CCdiscussão CCSexta

Os tipos de zumbis e WTF é um zumbi?

27.10.12Dana Martins


Zumbi é um bicho interessante. Ele é relativamente novo, vem mais da cultura dominada do que da dominante, já estava largando as mãos na calçada da fama de Hollywood quando começou a contaminar as páginas de livros e eu poderia listar mais várias características peculiares. Mas hoje eu vou me dedicar a falar dos 4 principais tipos de histórias de zumbis e mostrar que zumbis são seres extremamente relativos, só uma característica principal não vai embora. 

Os 4 tipos de histórias de zumbis

1- Zumbis de histórias sobrenaturais: São aqueles onde a causa da existência é um motivo sobrenatural, mais relacionados a histórias de terror. 

2- Zumbis científicos: Esses foram criados por vírus, doenças, mutações, radiação, máquinas... o que importa é que eles parecem mais possíveis de existir. Geralmente, aparecem em histórias pós-apocalípticas e/ou tentam discutir os caminhos da ciência.

3- Zumbis-Metáfora: Não importa muito de onde eles vieram ou o que eles são, é mais relacionado ao que eles significam. Às vezes eles são os mais clichês, porque nem sempre precisa se prender à realidade.

4- Zumbis da hipnose: Esses são praticamente pessoas controladas por outra que agem de um modo apático, com olhar "vidrado", bem parecido com gente hipnotizada. Em histórias que puxam para a origem dos zumbis, é um feiticeiro que controla. Já recentemente, são "remédios" ou máquinas que causam o efeito. 

Há quem divida zumbis por características físicas, época de "surgimento", pelo George Romero (Pré-Romero/Romero/Pós-Romero) e outras coisas, eu prefiro dividir por tipo de história/causa do zumbi. Uma das coisas que eu mais gosto neles é que eles estão ligados ao mundo criado por cada autor, se transformando a cada vez. 

Por que Jesus não é um zumbi?

Afinal, Jesus ressuscitou e temos até um feriado para comemorar isso. Por que ele não é o maior zumbi da história? "Ah, porque é algo milagroso, ele volta como uma pessoa normal, blablabla..." Essa história serve para justificar um ponto importante: zumbi não é apenas um morto-vivo. Não é apenas alguém que estava morto e retornou. Então, o que define um zumbi? 

"O aspecto chave do que faz uma pessoa ser um zumbi é a falta de consciência e a perda de livre arbítrio"

Misture essas duas características e pronto, você tem um zumbi. Acho que é o único modo de definir todos - todos - os tipos de zumbis existentes de uma vez. Porque, apesar de eu ter dado algumas características nesse post, nada é regra (a não ser isso). Aliás, há uma boa quantidade de histórias onde o zumbi é um ser que mistura o caso do laboratório, com alguma razão sobrenatural e ainda serve de metáfora. 

Como eu falei no último post, vai depender muito do autor. Acho que não deve existir um zumbi igual ao outro, às vezes até o mesmo autor de um filme para o outro muda o tipo de zumbi. Está todo mundo falando de zumbi, sem copiar totalmente o zumbi de outro autor e ao mesmo tempo misturando várias fontes na criação do próprio zumbi. 

Comentários finais - Porque eu posso. HÁ!  

Esse é o último dia do CCSexta, mas com certeza não será o último dia da invasão zumbi no blog. Sério, tem muita coisa para comentar ainda! A cada post que eu faço eu crio o triplo de conteúdo e preciso ficar decidindo o que vou falar da vez. Essas definições de zumbis eu fiz junto com o primeiro Coisas que você precisa saber sobre zumbis! (aliás, vai rolar uma versão com mais detalhes)

Para quem estava esperando: eu ainda vou fazer as indicações sobre zumbis. Eu só achei que precisava falar sobre o que eles são antes, sabe? A minha tentativa aqui é mostrar que existe mais de um tipo. Por exemplo: o Joshua falou no último post que os de Game of Thrones não são exatamente zumbis, são os "Outros". Eu realmente não li o livro para saber, mas pela definição que ele colocou e pelo que a série mostra parecem bastante com zumbis (1- sobrenatural) dentro da mitologia do George R.R. Martin. 

Bem, eu vou voltar em breve. Por enquanto, quero só lembrar que 2 de novembro (sexta, feriado) acontece a Zombie Walk - e eu estarei lá! Veja se acontece na sua cidade e participe, aqui no Rio vai começar em frente ao Copacabana Palace às 2 horas (mais informações).

TAGS: , , , , , , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

2 comentários

  1. Oi Dana :D

    Os posts sobre zumbis não vão acabar? EBA! \o/ Que legal! Sempre achei que os especiais do CCSexta passavam muito rápido, e ficaria mais triste ainda com o fim deste, já que estou gostando bastante. Bom... Que venham muito mais posts sobre zumbis por aí C:

    Nunca tinha parado pra pensar sobre os tipos de zumbis, tampouco sobre a definição do que eles são. Mas eu acho legal que haja essa variedade, pra não ficar repetitivo mesmo. E o legal do zumbi é que a essência é sempre a mesma: ele é um ser inconsciente que persegue humanos. Não é igual um vampiro, por exemplo, que tem centenas de versões super diferentes entre si.

    E Zombie Walk, Dana? o: Que incrível! Deve ser muito legal participar :) Nunca acompanhei o evento, só conhecia de nome mesmo. Se der, fale como foi o evento em algum post futuro :D Seria legal saber como foi pela boca de alguém que estava lá participando.

    Enfim... parabéns pelo post! E se quiser ficar falando sobre zumbis o ano todo, saiba que não me importo nem um pouco, UAHUHA

    Abraços ♥





    ResponderExcluir
  2. Cuidado, João. Nem a parte de "persegue humanos" é tão fixa. O zumbi do Haiti, por exemplo, muitas vezes era usado só pra escravidão mesmo. Tipo pra trabalhar em plantação. E eles nem sempre vão perseguir humanos, às vezes é uma doença/radiação que deixa a pessoa num estado agressivo que vai reagir com violência a qualquer coisa. Ou mesmo o sentido de humanos, às vezes não é tão geral. Alguns no estilo fantasma vão voltar para caçar determinadas pessoas.
    É só pra pensar em como diz porque às vezes a história vai mostrar outra coisa e se a pessoa ficar presa na coisa de "zumbi que persegue humano" vai perder a chance. Mas você tem razão, até certo ponto existe uma relação negativa zumbi/seres vivos, porque se não eles deixariam de ser um problema, né? HAUHA

    E vou tentar falar da Zombie Walk sim. (:

    Não fala assim não que daqui a pouco o CC vira blog sobre zumbis, quase entrei em depressão com a falta de sexta e até passou pela minha cabeça fazer isso. HUAHAUHA

    ResponderExcluir

Posts Populares