canadá CCMúsica

Para quem gosta de Música: Coeur de Pirate

20.3.13Igraínne


"Alguém que gosta muito de música tentando dizer por que esse artista chamou atenção. O nome para quem gosta de música não é à toa, essa coluna aleatória é dedicada a todos aqueles que adoram descobrir um novo artista. Aqui eles estão, aproveite e até indique algum." 

Hoje: Coeur de Pirate
Origem: Canadá
Similares: Lana Del Rey, Birdy, Lily Allen, Agus and Julia Stone, Clarice Falcão, Coldplay, Lucia, Gabrielle Aplin, Alexz Johnson, Tom Odell, Erin McCarley.

Atenção porque esse é tipo de música para fazer você pensar. Eu conheci Coeur através do Literalmente Falando, em uma das playlists da Iris, e simplesmente fui fisgada! Sério, acho que Coeur virou uma das minhas cantoras favoritas, e isso porque eu curto uma coisa meio soul, meio pop alternativo.

Eu já tinha citado Coeur antes no blog, naquele post de Dia de São Valentim. Porque afinal de contas, não tem mais climinha de romance que resista à essa canadense loirinha tatuada - com personagens de contos de fada. Na verdade, ninguém resiste. Todo mundo que conheceu a Coeur (através de mim ou não) simplesmente amou a canção, o estilo, tudo. Não me conformo com o fato de que quase ninguém nunca nem ouviu falar.

Enfim, deixa eu fazer uma breve explicação sobre... como Coeur virou a Coeur! Ela já era compositora antes, e aprendeu a tocar piano quando ainda era uma criança (oi?). Sua música ficou conhecida através de uma propaganda de youtube, e depois a Coca-cola pediu para ela compor uma canção para uma campanha. (oi?) Daí em diante foi tudo um pulo. De lá pra cá ela não mudou nada - nem o estilo nem a aparência... quédizê, só ganhou mais tatuagens. Mas não é disso que eu vim falar pra vocês. Eu vim falar da música!!!

Coeur é o tipo de cantora que dá pra ouvir em qualquer ocasião. Ela lançou três discos, sendo dois deles iguais, mas lançados em países diferentes. As músicas são simples, têm pouco tratamento, é como uma coisa crua. Dá pra ouvir quando você está eufórico de felicidade, dá pra ouvir quando você tá na depressão e até quando você só quer arranjar alguma coisa pra fazer, como música de elevador. Porque é o tipo de música que inspira. Eu gosto de dizer que Coeur está em tudo que a gente faz - e não faz. Porque é uma música diária, que contagia e até emociona se você se deixar ser tocado.

Embora muita gente discorde, as músicas mais animadinhas têm aquela pegada meio pop alternativo que daria para encaixar em qualquer conversa. Uma das mais legais desse estilo (e inclusive a que tem o melhor clipe EVER) é a Adieu, parece até música em francês da Lily Allen. A Comme des enfants também merece ser compartilhada, porque ganhou até prêmio. Golden Baby, por outro lado, parece ter o ritmo de uma história narrada. Quase dá pra ouvir uma trilha sonora de filme anos 80, se você souber prestar atenção. Outra animadinha que eu não podia deixar passar é Ensemble, que é a tal música com a qual ela ficou conhecida.

Das mais lentas, eu gosto muito (virou hino da minha vida) de Place de La République, porque até o clipe consegue deixar a canção mais bonita. É o tipo de música que acho que todo mundo deveria ouvir ao menos uma vez. Além dessa, tem Francis, que tem um estilo mais *oin*, e Fondu au Noir, que segue a mesma onda da "Place...". Além dessas, gosto muito de Les amours dévouées, que soa como uma reclamação interna, e ainda La petite mort, que é mais sad que happy.

"Place de La République": Eu sei que já indiquei essa no outro post, mas pra mim não tem como indicar outra. Foi com ela que eu conheci Coeur e acho que é com ela que todo mundo deve conhecer. 

             

O que ouvir para começar? Eu gosto dessa aqui em cima, de Fondu au Noir e Adieu, que para mim são as mais clássicas dela. Tem ainda C'était salement romantique, que é muito fácil de gostar. Cap Diamant também vale, porque parece música de ninar, é meio nostálgica.  Danse et danse é uma que é digna de pelo menos uma chance; e por fim Ava, que é o tipo de canção que dá a impressão de já ter sido ouvida antes.


Veja também

TAGS: , , , , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

1 comentários

Posts Populares