antigas artecultura

Pinturas antigas, inspiração fresquinha

10.4.13ConversaCult


Se você acha que admirar uma obra de arte clássica é uma coisa chata, difícil e que não vai acrescentar nada em sua vida, pare tudo o que estiver fazendo. Hoje o CCCriativo trouxe várias pinturas legais, que possuem poder atrativo tão grande que surpreenderam toda a equipe do blog. Gostamos tanto que decidimos mostrar as melhores aqui, falando sobre como esse tipo de arte pode trazer luz e inspiração para seus projetos. <3

A ideia de escrever esse post surgiu enquanto eu procurava capas de “O Grande Gatsby” (livro do Charlie’s Booklist!) no Google imagens. Vi essa pintura que está na imagem aqui em cima, achei que era algo sobre o livro e cliquei.

A imagem dava num site cheio de pinturas antigas, chamado Artecultura, e, WOW, eu fiquei hipnotizado por ele! Instantaneamente, comecei a rolar a barra lateral, ver naqueles retratos as mais diversas pessoas, cenários e situações e imaginar uma história envolvendo esses elementos. Foi inevitável, não consegui parar de ver até chegar no final: a facilidade dessas obras de se tornarem uma fonte de inspiração é incrível.

Do que você está falando, João?

imagem dali sem nada escrito
Só pra exemplificar, fiz essa montagem que está no começo do post. O texto é mais pra descontrair, só que ele transmite exatamente o que enxerguei na imagem: amizade falsa. Bastou olhar para os rostos das personagens para imaginar isso. Mas e você? Se não tivesse o texto, no que você pensaria? Num simples encontro entre amigas? Num clube das mulheres solteiras? Em, sei lá, uma reunião de bruxas maléficas disfarçadas de madames? São inúmeras as possibilidades de criação. Não sei exatamente porque isso aconteceu justo com essas imagens, mas eu acho que vale muito a pena conferir a galeria, justamente por causa desse elemento misterioso.


Fizemos uma seleção das imagens “mais legais” (entre aspas, já que arte é algo muito pessoal) para você, que está à procura de uma luz para começar a escrever uma história (Nano Camp tá aí!) ou fazer qualquer coisa que envolva criatividade. E, de bônus, ainda ganha alguns comentários da equipe sobre as obras favoritas de cada um :D

Minha professora de arte sempre disse que é necessário se nutrir esteticamente de vez em quando. Sabe, buscar um “alimento espiritual”, por falta de expressão melhor. Nunca entendi bem o que ela queria dizer, mas acho que essa galeria me fez compreender melhor o que isso significa. Descobri que até agora eu estava faminto, mas, ao terminar de ver essas obras, acabei fazendo uma refeição completa.

Também precisando nutrir sua alma e seu cérebro? Nesse caso, o banquete está servido \o/



João: Apenas observem as faces desconfiadas das pessoas. O que será que acontece nessa feira noturna? Fico imaginando o que, além de comidinhas, estão vendendo ali...



Isabelle: Criei uma história pra essa aqui: O simpático moço é odiado pelo pai de sua amada, que tem uma rixa muito antiga com a família dele. Ele veio cortejá-la, todo corajoso, mas o pai se sentiu ofendido e tentou partir pra cima ele. A irmã mais velha, sensata, o segura e tenta fazê-lo ver a luz da razão. Enquanto isso, a moça está deprimida pensando "MINHA CHANCE DE DESENCALHAR ESTÁ INDO POR ÁGUA ABAIXO”

Dana: acho que é bem isso a história, é a primeira que eu pensaria. Mas também poderia ser: a de branco é maluca e casada com o jovem, a de rosa é a novinha mulher do de cabelo branco. Enquanto ela insiste para voltarem à cidade e aproveitar a vida, cansada de ter que cuidar da amiga maluca, o homem está relutante. A imagem é um retrato do momento que o de cabelo branco olha pela última vez para seu amor - o jovem rapaz, sabendo que não vai poder passar os dias planejados aproveitando o campo... (versão de tumblr, porque no tumblr todo mundo é gay).


João: Alice, é você?


Elilyan: Encantadora a cor do vestido lilás e o casal ao fundo se pegando é um elemento inusitado e apaixonante. Me lembrou aqueles momentos em você vai a festa com uma amiga e fica procurando por ela e a encontra se agarrando com um rapaz qualquer num canto escuro.


João: A rica e a pobre. Me lembra aquela coisa em que uma troca de vida com a outra e... - LA USURPADORA, TÃN NÃM NÃAAAAM... ESPERANDO POR TU AMOOOR – eu precisava fazer isso...



Elilyan: Achei essa tão moderna, pois retrata algo corriqueiro de forma simples: uma moça de vestido azul floral preparando uma salada. Poderia ser uma foto tirada ontem por tão simples que é o tema da pintura.

Dana: Adorei essa da salada! As cores estão muito boas.

João: Tudo lindo nessa imagem. Pena que a moça parece triste, né? Olha a expressão, os ombros caídos... Acho que ela tá cansada de cuidar da casa e quer fugir dali.



Isabelle: Adorei particularmente este porque me identifico. Tá aí a moça com um livro na mão, toda compenetrada, e um gato dengoso que parece o meu. 





João: Essa me faz pensar que a mulher teve que largar o vilarejo por algum motivo. Esse é o momento em que ela olha para ele pela última vez antes de partir (reparem no lencinho na mão dela e na trouxinha).





Dana: O nome dessa é "the love letter", reflitam. As cores já são muito boas. Mas dá até pra criar uma história inteira. (Ou dizer que é uma cena de A Seleção!!! A menina ganhou uma carta do Maxon. HUAHA)



Dana: Elas são tão legais, mas tãão legais que dá vontade de fazer outro com mais fotos e ficar vendo mais e-


Espero que tenham gostado! Soltem a imaginação, joguem o preconceito e aproveitem a arte.



TAGS: , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

3 comentários

Posts Populares