8 de março CCdiscussão

Pequeno comentário sobre... Dia da Mulher

8.3.13ConversaCult


gente, esse post é antigo e eu nem entendi o que eu to falando aqui

São em dias assim que as pessoas pensam "e por que não tem dia do homem?" ou "que coisa mais sexista comemorar dia da mulher!" 

A data comemorativa não é uma perfeição. Essa semana mesmo na "preparação para o dia da mulher" vi uma página no facebook contra o machismo falando algo no estilo "isso aí, dia das mulheres, temos que lutar pelos direitos. todas as mulheres compartilhem." WTF! Por que todas as mulheres? Por que não todo mundo? Estão lutando pelo que? Para serem superiores aos homens? Para serem diferentes? E, se querem os mesmos direitos, por que os homens não podem lutar também? Por que, acima de tudo, não é uma luta do ser humano?

Vamos pensar um pouco na imagem acima.

Essa semana eu estava "brincando" com a minha amiga de "ou seja". Que é tentar dizer a mesma coisa de várias formas, de vários pontos de vida. Fazendo um "ou seja" dessa imagem:

É uma piada para dizer quer torcedor do fluminense é mulherzinha.

Ou seja

Se é uma piada, se é algo para "zoar" o outro destacando um ponto fraco, significa que o termo pejorativo é "mulherzinha."

Ou seja

Ser mulher não é bom.

Parece uma brincadeira boba e é até engraçado, assim como as piadas do Chris Brown batendo na Rihanna e piadas de preto, mas mostra que esse tipo de lógica é mais presente do que nós imaginamos. Por isso, conversar é importante...

Essa imagem me lembrou muito ao livro "O Temor do Sábio" do Partick Rothfuss. Em certo ponto Kvothe, o protagonista, está fazendo uma viagem com um grupo de mercenários e dois deles começam a brigar. Então um deles diz: "Você luta como uma mulher!" E o outro concorda, para a confusão e diversão de todos ali.

O que mais tarde Kvothe passa a saber é que o acusado é um guerreiro ademriano, de um povo centrado na mulher e com uma cultura diferente da nossa, então para ele "lutar como uma mulher" é um elogio. 
*Só por curiosidade e porque a nossa cultura leva a pensar o contrário, esses guerreiro ademrianos são os melhores lutadores. 

São pequenos detalhes, tipo um comentário assim, tipo essa imagem e até a cor rosa ali no texto que fazem valer a pena existir um Dia da Mulher.

--------------

Março no CC está sendo o mês da discussão e, por acaso, o Dia Internacional da Mulher caiu bem na sexta, valia pelo menos um comentário, né? Mais tarde nós voltamos para conversar sobre livros digitais, se preparem. :D

-dana martins

TAGS: , , , , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

2 comentários

  1. Mais um motivo para ler O Temos do Sábio!

    Sabe, cansa ouvir a mesma coisa todo ano... quando as pessoas vão mudar de pensamento?

    Ótimo texto e feliz dia da mulher para todas nós, Dana.

    Beijos,
    whosthanny.com

    ResponderExcluir
  2. Hoje estou comentando porque estou com vontade comentar. -q

    Então, você sabe que eu choro toda vez que leio comentários machistas e que depreciem a mulher. Sou feminista e falo isso normalmente, até porque não há nada de errado nisso. Afinal, que mal há em querer igualdade para ambos os gêneros?

    Eu também fico triste quando vejo gente veiculando girl power como feminismo, que é exatamente o que essa página de ativismo que você citou fez. :/

    - Paulo Vaughan

    ResponderExcluir

Posts Populares