas



Uma cidade ecológica também planejada e cheia de casarões onde ninguém mora. O nome é Eco City of Jing Jin, Tianjin e a capacidade é de 350.000 habitantes, quando ficar totalmente desenvolvida em 2020. Bem, eles têm 7 anos para arranjar todas essas pessoas. Não que isso seja um problema para a China, mas segundo esse post...

Matthew Harding, responsáveis pelas fotos, disse que Jing Jin é uma das músicas novas cidades ecológicas chinesas. Ela está deserta há vários anos e os desenvolvedores têm tentado incentivar as pessoas da cidades vizinhas a se mudarem para lá, com promessa de centros educacionais e centros de pesquisas científicas. Ele completa dizendo que as únicas pessoas que ele viu foram seguranças e alguns faxineiros mantendo um campo de golf em perfeito estado. Em cada foto, em inglês ele comenta sobre o momento e dá dados sobre o lugar.

O flickr do Matthew Harding também tem várias outras fotografias interessantes da China, tem até carne de cachorro pendurada em grade de portão!!!




campo de golf
5- País das Maravilhas, porque isso é a China.


Parque de diversão do País das Maravilhas, o maior da Ásia e... nunca chegou a terminar de ser construído. A empresa começou a construir e decidiu adiar, mas acabou falindo. De resultado temos ruínas de castelos em meio ao nada na China.  Bem, ao menos agora sabemos onde a Alice foi parar quando caiu naquele buraco!

Para mais informações e imagens, clique aqui.







O post fica por aqui, MAS NÃO TERMINA AQUI!!! Não se sinta enganado pela primeira imagem lá em cima da torre Eiffel. Aquilo é na China, em um condomínio que recria parte da França. Parece que os chineses adoram fazer uma réplica de lugares do mundo e construir cidades fantasmas gigantes, então ainda tem mais. Como se isso não fosse o suficiente, no próximo post até o Rio de Janeiro você vai encontrar na China.

Esse post foi inspirado no do io9 e você pode ver o de lá aqui, ainda tem mais duas cidades fantasmas (prédios sem ninguém) para quem quer ainda mais.

-dana martins

TAGS: , , , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

1 comentários

Posts Populares