camp nanowrimo ccwiki

O que é NaNoWriMo?

24.10.16Dana Martins


O que é NaNoWriMo?

NaNoWriMo significa National Novel Writing Month, o mês "nacional" de escrever livros. É um projeto do Office of Letters and Lights que incentiva escritores no mundo inteiro a escreverem (de verdade!).

Como funciona?

Dentro de um mês você precisa escrever 50 mil palavras.

O NaNoWriMo ocorre em novembro com a meta fixa de 50 mil palavras (em Arial, 12, deu 130 páginas aqui). Ou seja, você começa no dia 1 de novembro e no dia 30 sua quantidade de palavras deverá ser, no mínimo, 50 mil palavras.

Isso significa:
- Você pode escrever na língua que você quiser.
- O que você vai escrever não será divulgado em lugar nenhum.
- Ninguém vai ler o que você escreve.
- Você não escreve no site em si.
- No final do mês, você pode confirmar que escreveu 50 mil palavras lá e registrar a vitória!
- Também dá pra usar o site pra atualizar seu número de palavras.

Ou seja, você só escreve normalmente como você faz, e durante o mês pode usar o site para atualizar quantas palavras você tem e ver o gráfico e cálculos automático igual na imagem abaixo. No fim, você vai lá e cola as suas 50 mil palavras para confirmar!





  • Outras Edições ao longo do ano


Além disso, há as edição de acampamento, o Camp NaNoWriMo. Os Camps acontecem duas vezes ao longo do ano (em 2013, abril e julho) e funcionam como o NaNoWriMo. A maior diferença está na liberdade: você pode escolher a própria meta, de 10 mil até 1 milhão de palavras.

Basta você escrever onde quiser (word, papel, etc) e alcançar a meta. É só isso. Se você se cadastrar no site, você pode atualizar diariamente o número de palavras que você tem e ver as estatísticas (sua média diária, em quanto tempo você vai terminar, quanto falta, quanto precisa diariamente pra bater a meta a tempo) e, no fim do mês, colar seu texto para confirmar. Atenção: O texto colado é só para medir a quantidade de palavras e confirmar que você bateu a sua meta, não é salvo e ninguém vai ler pra julgar.



NaNoWriMo: O desafio de um alvo arbitrário e um prazo final sem o peso de esperar algo com qualidade.

Como eu faço para participar?

Modo 1: Basicamente, esperar um mês de NaNoWriMo começar e ir escrevendo até completar a meta de palavras (no computador, no tablet, no celular, no papel, no guardanapo...). Esse é um desafio para você, então o importante mesmo é o trabalho duro até terminar. Esse é um desafio online como qualquer outro (nós já falamos de alguns aqui).

Modo 2: O modo tradicional é se registrar de graça no site do NaNoWriMo para ir atualizando a sua contagem diária de palavras. Durante o andamento, o site mostra gráficos da sua evolução, compara com outros participantes e você pode até conversar com outras pessoas. No final do mês, há a opção de validar que você venceu o desafio, é só colocar o seu texto lá e confirmar para receber a mensagem de parabéns. NINGUÉM VAI LER O QUE VOCÊ ESCREVE. Eles fazem até um "diploma" e fica marcado no seu histórico no site. O que você ganha? 50 mil palavras de uma história e há descontos/prêmios para vencedores.


Modo 3: Além de fazer tudo indicado aqui, você ainda pode acompanhar aqui no site as postagens do Clube de Escrita), e conversar com a gente! Uma das melhores partes do NaNo é se juntar com uma galera e escrever (sofrer) junto todos os dias.

Quando acontece?

A edição oficial é durante todo novembro. Os Camp NaNoWriMo já costumam mudar a cada ano, então é bom ficar de olho. Aqui no CC nós com certeza falaremos e eles dizem nos sites oficiais quando acontecem os próximos.

Por que eu devo participar?

Porque você gosta de escrever. E a verdade é que não é fácil completar algo, ainda mais escrever 50 mil palavras da mesma história. O NaNoWriMo é uma forma de ajudar jovens e antigos escritores a escreverem. Escrever melhor? Escrever mais? Depende muito de cada um. O Patrick Rothfuss, escritor de O Nome do Vento, descobriu que pode escrever mais rápido (nós traduzimos o post dele aqui). A Iris do Literalmente Falando e autora, também já escreveu bastante com o NaNoWriMo. Já eu... eu aprendi que posso escrever histórias grandes até o final. Aliás, eu aprendi muito mais do que isso.

O NaNoWriMo foi o que faltava para me comprometer com a escrita. Ele pode não ter me ensinado diretamente várias coisas que eu aprendi, mas eu só tive a oportunidade de buscar sobre escrever melhor depois que eu participei de um. Aliás, comecei em um Camp de 2012 já na metade do mês, não completei o desafio, larguei a história e tive todos aqueles problemas. Mas já no novembro eu completei as 50 mil e até agora não parei mais. Já escrevi seguramente mais de 200 mil palavras no último ano de histórias minhas, o que eu não teria feito se eu não tivesse decidido aceitar o desafio.



28 de out de 2013

TAGS: , , , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

1 comentários

  1. Cuide da sua saúde mental para se tornar um escritor melhor!
    Agende uma vaga comigo 🥰 linktr.ee/psinaomi
    Psicóloga Naomi Stange (CRP 12/21377)
    Atendimentos online por vídeo chamada

    ResponderExcluir

Posts Populares