a origem dos guardiões Ana Luíza Albacete

Comentando o Oscar 2013: filmes que deveriam ter sido indicados

2.2.13ConversaCult


Senhoras e senhores, bem vindos ao... COMENTANDO O OSCAR com Ana Flickerman e Paulo Templesmith. (cobertura direto da capital!)

Desde que a lista com os indicados ao Oscar 2013 saiu, ninguém para de falar sobre a premiação, que acontecerá no próximo dia 24. Por isso, escolhemos um dos eventos mais importantes do cinema para ser o tema das sextas de fevereiro. A cada semana teremos um post comentando algo relacionado à premiação e, como já devem ter percebido, eles serão feitos por mim (Paulo) e pela Ana Luíza.*
* por favor, todos deem amor a essa imagem que a Dana fez. Hahaha

Depois de várias conversas sobre como exatamente falaríamos sobre o Oscar nas sextas, resolvemos que cada um dos post trataria de um determinado assunto relacionado à premiação, diferente do que fizemos no ano passado, uma série de micro-resenhas dos filmes indicados. Para começar, vamos falar dos filmes que nós gostaríamos que tivessem sido indicados e não entraram na lista.

>>>A Viagem

- Direção: Tom Tykwer, Andy Wachowski e Lana Wachowski

- Roteiro: Tom Tykwer, Andy Wachowski e Lana Wachowski
- Resenha [x]

Cloud Atlas” (título original) não é, para mim, o melhor filme que eu já assisti nem nada do tipo, mas é um filme muito bom. Eu gostei muito da forma como o filme é estruturado, o fato de serem seis histórias contadas simultaneamente pode confundir no início, mas a alternância entre passado, presente e futuro é genial.

Não acredito que “A Viagem” mereça indicações às categorias mais altas, como melhor filme, melhor diretor nem melhor ator ou atriz, mas eu admirei muito o lado técnico do filme. Não sei se todos sabem, mas os atores do filme interpretam mais de um personagem nas histórias e as caracterizações são muito diferentes, há, inclusive, atores interpretando personagens do gênero oposto.

Lendo comentários sobre o filme, vi muitas críticas à maquiagem, mas eu discordo de todas elas. Diante do trabalho tão bem feito, eu indicaria o filme nas categorias melhor maquiagem e também melhor figurino, talvez até em melhor roteiro adaptado.


>>>A Origem dos Guardiões

- Direção: Peter Ramsey
- Roteiro: David Lindsay-Abaire (adaptação), William Joyce (livro original)

Uma das maiores injustiças foi “Rise of the Guardians” (título original) não ter sido indicado como melhor longa animado. Nessa categoria, obviamente, não é levado em consideração apenas o enredo do filme, entra em jogo também a qualidade da animação.  Embora eu não ache que animação em si perfeita, o conjunto é maravilhoso, tanto que esse é um dos meus filmes favoritos.

Não vou comentar muito os outros indicados na categoria porque esse é o tema da semana que vem (Paulo dando spoilers do blog!!!!), mas se for pensarmos apenas no quesito qualidade da animação, “Piratas Pirados!” (é basicamente a mesma técnica de “A Fuga das Galinhas”) não apresenta nada de novo e “ParaNorman” também é bem comum.


>>>Hitchcock

- Direção: Sacha Gervasi

- Roteiro: John J. McLaughlin (adaptação)Stephen Rebello (livro original)
- Estreia no Brasil: 01/03/2013


Não que seja uma homenagem ao cinema em si, mas é uma bela homenagem ao Mestre do Suspense. Em "Hitchcock", conta a história de como o diretor Alfred Hitchcock teve a idéia e como ele enfrentou barreiras para poder transformar o roteiro de "Psicose" em filme.


Com a bela atuação de Anthony Hopkins como Hithcock e um elenco cheio de grandes atrizes, o longa apenas teve uma indicação ao Oscar: o de melhor maquiagem. O que foi merecido, afinal, Anthony Hopkins é a reencarnação do mestre.

Mas, o longa poderia ter sido indicado em melhor edição, melhor direção (sim, eu achei a direção do filme muito boa) e melhor ator para Anthony Hopkins. Afinal, não é sempre que temos uma interpretação tão genuína, bela e incrível como temos em "Hitchcock".


Acredito que se a academia desse uma pequena chance ao filme de Sacha Gervasi talvez teria alguma chance em alguma categoria.


>>>Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge

- Direção: Christopher Nolan

- Roteiro: Jonathan Nolan, Christopher Nolan, David S. Goyer
- Resenha [x]

Acho que todo mundo já sabe que a Academia não é muito fã de filmes de super-heróis. Filmes de ação num geral acabam recebendo poucas indicações nas categorias principais, eles estão mais presentes nas categorias técnicas. E, infelizmente, Christopher Nolan não foi indicado a nadinha pela maravilhosa conclusão da Trilogia O Cavaleiro das Trevas, o que decepcionou muita gente.



Com certeza, há vários outros filmes/diretores/atores/... que mereciam terem sido observados com mais atenção não só no Oscar, mas em todas as premiações de 2013. Há também aqueles filmes que foram indicados e que não mereciam tanto, funcionando como tapa-buracos mesmo. Para mim (Paulo), “As Aventuras de Pi” recebeu mais indicações do que deveria. Para a Ana, “O Lado Bom da Vida” também recebeu destaque demais.

Por hoje é só! O que vocês acharam do tema desse mês? Comente sobre isso e também sobre quais filmes que você gostaria de ter visto na lista de indicados ao Oscar 2013. Semana que vem a gente volta para comentar o Oscar! :D

-paulo v. santana e ana luíza albacete

TAGS: , , , , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

2 comentários

  1. Oi gente!

    ESSA PRIMEIRA IMAGEM DO POST FICOU GENIAL, AUHAUHA!!!
    Quando eu vi no grupo do Charlie's eu pensei: posta posta posta. Ficou muito boa mesmo! Parabéns, Dana, sua talentosa.

    Então, não assisti nenhum desses filmes que vocês citaram (vocês sabem o dilema que é pra mim ir no cinema), mas a maioria foi tão elogiada que acredito que eles mereciam mesmo pelo menos uma indicação.

    Dos filmes que não foram indicados, realmente senti falta de O Espetacular Homem-Aranha, que eu gostei muuuuito e merecia pelo menos uma indicação. É o que vocês disseram mesmo, eles não são fãs de super heróis.

    Estou ansioso pelo post da sexta que vem, pois animações são amor \o/

    Parabéns pelo post! Abraços :D

    ResponderExcluir
  2. Muito legal a ideia! Eu estou fazendo uma maratona do Oscar, mas nos moldes mais tradicionais. Desses que vocês indicaram, só vi Batman. Os outros eu pretendo ver, mas, justamente por causa dos filmes do Oscar, esses ficarão para depois. Já ouvi muitos elogios ao A Origem dos Guardiões e ao A Viagem. Apesar de não ser muito fã de filmes de super-heróis, acho que o Nolan merecia uma indicação.
    E, sim, também concordo que "O lado bom da vida" é superestimado.
    bjo

    ResponderExcluir

Posts Populares