autores participantes CCDicas

NaNoWriMo: Saiba sobre o mês de escrever livros!

28.10.12Paulo V.


Novembro começa na próxima quinta-feira. Isso não pode significar muito para você agora, mas há muitas pessoas ansiosas para esse dia - e pode ser que você seja uma delas depois desse post.

O motivo é que novembro é o Mês Nacional da Escrita de Romances (ou “de se escrever romances”), ou National Novel Writing Month, no original, o NaNoWriMo.

Nada disso significa algo para você? É só continuar a ler o post que eu vou explicar o que é, como funcionar e como participar!

Esse post vai ser num estilo de "perguntas e respostas" - e você pode comentar com suas dúvidas que eu atualizo respondendo. Mas antes vamos esclarecer o essencial: 

O que é o NaNoWriMo?

Bom, a ideia desse projeto é bem simples: escrever um romance de 50.000 palavras do primeiro ao último dia de novembro. Contudo, essa simplicidade fica mais na teoria, porque na prática o NaNo é um projeto de tortura física, fujam!!1!!11! te desafia a ter disciplina para a escrever, o que não é fácil, até porque a meta diária  fica em torno de 1666 palavras.

Acho que o lema do NaNo é "não importa, escreva!" Você não precisa ter um livro editado já na gráfica no dia 30 de novembro, mas uma história de pelo menos 50.000 palavras. Para dar uma ideia, Fahrenheit 451 do Ray Bradbury é mais ou menos desse tamanho.

O projeto é tão legal que vários autores famosos participam ou já participaram, entre eles a Meg Cabot, a Erin Morgenstern, a Stephenie Perkins e até o Neil Gaiman.

Hm, legal, mas o que ganho participando?

Como eu disse acima, o projeto serve para você ter disciplina e foco na escrita. Sabe aquela ideia ótima que você teve, mas sempre que vai escrever fica com preguiça e deixa para outra hora? Essa é a hora de focar e transformá-la em algo. Um livro de preferência, porque né.

Como eu faço para participar?

Agora que você gostou da ideia, o próximo passo é entrar no site oficial e se inscrever. Lá você pode preencher suas informações, como nome, idade, de onde você é, etc. Você também pode colocar o título do seu livro, uma sinopse, trechos, além de poder atualizando com quantas palavras você já escreveu. Depois disso, é só esperar o dia 1/11 e começar a escrever!

Aimeudeusdocéu, eu não sei nada de inglês, e agora? Como vou me inscrever?

Calma, o site é só uma forma de “oficializar” a sua participação no projeto. Eu disse lá em cima que a ideia do NaNo é escrever e é isso mesmo. Para participar, basta abrir o seu editor de texto (ou sua máquina de escrever ou seu caderno ou sei-lá-o-que-vocês-usam-para-escrever) e criar sua história. E também não vale só se inscrever no site e na hora de escrever não fazer nada, né?

Adorei a ideia, mas eu posso participar com uma coisa que já comecei a escrever?

Então, a ideia é escrever um romance completo durante todo o mês de novembro e o mais legal é que não seja algo já começado nem que haja muito planejamento, começando do zero mesmo. Mas, obviamente, nada te impede de te fazer um dos dois. Eu, por exemplo, tenho duas ideias em mente e as duas estão bem arrumadinhas na minha cabeça, só basta eu decidir com qual eu vou participar. Se você já começou a escrever uma história e só está querendo a disciplina para terminar mesmo, é claro que você pode participar. Só não vale já ter um projeto de 10 mil palavras e ao fim do mês ele ter 50 mil e dizer que cumpriu a meta, esse tipo de coisa só faz com que você minta para si mesmo.

Tenho fobia de metas, serei punido por forças superiores se eu não cumpri-la?????

Não, é evidente que não. Aliás, se esse é o seu primeiro ano, é provável que você não consiga terminar a meta. Falo isso por experiência pessoal, minha primeira vez foi no ano passado e eu sou tão preguiçoso que cumpri menos da metade da meta. Focar em algo é realmente difícil, principalmente com as inúmeras distrações espalhadas pela internet, então se não conseguir dessa vez, tudo bem, volta no ano que vem. É importante lembrar que você não deve se matar para conseguir terminar a meta ou se privar de coisas que você gosta para isso. Lembrem-se: escrever tem que ser divertido, tem que te dar prazer.

