barra da tijuca CCCuriosidade

Inspiração: Cidades reais do mundo Made in China

18.10.13Dana Martins



Hoje o post é uma continuação do Inspiração: 5 Lugares Incríveis abandonados na China e ao mesmo tempo um post para os curiosos. Para quem pegou o bonde agora: a China aparentemente gasta uma fortuna construindo enormes cidades (lindas) bem planejadas onde... ninguém mora. Aqui você vai ver alguns condomínios e "cidades" que reconstroem e imitam a arquitetura de cidades famosas no mundo! Florença, Paris, Londres e mais. 

A melhor parte é que com o vazio dá para imaginar ótimos cenários pós-apocalípticos. (:

1- Florentia Village, Wuqing, Tianjin


Um lugar que era um campo de milho agora tem um grande canal, um monte de casas italianas e até um shopping inspirado no Coliseu. Quando as pessoas andam nas ruas toca música europeia e há um monte de lojas de marca ocidentais caras. A melhor maneira de visitar a Europa sem sair da China, provavelmente. Mas pelo jeito o lugar não é muito mais do que um grande shopping para turistas. aqui link de pesquisa




2- Little Paris or Tianducheng, near Shanghai 


O lugar é um condomínio que foi construído em 2007, tem uma torre Eiffel, casas parisienses e até um Campo de Marte (Champ de Mars, uma enorme área verde que existe em Paris). Há espaço para 100.000 pessoas, mas há apenas 2.000 habitantes. Paris versão Cidade Fantasma. Link com mais imagens e comentários. - Pequena Paris - Um link em português








3- Little London or Thames Town, near Shanghai 


Outro condomínio/subúrbio, dessa vez baseado na Inglaterra, com casas inspiradas no estilo Tudor, o rio Tâmisa e até uma igreja quase gótica. O resultado é tão caro que, só pra variar, é uma cidade fantasma. A maior parte das pessoas que você vê circulam vêm de outras partes para visitar e tirar fotos. Para mais informações. - Outras fotos - Imagens com comentários - Mais imagens com comentários

Só para completar, eles não só copiaram a arquitetura de lugares reais como espalharam estátuas de figuras britânicas. Você vai ver o Winston Churchill, a princesa Diana e até o Harry Potter. E essa, meus amigos, é a China.

Esse lugar de noite deve dar um bom filme de terror....










(sim, isso é o harry potter)
A China copia a arquitetura de tantos lugares que quebra as barreiras do absurdo e do divertido. São espaços inteiros, sem nada, que viram cidades réplicas de outros lugares do mundo. Ou se não pode fazer isso, pelo menos copiam algo simbólico de outro país. E a história toda é tão louca que, de quebra, esses lugares quase não têm ninguém. Réplicas da Inglaterra, França, Itália para... ninguém.

Ainda há muito mais - e eles continuam construindo mais! Só para explicar, o Cristo na imagem lá em cima é de um parque chamado Window of The World. Aqui vocês podem ver mais exemplos: China copia vila austríaca inteira - As bizarras cópias que a China faz - Como as construções mais famosas do mundo, e até cidades inteiras, estão sendo copiadas na China.

Mas não pense que essa loucura (e roubo de dinheiro, é claro) é coisa de chinês. Por acaso, eu vivo em um bairro do Rio de Janeiro teoricamente planejado e... não é que eu vejo muita coisa assim por aqui? Aqui existe um shopping chamado Città América, tem um "rio" correndo dentro, muitas árvores, chafarizes que parecem cachoeiras. Toda vez que eu passo lá me sinto no meio de Jurassic Park ou espero encontrar o Tarzan ou a Lara Croft. Veja bem: eu passo lá. Porque a maior parte das lojas estão fechadas, nunca vi aquilo funcionar direito. E ele fica bem ao lado do Dowtown, que reconstrói o centro de uma cidade bonitinho.

Mas não acaba por aí... a Barra da Tijuca é grande e tem (ou tinha?) muito espaço livre. Condomínios enormes são construídos e me faz lembrar bastante a essas versões chinesas. E volta e meia passo por um centro comercial baseado em Londres, Shangai ou algo assim. Aliás, outro dia vi outdoors falando da construção de um lugar enorme baseado nas principais cidades do mundo.

A única diferença é que nenhum está vazio, mas nós temos aqui até alguns lugares fantasmas deixados pelo governo. Parece que construções monumentais são efeito de muito roubo de dinheiro.

-dana martins




TAGS: , , , , , , , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

0 comentários

Posts Populares