Perguntaram: Como vocês conseguem escrever sob pressão?!

De duas uma: ou a gente faz TUDO na vida sob pressão, ou não faz nada sob pressão. É perspectiva. Participar do NaNoWriMo não é como se tivesse alguém com a havaiana de pau na mão do nosso lado gritando ESCREVE, VADIA, ESCREVE!, é mais uma desculpa para você fazer o que deveria estar fazendo. Sabe, se você quer ser escritor você vai escrever de uma forma ou de outra, em novembro, março ou julho. Tanto faz. Só que a gente acaba não escrevendo. Mil ideias na cabeça e vocês vendo imagem a noite inteira no tumblr.

Aliás, nesse exato momento são 05:18 da manhã e eu ainda não comecei a escrever hoje. Já fiz 2 posts pra cá, revisei outros, fiz imagens no photoshop, juntei links para posts futuros, visitei um bando de deviantart lindo, li sobre o Arqueiro Verde, assisti Once Upon A Time, falei no facebook, arrumei minha mala... e mesmo sabendo exatamente como continuar o que eu escrevi desde que acordei, eu não escrevi ainda. Pra mim, o mais importante do NaNoWriMo é que ele te ensina a criar o "tempo de escrever". Aproveitando que é um tempo limitado, que tá todo mundo sabendo que você vai fazer, que tem um monte de gente participando...

Se isso é "pressão", é a mesma que eu tenho para postar aqui, para ir à faculdade, para fazer algum esporte, para responder as pessoas no facebook... E eu faço tudo isso. Por que não escrever?


Extras e curiosidades

- Existe também o NaNoWrimo Camp que acontece em agosto e é só uma razão pra participar quem não tem tempo em novembro. A verdade é que a ideia de desafio e de compromisso ajuda a manter a disciplina, você pode fazer o NaNoWrimo particular em qualquer mês, contando que acompanhe a meta.

- Aqui tem uma lista de livros escritos durante o NaNoWrimo que foram publicados. (em inglês)


Por enquanto é só! Digam nos comentários se gostaram do projeto, se vão participar e se estão com alguma dúvida sobre o NaNoWriMo. Se já for participar, chega mais pra gente fazer junto! E não achem que vamos esquecer dele aqui, aguardem os próximos domingos. :D

Até! o/

TAGS: , , , , , , , , , , , , , , ,

Mostre para o autor o que você achou Recomende:

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

10 comentários

  1. Oi Paulo :D

    Eu sabia que existia um evento desses, mas não sabia quando acontecia nem como eram as regras. Daí eu deparei com o nome dele no NUPE e fiquei com vontade de participar.

    Meio que tive uma ideia de livro esses dias que não sai da minha cabeça (sério, você já teve disso?), e estou com muita vontade de escrever. E o NaNoWriMo seria uma forma interessante de pelo menos começar a escrever, mas o problema é que novembro é mês de provas, e eu fico praticamente sem tempo pra nada. Eu estava planejando começar a escrever em dezembro, no início das férias, mas estou em dúvida agora... Tenho uns dois ou três dias pra decidir, vamos ver o que eu faço klfdghlkdfh.

    E achei legal essa lista de livros já publicados escritos durante o NaNoWriMo. Achei vários que parecem bons, tem até um da Cinderela Ninja (?), que vou ver se leio como primeiro livro em inglês (:

    O projeto é super bacana e estou ansioso para ver mais posts sobre ele aqui no CC. Se eu for participar aviso aqui nos comentários (:
    Não tive nenhuma dúvida sobre o NaNoWriMo enquanto lia o texto, só queria fazer uma pergunta por curiosidade mesmo: todos vocês da equipe vão participar? Ou só você mesmo? Bom, boa sorte (e disposição) para quem aceitar o desafio, UHAUHA.

    Abraços! o/ E parabéns pelo texto! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, João!

      As meninas já deram suas respostas, mas estou aqui para fazer isso também. :D

      Participa esse mês! Foi bem o que a Dana disse: o legal do projeto é ter outras pessoas na mesma situação que você, possibilitando a troca experiências e tudo mais. E (spoiler do blog) todo domingo a gente vai fazer um "diário de escrita", gostaríamos muito que você acompanhasse com a gente -- mesmo escrevendo pouco!

      Sobre a ideia que fica na cabeça, sim, já aconteceu comigo e acredito que aconteça com todo mundo que está sempre pensando em histórias. Aliás, isso está acontecendo comigo agora e minha dica é: se não quiser escrever sobre isso agora, abre anota tudo o que está na sua cabeça sobre essa história. Isso ajuda a esvaziar sua cabeça e você não vai ter esquecido quando for trabalhar nela. :)

      Abraço!

      - Paulo

      Excluir
  2. Oi, João! *dana em: aparece pra responder quando você fala com outra pessoa*

    Faz em novembro também! A ideia de prazo é só pra pessoa de obrigar, mas ninguém vai morrer se passar uns dias. Sem falar que uma das vantagens do NaNoWriMo é escrever junto pra um animar o outro. Vem com a gente (: haha

    Vou dar uma olhada nesse Cinderela Ninja, o nome parece legal. HAUHA

    Bem, eu também vou. Não tenho certeza da Igra e acho que a Ana não vai.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Joãooo!

      Assim como você, eu só conheci esse projeto esse ano. Vou participar sim, mas por conta de alguns probleminhas (enormes) com o meu tempo, só devo realmente ter disponibilidade para isso a partir do dia cinco. Mas não pretendo desanimar! E você também não deve!! O negócio é tentar mesmo. :))

      Boa sorte com os seus projetos, tenho certeza de que tudo ficará incrível *-*
      E sim! Embora você tenha perguntando pro Paulo, vou responder também:: já tive essa coisa de ideia que não sai da cabeça. Essas ideias que insistem geralmente são as melhores para mim. Hehe.

      Beijão!

      Excluir
  3. Tentei fazer em agosto desse ano e cheguei MUITO perto de terminar, mas eu não consigo passar um mês escrevendo a mesma coisa HAHAHAHA Deu-se que comecei 1001 projetos, quase terminei um e deixei uns pela metade, outros só com, sei lá, dois capítulos. Quando entrei já achei que ia sair com um romance perfeito, editado, publicado, best-seller! Ok, nem tanto, mas a realidade é que é. Muito. Difícil. HAHAHAH Enfim, beijão, boa sorte para quem vai participar! (Não se vou participar dessa vez, provas finais...).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ni! Eu também nunca trabalhei de verdade em uma ideia, a única vez foi no Nano do ano passado e eu até escrevi um pouco (pouco mesmo) em dezembro, mas em janeiro abandonei de vez. :(

      Excluir
  4. Paulo, eu nunca tinha ouvido falar a respeito desse projeto e, a princípio, com essa abreviação silábica meio esquisita, suspeitei da procedência. hahahah Mas lendo a sua explicação e sabendo que até autores famosos já participaram dele, senti-me bastante estimulada. Ainda que eu queira muito participar, não poderei desta vez pois estou em ano de vestibular e terei uma prova a cada semana de novembro. Resultado: sem tempo.
    Quem sabe eu não entre no mês que vem ou antes mesmo, mas de maneira particular, né?
    Boa sorte com o seu romance =)
    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana! Pois é, essas coisa de estudo acabam atrapalhando. :( Mas é legal fazer um projeto próprio em outro mês, talvez nas férias, para você mesma se testar. Aí quando chegar o Nanowrimo ou até o NanoCamp do ano que vem você já vai estar mais preparada para encarar.

      Obrigado pelo comment, volte sempre!

      - Paulo

      Excluir
  5. A propósito, depois de ler a lista que tem livros que adoro como "Anna e o Beijo Francês", "Adormecida" e vários outros, vou compartilhar a postagem no Facebook com os devidos créditos. Acho que mais gente tem que saber disso! hahaha Muito legal!

    ResponderExcluir
  6. Eu não conhecia nada sobre isso, mas graças a Deus que o ConversaCult compartilhou isso comigo, kkk. Pretendo - não quer dizer que serei - ser escritor quando crescer, mas eu tenho uma história realmente boa, uma ideia maravilhosa, mas na hora de escrever, parece que eu travo, a narrativa é um problema para mim. Acho que com esse projeto, tomo uma iniciativa e começo a escrever. Não sei se conseguirei co
    cumprir a meta, mas... challenge accepted!!!

    Abraços, Joshua
    pensamentosdojoshua.blogspot.com

    ResponderExcluir

Posts Populares

INSTAGRAM